Nos acompanhe

Paraíba

Resgate histórico: Pelé marcou milésimo gol em João Pessoa

Publicado

em

Um erro de cálculo, revelado pelo jornal Folha de São Paulo em 1995, teria registrado na história do futebol mundial o milésimo gol de Pelé no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã, contra o Vasco. No entanto, de acordo com o periódico, a façanha teria ocorrido cinco dias antes, em João Pessoa, em uma partida entre o Santos e o Botafogo da Paraíba. O resgate histórico do feito foi abordado na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania), na sessão ordinária desta terça-feira (14).

“Eu lembro bem daquele dia, ainda criança, mas que chamou atenção porque trouxe uma verdadeira multidão para o estádio José Américo de Almeida, antigo Dede, hoje Vila Olímpica. Naquele dia, vários fatos aconteceram. Primeiro, a vinda do maior clube do mundo à cidade de João Pessoa para jogar com o Botafogo. Segundo, estava ali o maior atleta do século, prestes a atingir a marca dos mil gols, o único jogador do mundo àquela época a atingir essa marca”, relembrou Odon Bezerra.

O parlamentar resgatou uma  matéria, produzida pelo jornalista Valmir Stort para Folha de São Paulo, que revelou o erro. “Todos nós sabemos que o futebol da Paraíba sofre, e naquele tempo sofria mais ainda. Imagine se fazer o milésimo gol no templo do futebol, o Maracanã, transmitido para o mundo inteiro. Deu um simbolismo muito grande àquele momento”, observou o vereador.

Odon Bezerra destacou a importância de se resgatar o fato histórico, registrando o milésimo gol na cidade de João Pessoa. “Se esse resgate histórico for reconhecido, como foi pelo próprio Pelé, poderemos fazer da Vila Olímpica também um centro de atenções para o turismo, já que foi em João Pessoa, e naquele estádio de futebol, que foi marcado o seu milésimo gol. Não queremos tirar nada do Rio de Janeiro, apenas, restabelecer a verdade”, afirmou.

“É preciso resgatar essa história e termos um marco no estádio olímpico – antigo Dede, atual Vila Olímpica –, mostrando que ali foi realizado um fato de grande simbolismo para o mundo, o primeiro jogador a fazer mil gols, o atleta do século. Para nós é motivo de muita honra, pelo registro da história, e para que aquele lugar sirva como um ponto turístico da cidade de João Pessoa. Que se erga um memorial para que as pessoas possam visitar e tirar fotos”, sugeriu Odon Bezerra.

O vereador conclui sua fala desejando que João Pessoa possa ser agraciada com o marco do milésimo gol de Pelé. “Vamos criar o dia do milésimo gol de Pelé e fazer essa marca forte para o turismo da nossa cidade”, projetou.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo