Nos acompanhe

Paraíba

Paraibana lança livro auto ficcional sobre autoconhecimento, reconstruções e resiliência

Publicado

em

Descobertas, reconstruções, amores e reencontro consigo mesma. Estes são os motes de “Adeus Amor Adeus: Eu não Existo Com Você”, primeiro romance da escritora e empreendedora paraibana Carolina Candeia. O livro, disponível a partir de hoje (15) pela Amazon, é uma autoficção – gênero que une elementos autobiográficos e da ficção – e foi escrito de forma independente, utilizando como pano de fundo alguns contextos da própria autora.

Em sua estreia como romancista, Carolina Candeia reúne partes da sua própria história de vida – como comportamentos e questionamentos próprios – e aborda assuntos delicados, como relações abusivas, sexualidade e saúde mental. “As questões humanas sempre me interessaram. Gosto de observar as pessoas se relacionando e enfrentando desafios. Os assuntos que abordo são muito comuns na atualidade feminina e, de uma forma ou de outra, também me reconheço nelas. Já me percebi em relações abusivas e me autossabotei diversas vezes… As inspirações surgem daí”, explica a autora que também usa de outras formas de arte como fontes de inspiração. “A escrita é minha forma de viver a arte. Alguns tocam instrumentos, outros fotografam, eu escrevo. Amo os livros, adoro ler e leio de tudo. Também escuto muita música, consumo ‘design’ e assisto diversos filmes. Depois é unir tudo. Vou conectando as inspirações diárias com a minha história, junto os pontos e escrevo”, diz.

Carolina é formada em Odontologia e atua na área de inovação como consultora de empreendedorismo e transformação digital. Começou a escrever a obra durante a pandemia, como forma de exercitar sua criatividade e manter-se ativa. “Minha realidade de trabalho mudou radicalmente, tive que ajustar minha rotina e encontrar de outras formas de exercitar minha criatividade. Profissionais de inovação precisam manter o processo criativo. Então, comecei a escrever. Da primeira linha ao último parágrafo, demorei quatro meses. No entanto, o livro passou por várias versões até chegar ao resultado final”, detalha.

Sobre a obra, a autora espera ajudar pessoas, principalmente as mulheres. “Minha irmã me disse uma frase que não esqueci, enquanto eu me questionava se deveria ou não publicar, se o que escrevia tinha alguma relevância: ‘um livro é um presente para o mundo. A história deixa de ser apenas uma criação sua, para ser uma mensagem para o leitor’. Espero que a mensagem chegue a quem precisa dela”.

”Adeus Amor Adeus: Eu não Existo Com Você” – O romance conta a história de Alice, uma mulher que repete relacionamentos abusivos e tóxicos. Ao perceber este comportamento, inicia uma jornada interna em busca dos gatilhos emocionais que sempre a levam na mesma direção. Em meio a isso, ela descobre a bissexualidade e, de alguma maneira, reconstrói a forma como enxerga e vive suas relações. O título é inspirado em uma canção de mesmo nome da cantora portuguesa Carolina Deslandes e capa elaborada pelo design maranhense Roneylton Neiva.

Serviço:
Lançamento do livro “Adeus Amor Adeus: Eu não Existo Com Você”
Gênero: Autoficção
Autora: Carolina Candeia
Data de lançamento: 15/09/2021

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo