Nos acompanhe

Paraíba

Cerca de 10 mil estudantes voltam às salas de aula nesta quarta-feira

Publicado

em

A Rede Municipal de Ensino recebeu o retorno presencial de cerca de 10 mil estudantes nesta quarta-feira (22). São estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e dos ciclos III é IV da EJA, grupo que compõe a quinta etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto. O momento foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena na Escola Chico Xavier, no Jardim Oceania.

“Graças a Deus e ao planejamento feito pela Educação estamos tendo um retorno bastante tranquilo e mantendo padrão de higienização e protocolos sanitários. Temos avançado com segurança e agora com um reforço, que é a vacinação dos adolescentes, algo que sempre defendi. Esperamos até o final de setembro poder concluir a faixa 12+”, afirmou Cícero Lucena.

Com a nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação (Sedec) contabiliza 52 mil alunos em sala de aula, o que representa 71% dos alunos das escolas que retornaram.

Outras 43 unidades seguem oferecendo apenas aulas remotas devido às reformas que estão sendo realizadas nos prédios.

Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.

Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.

De acordo com a secretária da Sedec, América Castro, a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem.

“Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem de alunos e professores. Isso vai continuar sendo feito”, explicou.

Cada unidade escolar conta com um comitê que acompanha as ações no retorno. O objetivo é garantir tranquilidade e segurança na retomada.

Flávio Slam, aluno do 6° ano, estava feliz em poder voltar à escola. “Estava há muito tempo em casa e é bom encontrar todo mundo de novo: os professores, os mais amigos. A gente aprende melhor na escola”, avaliou.

A retomada foi marcada por solenidade com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal e pela entoação do hino brasileiro.

Semana da árvore – O prefeito ainda participou do plantio de duas mudas de Pau Brasil na Escola Chico Xavier. A ação acontece na semana em que se comemorou o Dia da Árvore (20 de setembro). Em alusão à data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem realizado uma programação especial.

Nesta quinta (22) será feito o plantio de 30 mudas de coqueiros no Bessa às 7h30. Às 14h serão colocadas placas indicativas de Área de Preservação Permanente (APP) e plantio de 15 mudas de Pau Brasil, ipês e algodão da praia no Bairro dos Estados. Já na sexta (24), às 9h, haverá o plantio de cinco mudas de Pau Brasil e ipês no conjunto Vieira Diniz

Calendário de retorno presencial das aulas

08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e ciclos I e II da EJA
15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental
22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e ciclos III e IV do EJA
29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e Creis (2 anos e berçário)

Semanas alternadas

Creis

1° semana – grupo A
2° semana – grupo B
Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA

1ª Semana
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

2ª Semana
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo