Nos acompanhe

Paraíba

Entenda como hábitos aparentemente inofensivos podem prejudicar a saúde da visão

Publicado

em

O hábito de coçar os olhos parece inofensivo, mas pode causar graves problemas à visão. As alergias, o clima e, até mesmo, o cansaço são motivos para a prática, que pode ser a porta de entrada de vírus e bactérias. Evitar esse hábito, usar óculos com proteção adequada e, principalmente, não seguir orientações de leigos ou tratamentos de internet é fundamental para preservar a saúde da visão.

Coçar os olhos pode fragilizar a córnea e gerar mudanças na refração (aumento do grau) devido ao trauma mecânico. Também há o risco de desenvolvimento de ceratocone, problema crônico que pode levar ao comprometimento da visão de forma grave.

Para prevenir problemas mais sérios, a orientação da oftalmologista Astrid Vasconcelos dos Santos, médica cooperada da Unimed João Pessoa, é fazer exames de rotina anualmente, mesmo que não haja alterações na visão ou sintomas oculares estranhos. “Procurar um oftalmologista assim que perceber algum sintoma também dificulta o desenvolvimento de doenças graves e a prevenção evita patologias sem sintomas”, explica.

O uso de óculos de sol é indicado pela oftalmologista. Desde que apresentem 100% de filtro contra os raios UV-A e UV-B. “Caso contrário, a pessoa corre até mais riscos, pois as lentes escuras diminuem a fotofobia e deixam o olho mais confortável ao sol, o que aumenta a exposição sem proteção adequada”, explica. Quando isso acontece, os raios penetram com mais facilidade nos olhos e aumentam os riscos de doenças da córnea, cristalino e retina. Outra contraindicação é fazer uso dos óculos de outra pessoa ou de grau diferente do indicado.

Higienização – Lavar os olhos diariamente é suficiente para a boa higienização da área. Segundo Astrid Vasconcelos, não é preciso utilizar um produto específico, exceto para remoção de maquiagem ou em caso de portadores de blefarite — inflamação das bordas das pálpebras —, quando pode ser usado shampoo infantil neutro. “A maquiagem, a princípio, também não prejudica, a menos que a pessoa apresente alergias a corantes ou conservantes ou possua alguma doença na superfície ocular”, destaca a médica, que também alerta para o risco que corre a pessoa que não toma cuidado de remover a maquiagem ao final do dia.

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes e antioxidantes também é importante para ter uma boa saúde não apenas ocular, mas de todo o corpo. A oftalmologista destaca que suplementos de vitaminas podem ser utilizados, mas apenas sob orientação médica e em casos de problemas específicos, como olho seco, degeneração macular e neuropatias por carência de nutrientes.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio cumpre extensa agenda e endossa candidaturas da base em diversas cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, segue com a intensa agenda de convenções partidárias endossando candidaturas do grupo em diversos municípios paraibanos.

Neste último fim de semana, o parlamentar esteve na cidade de Santana de Mangueira para referendar o projeto de sucessão que leva o nome de Marina Lacerda (MDB). Em seguida, Gervásio participou de compromisso de campanha em Conceição ao lado do candidato Luan Ferreira (PSB). Já em Bonito de Santa Fé, o nome apoiado pelo grupo é de Sabino Júnior (PL).

“Contem com nosso mandato para trazer ainda mais recursos, obras, ações e serviços”, destacou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque nacional; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A manutenção do poder da família de Hugo Motta em Patos desde os anos 1950 é destaque na imprensa nacional. O destaque se dá pela curiosidade em saber do histórico do paraibano que possui chances reais de se tornar presidente da Câmara na votação em fevereiro de 2025.

Na matéria publicada pelo Estadão, é destacada a história dos Motta Wanderley que se confunde com a própria história do Município de Patos, a “joia da coroa” da família. Em 1950, Nabor Wanderley, pai do atual prefeito e avô paterno de Hugo Motta, comandou a cidade por cinco anos. Nabor Wanderley Filho só chegou ao poder em 2004, após dois mandatos do rival político Dinaldo Wanderley, seu primo de quarto grau que morreu de covid-19 há três anos.

Em 2016, depois de dois mandatos, “Naborzinho” emplacou a sucessora: a então sogra Francisca Motta, avó materna de Hugo Motta, e hoje deputada estadual pelo sexto mandato. Mas os ventos contrários chegaram na reta final do mandato de Francisca.

Em setembro daquele ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar irregularidades em contratos de locação de veículos pela gestão municipal. A prefeita foi afastada e sua filha, Ilanna Motta, mãe de Hugo e então chefe de gabinete, foi presa. A crise custou a eleição de Naborzinho, que tentava ali seu terceiro mandato. Saiu vitorioso o médico Dinaldinho Wanderley, filho de Dinaldo.

Em 2018, um novo revés para política local: Dinaldinho foi afastado por suspeitas de corrupção. O vice renunciou. O presidente da Câmara Municipal, que assumiu em seguida, também. A Justiça Eleitoral determinou uma eleição indireta no município e foram quatro prefeitos em dois anos.

A instabilidade política da época, na avaliação de apoiadores da gestão municipal e da oposição, pavimentou o retorno de Nabor Filho ao poder em 2020. Aliados dizem que ele voltou para fazer justiça com a própria história. O quarto mandato disputado neste ano busca consolidar essa ressurreição política.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto vistoria obras do viaduto de Água Fria e critica demora na entrega

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), vistoriou, neste domingo (29/09), as obras de construção do viaduto de Água Fria, localizado na BR-230 em João Pessoa. De acordo com o parlamentar, as ações para conclusão do empreendimento estão a passos lentos, causando transtorno à população que transita pelo local.

O projeto está orçado em R$ 24,4 milhões e deverá ter 1 km de extensão, sendo que 30 metros são correspondentes apenas ao viaduto. O viaduto vai ligar a Rua Diógenes Chianca, no bairro de Água Fria, à Av. Presidente Raniere Mazzili, no Cristo. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), a previsão de entrega é para dezembro deste ano.

“Eu como deputado federal tenho que estar aqui cobrando pra valer os seus impostos. Essa é a minha função como Poder Legislativo, para que possamos cobrar do governador e que ele possa entregar essa obra urgentemente. Está há muito tempo atrasada”, ressaltou Cabo Gilberto.

Confira:

Continue Lendo