Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo promove I Seminário de Economia Criativa no Casarão do Padre

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), deu início, nesta quarta-feira (1), ao “I Seminário de Economia Criativa de Cabedelo”.

O evento, que acontece até a sexta-feira (3), no Casarão do Padre Espaço Criativo, marca o lançamento oficial do Plano Municipal de Economia Criativa – Cabedelo + Criativa  e a abertura oficial para visitação do Casarão do Padre – Espaço Criativo, como símbolo material do marco zero da cultura popular de Cabedelo.

As atividades estão sendo realizadas em formato híbrido (presencial com 50% da capacidade e transmissão online para os demais participantes inscritos)  no novo espaço cultural da cidade, situado na Praça Getúlio Vargas. As inscrições para quem deseja participar seguem abertas, pelo link https://www.even3.com.br/isdecdc2021/.

O lançamento do Plano Municipal, objetivo maior do Seminário, visa a qualificação da oferta de recursos que contribuam para o desenvolvimento e a produtividade de empreendimentos criativos e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da cidade de Cabedelo, através da valorização da identidade local, da diversidade cultural, da inovação, do trabalho colaborativo e da produção associada ao turismo.

O prefeito Vitor Hugo, acompanhado da primeira-dama Daniela Ronconi, esteve presente à abertura das atividades e destacou a confiança que deposita nos agentes culturais, bem como a importância do Turismo e da Cultura no desenvolvimento de Cabedelo.

“Essa noite é de alegria e de avanço, pois estamos proporcionando um bem gigantesco para Cabedelo. Aqui começamos a contar outra história, de uma cultura que está mais valorizada, e que gera produtos que serão melhor explorados com o tempo e com organização, pois é através da cultura que se vende o turismo. A economia criativa abre portas para todos aqueles que querem crescer e contar as histórias do nosso povo”, disse.

De acordo com secretário de Cultura Igobergh Bernardo, a ideia do seminário é sensibilizar e estimular a sociedade e a classe artística para a execução do plano Cabedelo Mais Criativa, promovendo uma integração entre os setores culturais da cidade.

“Nós tivemos esse sonho de economia criativa desde o ano 2013.  Estamos tentando promover essa efervescência cultural e fazer agora o que o Padre Alfredo fazia com menos recursos lá nas décadas de 30 e 40.  E isso não é possível sem o ator, artesão, músico, dançarina, produtor ou ativista cultural.  Precisamos estar todos juntos para espalhar cultura pela cidade. A arte é uma política séria de desenvolvimento econômico, social e urbano e não pode se perder numa política partidária que provoque a descontinuidade. Estamos reformulando nossos conceitos e fazendo com os artistas desenvolvam produtos para que tenhamos assim o tão sonhado desenvolvimento turístico”, ressaltou.

O Seminário conta com a participação de Nicole Facuri, representante do Ministério do Turismo, que falou da satisfação e expectativa com o projeto na cidade.

“Sonhando juntos, alcançaremos resultados incríveis. Tivemos em 2019, lá em Brasília, a primeira conversa sobre Economia Criativa em Cabedelo. E ali eu tive um encantamento com esta cidade, sem nem conhecê-la, e hoje estou tendo o prazer de estar aqui. A economia criativa abrange uma diversidade de setores que, se forem trabalhados e agregados aos produtos turísticos, teremos resultados impressionantes. Espero que Cabedelo integre a nossa futura rede brasileira de cidades criativas e que isso agregue mais valores ao nosso patrimônio. Os gestores desta cidade estão muito a fim de realizar e por isso tem a minha admiração. Temos que profissionalizar e monetizar o turismo em todo o Brasil de forma adequada e, pra isso, precisamos de planejamento. Nesse sentido, Cabedelo está no caminho certo”, disse.

 Programação – A primeira noite do evento teve início com apresentações de musicistas como a violinista Tatiane Costa, em performance com o pianista Leonam Braga. Também se apresentou o saxofonista Valdomiro Gomes (Miro do Sax).

Na sequência, o secretário Igobergh Bernardo explanou sobre o lançamento do “Plano Cabedelo Mais Criativa”. As palestras iniciais abordaram temas como “Inovação e Criatividade” com Vera Simões, mestra em Turismo e Administração; e “Memória como integrante da Economia Criativa”, por Bernardina Freire, Mestre em Ciência da Informação e Especialista em Organização de Arquivos.

A primeira noite do evento foi encerrada com a participação dos grupos culturais Farol da Pedra Seca e do Ballet Popular de Cabedelo, além da performance sempre divertida da comediante Ceicinha.

O seminário terá sequência com palestras, exposições, amostras de feiras de empreendedores criativos, além das apresentações culturais acontecendo em paralelo com a montagem do Plano Municipal de Economia Criativa – Cabedelo Mais Criativa.

Casarão do Padre – O Casarão do Padre / Espaço Criativo situa-se na antiga Casa Paroquial da cidade, localizada na Praça Getúlio Vargas, n° 85 – Centro, Cabedelo. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, Padre Alfredo Barbosa. Mais uma vez, o Casarão do padre terá papel fundamental no fomento e promoção dos saberes e fazeres locais, assim como fora realizado na década de 50.

A Casa paroquial foi construída, provavelmente, no final da década de 30 e/ou início da década de 40, registrada em cartório de Registro de imóveis de João Pessoa em 03 de março de 1945, em nome da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A Arquitetura da Casa paroquial traz a memória, duas fortes características preponderante do estilo da arquitetura clássica e eclética. O estilo, que mistura diversas vertentes, tem forte influência desses dois marcos arquitetônicos históricos.

Aberto pra visitação, o Casarão contará periodicamente com vivências e experiências culturais, funcionamento da Biblioteca Municipal, Memorial do Padre, Saraus poéticos, apresentações musicais e culturais, projetos de contação de estórias, feiras de artesanato e exposições de grupos culturais.

Continue Lendo

Paraíba

Candidata da oposição em Princesa Isabel denuncia perseguição e intimidação por parte do prefeito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata pela oposição à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), utilizou as redes sociais nesta terça-feira (01/10) para denunciar que está sendo perseguida e intimidada por apoiadores do atual prefeito, Garrancho (PSB).

De acordo com Rúbia, há dias ela está sendo perseguida por pessoas ao sair de casa e sofrendo intimidação durante visita aos eleitores da cidade. Ela enfatizou a importância da segurança e ambiente de paz durante o período de campanha eleitoral.

“Foi um dia muito triste pra mim. Foi um dia que ao sair de casa, isso já está acontecendo há uma semana, só que ontem foi muito forte. Ao sair de casa eu estou sendo seguida, sendo intimidada, e eu quero pedir a vocês que não aconteça mais esse fato porque essa atitude não vai mudar o sentimento, não vai mudar o voto do povo. Então vamos trazer conforto para os nossos eleitores. Quero convidar o candidato Garrancho para reunir todos os seus apoiadores para conversar e pedir paz”, apontou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios paraibanos por estiagem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em 23 municípios afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Portaria nº 3.265

Portaria nº 3.267

Portaria nº 3.268

Portaria nº 3.270

Estiagem

Afetados pela estiagem, os municípios de Inhapi e São José da Tapera, em Alagoas; Borba, Iranduba, Japurá, Manicoré e Tapauá, no Amazonas; Aveiro, no Pará; Encruzilhada e Mirante, na Bahia; Carrapateira, Pombal e Santana dos Garrotes, na Paraíba; Belo Jardim, Riacho das Almas e Tocaratu, em Pernambuco; Luís Gomes e São Tomé, no Rio Grande do Norte; Frei Paulo, em Sergipe; Roncador, no Paraná, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, obtiveram o reconhecimento federal.

Vendaval e Seca

Clevelândia, no Paraná, entrou na lista devido aos impactos causados por vendavais e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, devido ao período de seca.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Novos canais de TV Digital chegam para mais de 230 mil pessoas na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério das Comunicações autorizou novos canais de TV Digital em quatro cidades no estado da Paraíba, levando mais oferta de TV Digital com qualidade para mais de 230 mil pessoas. As portarias com as liberações do serviço de Retransmissão de Televisão foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30/09).

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é proporcionar o serviço para todas as localidades do país. “Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

As cidades paraibanas contempladas com o serviço são: Pedras de Fogo, Patos, Pombal e Sousa.

A partir do funcionamento da transmissão, a experiência de assistir televisão passa a ser mais imersiva e envolvente, incluindo mais brasileiros no acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais.

“A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país”, acrescentou Juscelino.

Para garantir a execução eficaz do serviço, é necessário seguir os prazos estipulados para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação.

RTV

O serviço tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estação geradora de televisão, fazendo com que os sinais das estações geradoras sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou atingidos em condições técnicas inadequadas. As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.

As autorizações para o serviço de RTV podem ser concedidas em caráter primário, onde o canal possui proteção contra interferências, ou em caráter secundário, sem proteção contra interferências.

Para solicitar o serviço de RTV, é necessário encaminhar um requerimento assinado pelo representante legal ao Ministério das Comunicações, solicitando a consignação do canal desejado. A documentação deve conter a identificação do órgão, informações sobre o representante legal e comprovantes de sua representação, detalhes sobre o serviço a ser prestado, além de informações sobre o estado e município onde o serviço será oferecido.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

O Ministério das Comunicações autorizou novos canais de TV Digital em quatro cidades no estado da Paraíba, levando mais oferta de TV Digital com qualidade para mais de 230 mil pessoas. As portarias com as liberações do serviço de Retransmissão de Televisão foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30).

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é proporcionar o serviço para todas as localidades do país. “Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

As cidades paraibanas contempladas com o serviço são: Pedras de Fogo, Patos, Pombal e Sousa.

A partir do funcionamento da transmissão, a experiência de assistir televisão passa a ser mais imersiva e envolvente, incluindo mais brasileiros no acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais.

“A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país”, acrescentou Juscelino.

Para garantir a execução eficaz do serviço, é necessário seguir os prazos estipulados para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação.

RTV

O serviço tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estação geradora de televisão, fazendo com que os sinais das estações geradoras sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou atingidos em condições técnicas inadequadas. As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.

As autorizações para o serviço de RTV podem ser concedidas em caráter primário, onde o canal possui proteção contra interferências, ou em caráter secundário, sem proteção contra interferências.

Para solicitar o serviço de RTV, é necessário encaminhar um requerimento assinado pelo representante legal ao Ministério das Comunicações, solicitando a consignação do canal desejado. A documentação deve conter a identificação do órgão, informações sobre o representante legal e comprovantes de sua representação, detalhes sobre o serviço a ser prestado, além de informações sobre o estado e município onde o serviço será oferecido.

Continue Lendo