Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito Cícero Lucena visita obra na Avenida Dom Pedro II, que segue em ritmo acelerado

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), o andamento das obras de reparação do trecho de asfalto que cedeu na Avenida Dom Pedro II, no bairro da Torre. De acordo com o gestor, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito Leo Bezerra na visita, a obra está em ritmo acelerado e deve ser entregue dentro do prazo previsto.

“Graças a Deus está tudo dentro do cronograma. Todas as ações estamos fazendo com muita cautela e muita responsabilidade, vencendo todos os prazos. A nossa expectativa é que já nesta quarta-feira a gente comece a colocar os paralelepípedos, para que se possa processar a posição de acomodação do solo e, a partir daí, fazermos o recapeamento asfáltico para liberar o trânsito. Gostaria de agradecer ao empenho de todos da Secretaria de Infraestrutura”, falou o prefeito.

De acordo com o chefe de Manutenção e Conservação da Seinfra, Rodrigo Pacheco, nesta terça-feira, a obra segue com o aterramento do solo, onde continua em execução a etapa de aterro e concretagem no poço de visita.

“Entraremos no penúltimo lance do poço de visita, que está sendo reconstruído, e na penúltima etapa de reaterro, onde está sendo usada areia adensada para preencher a cratera”, explicou Rodrigo Pacheco.

Também está sendo executada na manhã desta terça a complementação do tubo superior. Todo o trabalho segue sendo monitorado o tempo todo por engenheiros da Seinfra.

Após esse serviço, será concluído o poço de visita, seguido pelo término do aterro e depois a pavimentação do trecho para poder liberar o trânsito, seguindo a previsão traçada inicialmente.

As obras seguem o cronograma traçado pela Seinfra, que tem trabalhado em ritmo acelerado para devolver a avenida Dom Pedro II à população o mais rápido possível.

Trânsito – Enquanto o fluxo de veículos não é liberado, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) segue orientando rotas alternativas à população, que incluem corredores como Epitácio Pessoa, Beira Rio e Acesso Oeste. Faixas exclusivas para ônibus também estão liberadas para o trânsito de todos.

Além da Pedro II, nos dois sentidos, as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Epitácio Pessoa e as ruas Dom Santino Coutinho e Etelvina Macedo de Mendonça estão com o corredor de ônibus livre para os condutores particulares.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo