A Prefeitura de Conde promoverá, na próxima terça-feira (21), evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no Núcleo de Cultura, das 08h00 às 11h30. Os trabalhos serão conduzidos pela Coordenadoria da Diversidade Humana (CDH).
Portadores de necessidades especiais como deficiência física; deficiência visual; deficiência auditiva; deficiência mental; e deficiência múltipla, além de seus responsáveis, profissionais que atendem deficientes e interessados no tema; estão convidados a participar do evento.
A CDH está preparando uma programação cultural e educativa com apresentação de balé por usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre eles alguns portadores de necessidades especiais, e apresentação musical em Libras. Também se espera a participação da Banda Especial do Centro Helena Holanda, de João Pessoa.
Pais e responsáveis terão espaço para compartilhar experiências, desafios e soluções do dia-a-dia da convivência das pessoas com deficiência, e de interagir com os gestores de serviços municipais voltados para esse público. Entre eles os coordenadores da Casa do Pequeno Autista e do Núcleo de Apoio à Educação Especial da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec).
Profissionais do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) e do Centro Especializado em Reabilitação ministrarão palestras para os convidados e promoverão momentos de convivência e recreações.
CONSCIENTIZAÇÃO
No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005. O objetivo é conscientizar a população para respeitar os direitos da pessoa que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral de outros. Já a lei 13.146/2015 instituiu Estatuto da Pessoa com Deficiência, incorporando os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“É um dia para se discutir discriminação, direito à reabilitação, prioridade no atendimento e acessibilidade”, disse a secretária de Trabalho e Ação Social de Conde, Scheilla Barbosa. ”Vamos falar sobre promoção de qualidade de vida para portadores de deficiência”, acrescentou.
O evento ainda destacará os avanços nas políticas públicas municipais voltadas para os portadores de necessidades especiais.