Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba integrada em ação nas unidades prisionais contra o crime organizado

Publicado

em

As ações preventivas desenvolvidas dentro dos presídios na Paraíba para combater o crime organizado estão contando no momento com o reforço da Operação Cangalha, deflagrada em toda região Nordeste pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi. Nesta segunda-feira (27), o trabalho foi concentrado na Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1), em Jacarapé, João Pessoa, e comprovou a eficiência das ações de combate às organizações criminosas.

“O resultado positivo da operação demonstra a eficiência do sistema de monitoramento eletrônico com detectores de metais, scanner corporal, investimentos em tecnologia e em recursos humanos, com capacitação contínua dos policiais penais preparados e compromissados com a gestão do Governo do Estado no sistema prisional”, afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, ao avaliar que a operação é estratégica e oportuna e que a Seap apoia a ação envolvendo todas as forças de segurança sob o comando da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

A Operação Cangalha tem o objetivo de combater o crime organizado com ações preventivas, repressivas e de inteligência, visando a descapitalização e a desarticulação das organizações criminosas, especialmente na região Nordeste. Na Paraíba, a intervenção envolve a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária (Gisop), Centro de Operações Penitenciária (Copen), Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe), Força Tática Penitenciária (FTpen), com suporte do Pelotão de Choque da Polícia Militar.

A supervisão dos trabalhos nos presídios está sob a responsabilidade do gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio. O diretor da PB1, Leonardo Novaes, relatou como foi o procedimento na unidade prisional. “Foi feita uma busca minuciosa no interior das celas, onde utilizamos as tropas do Gpoe- Grupo Penitenciário de Operações Especiais e a Tropa de Choque da Polícia Militar, com participação efetiva do Grupamento de Inteligência do Sistema Prisional Paraibano. Os detentos foram retirados pela equipe do Gpoe do interior das celas até uma área de contenção, onde o Choque da PM faz o procedimento e Força Tática dá o apoio armado na segurança de tudo e entorno da unidade”.

Nas ações externas na região Nordeste participam da Operação Cangalha a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militar, Civil e Penal de cada estado. A ação envolve todas as forças de segurança dos estados, realizando levantamentos dos locais de plantação, identificação, deflagrando investigações visando a repressão às organizações criminosas, realizando diligências e cumprimento de mandados judiciais. Há ainda ações de monitoramento e fiscalização nas unidades prisionais da região Nordeste dando o necessário apoio às ações desenvolvidas no âmbito da operação.

A operação ainda terá outros passos até seu final de cumprimento e posterior avaliação do alcance dos objetivos. Nos estados a articulação da operação está sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria da Administração Penitenciária. Desde o início de julho de 2021 iniciou-se as ações preparatórias para realização da operação, sequenciada do planejamento e execução no mês de setembro de 2021.

Entre as responsabilidades da Seap na Operação, coube a elaboração do plano de ação para participação na operação, inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos penais.

Continue Lendo

Paraíba

Candidata a vereadora, Alyne Moreira intensifica agenda na reta final com carreata em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Neste domingo (29/09), uma enorme carreata tomou as ruas de João Pessoa realizada pela candidata a vereadora na cidade, Alyne Moreira (Agir 36). Na ocasião, dezenas de carros e motos participaram do evento e promoveram uma “onda rosa” por várias regiões da Capital.

“Nossa carreata foi um sucesso! Obrigada a todos(as) que compareceram e abrilhantaram este evento. Faltam apenas 6 dias para a vitória”, afirmou Alyne.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio cumpre extensa agenda e endossa candidaturas da base em diversas cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, segue com a intensa agenda de convenções partidárias endossando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Neste último fim de semana, o parlamentar esteve na cidade de Santana de Mangueira para referendar o projeto de sucessão que leva o nome de Marina Lacerda (MDB). Em seguida, Gervásio participou de compromisso de campanha em Conceição ao lado do candidato Luan Ferreira (PSB). Já em Bonito de Santa Fé, o nome apoiado pelo grupo é de Sabino Júnior (PL).

“Contem com nosso mandato para trazer ainda mais recursos, obras, ações e serviços”, destacou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque nacional; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque na imprensa nacional. O destaque se dá pela curiosidade em saber do histórico do paraibano que possui chances reais de se tornar presidente da Câmara na votação em fevereiro de 2025.

Na matéria publicada pelo Estadão, é destacada a história dos Motta Wanderley que se confunde com a própria história do Município de Patos, a “joia da coroa” da família. Em 1950, Nabor Wanderley, pai do atual prefeito e avô paterno de Hugo Motta, comandou a cidade por cinco anos. Nabor Wanderley Filho só chegou ao poder em 2004, após dois mandatos do rival político Dinaldo Wanderley, seu primo de quarto grau que morreu de covid-19 há três anos.

Em 2016, depois de dois mandatos, “Naborzinho” emplacou a sucessora: a então sogra Francisca Motta, avó materna de Hugo Motta, e hoje deputada estadual pelo sexto mandato. Mas os ventos contrários chegaram na reta final do mandato de Francisca.

Em setembro daquele ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar irregularidades em contratos de locação de veículos pela gestão municipal. A prefeita foi afastada e sua filha, Ilanna Motta, mãe de Hugo e então chefe de gabinete, foi presa. A crise custou a eleição de Naborzinho, que tentava ali seu terceiro mandato. Saiu vitorioso o médico Dinaldinho Wanderley, filho de Dinaldo.

Em 2018, um novo revés para política local: Dinaldinho foi afastado por suspeitas de corrupção. O vice renunciou. O presidente da Câmara Municipal, que assumiu em seguida, também. A Justiça Eleitoral determinou uma eleição indireta no município e foram quatro prefeitos em dois anos.

A instabilidade política da época, na avaliação de apoiadores da gestão municipal e da oposição, pavimentou o retorno de Nabor Filho ao poder em 2020. Aliados dizem que ele voltou para fazer justiça com a própria história. O quarto mandato disputado neste ano busca consolidar essa ressurreição política.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

Continue Lendo