Nos acompanhe

Paraíba

Especialista da Unimed-JP dá dicas para evitar problemas e o envelhecimento precoce da voz

Publicado

em

Falar muito sem intervalo de repouso e com uma intensidade excessivamente forte caracterizam o abuso vocal e podem gerar prejuízos para quem precisa trabalhar com a voz. Para garantir a saúde vocal, a orientação do otorrinolaringologista Erich Melo, médico cooperado da Unimed João Pessoa, é criar “ilhas de descanso vocal”. Isso significa se programar para ficar em repouso e discursar em um volume mais confortável. “Fazer muito esforço para falar vai provocar vibração demasiada e pode machucar uma corda vocal na outra, causando as chamadas lesões. A mais conhecida é o nódulo, que gera disfonia (rouquidão)”, explica.

Não são apenas os cantores que usam a voz para trabalhar. Professores, telefonistas, vendedores, advogados e radialistas são alguns exemplos dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. “Essa população está bastante vulnerável a desenvolver a disfonia, não só pelo excesso de uso, mas também por situações desfavoráveis encontradas no ambiente de trabalho”, afirma.

De acordo com Erich Melo, a causa mais comum da rouquidão está associada às infecções bacterianas e virais das vias aéreas superiores e do abuso vocal, porém, também existem outras causas, como predisposição genética e hábitos de vida não saudáveis. “Controlar patologias crônicas, evitar o abuso do álcool e cigarro e de oxidantes como o estresse crônico são maneiras de amenizar ou prevenir o envelhecimento da voz”, destaca.

Outros problemas que atingem a voz são infecções virais agudas ou crônicas, irritações devido ao refluxo ou causadas pelo cigarro, por exemplo. “Outro grupo de lesões benignas são as de fonotrauma, que são os nódulos vocais, pólipos e edema de Reinke — que atinge a laringe. Problemas que são capazes de acometer a parte neurológica e muscular com paralisia da prega vocal também podem ocorrer”, explica o médico.

Prevenção – A prevenção é feita com hábitos de vida saudáveis. “Diminuir fatores estressantes, reduzir o consumo de álcool e cigarro, controlar doenças crônicas e também fazer exercícios para o fortalecimento muscular, prescritos por um profissional, auxiliam a manter a voz saudável por mais tempo”, informa o otorrinolaringologista. “Também existem técnicas cirúrgicas e até mesmo preenchimento com ácido hialurônico, da mesma forma que é utilizado na pele para proporcionar elasticidade”, conta.

Veja os principais cuidados para manter a saúde vocal:

*Evite alimentos pesados e gordurosos, que tornam a digestão lenta e favorecem o refluxo gastroesofágico;

*Caso tenha predisposição a alterações vocais, procure não ingerir bebidas gasosas, refeições condimentadas, chocolates e derivados do leite antes do uso intenso da voz;

*Dispense balas, sprays e pastilhas para aliviar qualquer sintoma, pois elas só mascaram o desconforto;

*Hidrate-se bem, tanto por via oral, ingerindo pequenos goles de água ao longo do dia, quanto topicamente, com inalações de água;

*Evite o consumo excessivo de cafeína, pois favorece o refluxo gastroesofágico e tem efeito desidratante.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

 

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Brito busca expansão do setor industrial em Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (30/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é a expansão do setor industrial. Com ações de melhorias na infraestrutura, novas vias de acesso, incentivos fiscais e investimentos na qualificação da mão de obra local por meio de parceria com instituições de ensino técnico e universidades.

“Vamos atrair mais empresas e gerar empregos”, enfatizou Eduardo.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

‘A Casa é Sua’: Adjamir apresenta projeto de programa habitacional para Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), apresentou, em publicação feita nas redes sociais, o projeto ‘A Casa é Sua’, um programa habitacional que garantiu implantar na cidade caso assuma a chefia do Executivo.

De acordo com o prefeitável, as ações ocorrerão por meio de uma força-tarefa com recursos próprios e parcerias com Governo do Estado e o Governo Federal na busca por garantia de dignidade habitacional à população curralense de cima.

“Levaremos dignidade às famílias através do programa ‘A Casa é Sua’. O programa atenderá às famílias que precisam de uma casa para morar, e àquelas que necessitam fazer uma reforma e não têm condições”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Mô Lima destaca carinho e apoio da população na reta final da campanha eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), destacou todo apoio e carinho que tem recebido da população por onde passou no período de campanha eleitoral. O parlamentar, que busca a reeleição nas eleições do próximo dia 06 de outubro, cumpriu uma série de agenda em diversos bairros da cidade dialogando e ouvindo demandas dos pessoenses.

“Estamos na reta final e eu só consigo agradecer por todo carinho que venho recebendo durante todo este período! Conto com o seu apoio para que, juntos, possamos colaborar ainda mais com o crescimento da nossa João Pessoa”, afirmou Mô em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (30/09).

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo