Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba obtém melhor Índice de Ensino à Distância do Brasil em pesquisa da RPS

Publicado

em

A Paraíba é o Estado que possui o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) em todo o Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela série ‘Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade”, produzida pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), da qual o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) faz parte. Em 2021, o IEAD da Paraíba atingiu 8,89 pontos – um aumento de três pontos em relação ao ano passado; enquanto a segunda posição ficou com o Distrito Federal, com um IEAD de 8,33; e na terceira posição, os Estados de Minas Gerais e do Paraná, com IEAD de 7,78.

Mais uma vez, a Educação oferecida no Estado da Paraíba foi reconhecida nacionalmente pelos esforços empregados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), para promover um Ensino Remoto inclusivo e de qualidade para todos os estudantes da Rede Estadual durante a pandemia. Anteriormente, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou a Educação da Paraíba como a que melhor oferece oportunidades de Ensino Remoto aos alunos.

IEAD – Concebido por pesquisadores ligados à RPS com base no exame de documentos oficiais publicados pelos governos estaduais e pelas secretarias de educação (e, na falta destes, notícias e comunicados à imprensa), o IEAD mede, diariamente, a amplitude e o potencial de alcance dos programas de ensino a distância desenvolvidos pelos estados após o fechamento das escolas.

Em nota técnica, a RPS explica que o IEAD resume informações que são, por natureza, qualitativas em uma única medida quantitativa. “Assim, simplifica o acompanhamento dos planos estaduais e permite uma comparação das estratégias de cada uma das unidades da federação. A coleta de dados é baseada em decretos publicados pelos governos estaduais e pelas capitais e por publicações oficiais nos sites das secretarias de educação”.

O índice é formado por quatro componentes: meios de transmissão (os meios e canais utilizados para oferecer aulas a distância, vídeos ou conteúdo educacional aos estudantes, como rádio, televisão ou internet); formas de acesso (materiais, dispositivos e tecnologias disponibilizados para oferecer a alunos e professores acesso às aulas e aos conteúdos, como celulares, tablets, apostilas ou quaisquer formas de subsídio à internet); supervisão dos alunos (as responsabilidades de supervisionar e garantir a frequência dos alunos nas aulas, além do monitoramento das atividades propostas, são atribuídas a professores e escolas, às instituições educacionais dos governos, ou a ambos); e cobertura (os níveis educacionais cobertos, como infantil, fundamental e médio).

Evolução – O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, celebrou os índices e destacou a universalização da Educação na Rede Estadual de Ensino. “Essa pesquisa foi muito importante porque fez o levantamento dos sistemas remotos de todo o Brasil, e mostrou a evolução que nossa Educação teve. Já tínhamos uma boa colocação no ano de 2020, mas esse ano chegamos à maior nota do país. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande para que na volta ao Ensino Híbrido possamos, cada vez mais, atender aos nossos alunos e universalizar este acesso à educação de qualidade”, comentou o secretário.

Regime Especial de Ensino na PB – Desde o dia 17 de março de 2020, foi instaurado na Paraíba o Regime Especial de Ensino, que é composto por uma série de ferramentas, ações e instrumentos que têm por objetivo continuar oferecendo Educação de qualidade aos estudantes da Rede Estadual de Ensino mesmo durante a pandemia.

Ao longo deste período, se destacam várias ações como a Plataforma Paraíba Educa, que integra professores e alunos em todo o Estado; a TV Paraíba Educa, que disponibiliza aulas pela televisão aberta que alcança 45 municípios, 296 escolas e 150 mil alunos; o uso do Google Classroom para aulas; o Aplicativo Paraíba Educa, com dados patrocinados para professores e alunos; e mais recentemente, o Programa Paulo Freire, que tem por objetivo promover a inclusão digital dos educadores através da cessão de computadores portáteis para todos os professores ativos da Rede Estadual de Ensino.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento de Marmuthe, Projeto Orla Sul garante urbanização e melhorias em praias da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As praias do Litoral Sul de João Pessoa estão ganhando investimentos para se tornarem ainda mais atrativas e serem um importante polo turístico. Com obras de urbanização e padronização, o Projeto Orla Sul vai impactar na perspectiva do turismo, mobilidade urbana e de lazer. O trecho compreende sete quilômetros entre a PB-008 e a rotatória que separa os acessos às praias do Sol e Barra de Gramame.

Com requerimento do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), as ações contam com implantação de pista dupla asfaltada, rotatória, giradouros, ciclovias, iluminação em LED, e 45 mil m² de calçadas padronizadas e com acessibilidade (piso tátil e rampa).

Também cobre urbanização com jardinagem, rampas e um estacionamento com 150 vagas, incluindo acesso para pessoas com deficiência. Com o objetivo de melhorar a vida de todos que moram naquela região, o Orla Sul criará rotas mais acessíveis para pedestres, ciclistas e motoristas, além de representar um forte incremento à infraestrutura turística na área do Polo Turístico Cabo Branco.

No terceiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar, que tem forte atuação nos bairros da Zona Sul da Capital, busca a postulação nas eleições do próximo dia 06 de outubro.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Cantor da banda Limão Com Mel reforça apoio à candidatura de Mô Lima em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e músico de profissão, Mô Lima (PP), recebeu um importante apoio a sua candidatura no projeto de reeleição à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (01/10), o cantor da banda Limão Com Mel, Edson Lima, endossou o nome do colega na disputa eleitoral.

“Passando aqui pra dizer a vocês que meu vereador em João Pessoa com certeza é Mô Lima”, enfatizou.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caso Fernando Cunha Lima: Justiça paraibana marca primeira Audiência de Instrução; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça paraibana marcou a primeira Audiência de Instrução do caso do médico pediatra Fernando Cunha Lima para o dia 29 de outubro de 2024, na 4ª Vara Criminal de João Pessoa. O agendamento foi assinado pelo juiz José Guedes Cavalcanti.

Fernando Cunha Lima, que tem 80 (oitenta) anos de idade, é acusado de abusar sexualmente de diversas crianças em seu próprio consultório instalado na Capital paraibana. Até o momento sabe-se que, pelo menos, oito pessoas deporão em favor do pediatra. A defesa, porém, chegou a indicar 38 (trinta e oito).

O médico já teve os bens imóveis bloqueados para garantir indenizações às vítimas caso sejam determinadas pela Justiça.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

 

Continue Lendo