Nos acompanhe

Paraíba

Primeira-dama do Estado visita ateliês e discute parceria com o PMJP para fortalecer o artesanato

Publicado

em

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, acompanhada da primeira-dama do município de João Pessoa, Lauremília Lucena, visitou, na tarde desta quarta-feira (29), na Capital, artesãs ligadas ao Programa Paraibano de Artesanato (PAP). O objetivo é desenvolver parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para divulgar e fortalecer ainda mais o artesanato.

Na ocasião, Ana Maria Lins, que também é presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, ressaltou que o Governo do Estado soma esforços à Prefeitura de João Pessoa para melhorar ainda mais as condições do artesão. “Essas visitas são um grande passo dessa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, pois juntamente com Lauremília Lucena viemos conhecer, sentir o que desejam os artesãos da Capital para que se desenvolvam ainda mais. A partir daí, vamos definir a melhor forma de colocar em prática essa parceria tão bem-vinda”, afirmou.

Lauremília Lucena, por sua vez, destacou a importância da ação, principalmente para a retomada. “Foi uma visita muito produtiva e que já começa a render frutos para que, tanto Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, possam dar as condições para que o artesão possa gerar renda. As expectativas são as melhores possíveis”, disse.

A primeira visita das primeiras-damas do Estado e do município foi ao ateliê da artesã Rosângela da Rocha, no bairro Cidade dos Colibris. Rosângela do patchwork, como é mais conhecida, se dedica há quase 20 anos à técnica. “A visita tanto de dona Ana quanto de dona Lauremília representa um incentivo para todos nós que trabalhamos com artesanato. As ações que já vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado ficarão ainda mais significativas quando se somarem às do município de João Pessoa”, comentou a artesã.

Logo em seguida, Ana Maria Lins foi conhecer o trabalho em mosaico desenvolvido há sete anos pela dupla Cristiane Galdino e Tereza Cristina, no bairro José Américo. “Essa visita representa, além de uma valorização do nosso trabalho, uma oportunidade de mostrarmos também nossos anseios”, disse.

Por fim, as primeiras-damas do Estado e do município de João Pessoa conheceram o trabalho desenvolvido pela mestre em bonecas de pano Lindalva Andrade, no Colinas do Sul. Aos 81 anos, a “Princesinha Bonequeira” tem na filha, Luzia Néri, a continuação de sua arte, com a qual sustentou os 14 filhos.

“É uma alegria para mim receber essas visitas tão ilustres. Isso mostra a importância de minha arte”, afirmou dona Lindalva.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que a parceria entre o Estado e o município de João Pessoa vai promover ainda mais o artesanato na capital paraibana. “É uma parceria muito importante, já que João Pessoa é a cidade criativa da Unesco no segmento artesanato e arte popular. São esforços que buscam transformar ainda mais esse segmento. O primeiro passo que estamos dando é justamente ouvir o artesão para que esta parceria seja implementada da melhor forma possível”, disse, destacando que serão realizadas outras visitas com esse objetivo.

Participaram ainda das visitas Marianne Góes, coordenadora de Economia Criativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Eduardo Barroso, consultor do Sebrae Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo