Nos acompanhe

Paraíba

Especialista da Unimed-JP orienta pais e mães de 1ª viagem sobre quando buscar pediatra para o bebê

Publicado

em

Os recém-nascidos choram para expressar que estão com fome, com sono e com dor. Essa é a maneira mais eficiente para eles se comunicarem, e cabe aos pais distinguir os tipos de choro. Para os iniciantes na maternidade e paternidade, esse pode ser um momento delicado: saber identificar se há um problema sério e quando procurar um especialista.

Independentemente de questões pontuais, o pediatra Constantino Cartaxo, médico cooperado da Unimed João Pessoa, orienta que os pais devem procurar um especialista entre o 10º e o 15° dias após a alta da maternidade. Além de diminuir os riscos de doenças, a conversa com o pediatra ajudará a diminuir a ansiedade em situações mais simples do dia a dia com o bebê. “O pediatra deve ser aquele que orienta, educa, diagnostica e, quando necessário, medica”, comenta.

Constantino Cartaxo orienta que as consultas sejam mensais nos primeiros seis meses e, depois, com oito, dez e doze meses, ou quando a criança apresentar febre, gemido, sonolência, sinais de cansaço ou manchas na pele. “São nesses momentos que avaliamos os desenvolvimentos físico, motor, pôndero-estatural, que são crianças com crescimento insuficiente por baixa ingesta calórica, com ou sem outra doença subjacente, emocional e alimentar”, explica.

Dúvidas – As principais doenças em crianças são causadas por vírus, especialmente no berçário, creche, escola e nos períodos de chuva. Mas, como lidar com as cólicas, refluxo, amamentação correta e como fazer o bebê dormir são dúvidas recorrentes dos novatos na maternidade ou paternidade.

Segundo Constantino Cartaxo, a cólica normal começa após 10 dias de vida e pode se prolongar até o terceiro ou quarto mês, principalmente no fim de tarde e à noite. “Este tipo [de cólica] não deve ser medicado, mas sim, a família ser orientada a respeito da transitoriedade. Já fora desse horário ou quando há outros sinais associados como a diarreia, deficit de ganho de peso ou outro, deve-se procurar orientação do pediatra”, esclarece.

O especialista também acalma os pais de primeira viagem quanto ao refluxo. De acordo com ele, essa situação é muito comum em bebês e não atrapalha o ganho de peso da criança, assim como não causa sintomas digestivos ou respiratórios.

Orientações úteis – Já a amamentação deve ser realizada de forma tranquila, observando se há boa pega do seio, envolvendo a aréola mamária e não o bico, que causará dor e terá pouca saída o leite. “Também deve ser oferecido [o seio] sem horário fixo e até que a criança esteja saciada”.

Quanto ao banho, deve ser realizado em banheira, inicialmente, com o bebê sentado e bem seguro nos braços do adulto, duas ou três vezes ao dia, com uso de sabonete apenas uma vez.

Na hora de dormir, também é essencial prestar atenção no conforto e na segurança do bebê. O pediatra recomenda que, de preferência, ele fique de barriga para cima e siga uma rotina no horário e ambiente.

Ao seguir as orientações do pediatra, é possível ter um bebê mais saudável e ativo. E toda a família mais feliz. “A criança deve ser curtida e aproveitada pelos pais com alegria, diversão, tranquilidade e liberdade para vivenciar a infância. Então, nada de telas como televisão, tablet ou computador até, no mínimo, dois anos”, sugere.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo