Nos acompanhe

Paraíba

Datavox: Lula venceria fácil da Paraíba e Campina se torna ‘mais petista’ que João Pessoa

Publicado

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 53,2% dos votos, teria grande vantagem sobre os adversários na Paraíba, caso a eleição para presidente fosse hoje. É o que mostra pesquisa do Instituto Datavox, contratada pelo portal PBAgora. O segundo colocado na consulta é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que se coloca como candidato à reeleição, com 23,3%. O ex-ministro Ciro Gomes aparece com 4,5% na pesquisa estimulada, seguido do apresentador Datena, com 1%. Todos os outros virtuais candidatos aparecem com menos de um ponto percentual. A lista inclui Sérgio Moro (0,7%), João Dória (0,4%), Guilherme Boulos (0,2%) e Luiz Henrique Mandetta (0,2%).

Um traço curioso da consulta é que ao contrário do que acontece em relação à pesquisa para governador, os eleitores que disseram votar branco ou nulo ou estão indecisos não ultrapassam em muito a marca de 16%. Isso é reflexo da polarização verificada entre petistas e bolsonaristas. Ambos também possuem um considerável recall de eleições passadas. O ex-presidente foi impedido de disputar o pleito de 2018, por causa de condenações impostas pela operação Lava Jato. Na época, ele foi substituído pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT), que foi derrotado por Bolsonaro no segundo turno.

Outro ponto interessante da pesquisa é que Lula venceria Bolsonaro em Campina Grande com grande margem de votos. Seria 51% contra 22,1%. Uma diferença em favor do petista bem superior à que seria verificada em João Pessoa, onde o petista teria 44,6% contra 31,2% do presidente. O crescimento do petista na cidade talvez se explique pela perda de capilaridade eleitoral do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Estado. Antes, ele era o carreador de votos para os adversários de Lula. Já João Pessoa vem passando nos últimos anos pela ascensão de uma onda conservadora, que se refletiu nos resultados das últimas campanhas eleitorais.

O melhor desempenho do petista é registrado no Sertão, onde teria 64,2%. Já Bolsonaro tem sua melhor média na Zona da Mata, com 28,6%. O ex-ministro Ciro Gomes tem seu melhor desempenho na região da Borborema, com 6,9%.

Rejeição

O quesito rejeição é o calcanhar de Aquiles de Jair Bolsonaro. Quase a metade dos paraibanos ouvidos pelo Instituto Datavox disse que não votaria no presidente de jeito nenhum. O percentual dos que rejeitam Lula é de menos que a metade, ou seja, 20,8%. Veja o quadro abaixo.

 

A consulta foi realizada entre os dias 22 e 24 deste mês, com 2 mil questionários aplicados em 70 cidades. Sobre a pesquisa, o intervalo de confiança admitido pelo instituto é de 95%. A margem de erro máxima estimada é de 2,2% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Continue Lendo

Paraíba

Missa de ação de graças pela liberdade de Lauremília reúne família no Mosteiro de São Bento; confira imagens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena participaram nesta terça-feira (1º) de uma missa de ação de graças no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital, pela decisão judicial que reparou a injustiça cometida contra a família Lucena.

“Na casa de Deus, demonstro minha gratidão à Justiça por restaurar a verdade. Lauremília é uma mulher de 67 anos, mãe, avó e com uma vida dedicada a acolher os que mais precisam. João Pessoa a conhece e não é de hoje”, afirmou Cícero, que também esteve acompanhado de netos e dos filhos Janine, Mersinho e Mateus Lucena.

A celebração foi conduzida pelo monsenhor Robson Bezerra, acompanhado do monsenhor Ivônio Cassiano e o padre Ednaldo. Reuniu o vice-prefeito Leo Bezerra, parlamentares, amigos e apoiadores de Cícero Lucena. “Em nome da família Lucena, agradeço a todos que participaram da missa das 15h, celebrada todos os dias aqui no Mosteiro de São Bento. Quero rogar a Deus e pedir bençãos a todos e, especialmente à família Lucena, para que tenham paz e felicidade”, afirmou monsenhor Robson, diante da igreja lotada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Três Câmaras Municipais e o Procon de Esperança têm suas contas aprovadas pela 2ª Câmara do TCE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (01), aprovou as prestações de contas anuais encaminhadas a seu exame pelas Câmaras de Vereadores de Gurjão, Santana de Mangueira e Parari, referentes ao exercício de 2023.

Houve aprovação, ainda, às contas da Autarquia Municipal de Proteção e Defesa do Município de Esperança (2023) e, em fase de recurso, o afastamento da multa imposta ao então gestor do Instituto de Previdência de Nazarezinho, Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro, falecido seis dias antes do julgamento das contas de 2021 sob sua responsabilidade.

O órgão fracionário do TCE decidiu pela perda de objeto de denúncia relacionada a falhas estruturais na Escola Cidadã Integral de São José de Princesa, em razão de já terem sido os problemas ali solucionados (Processo nº 00993/24). A gestora de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora Dias do Rego, que já sofreu multa de R$ 2 mil, tem prazo de 30 dias para solucionar problemas com o telhado e a energia elétrica de uma das escolas municipais. O processo decorreu da última Auditoria Coordenada em Educação realizada pelo TCE.

Integram a 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros André Carlo Torres Pontes (presidente), Arnóbio Viana e Marcus Vinicius Carvalho Farias (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Manoel Antonio dos Santos Neto. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa terá transporte gratuito com todas as linhas de ônibus em circulação no domingo das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com base em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manterá todas as linhas de ônibus em circulação no próximo domingo (6) em João Pessoa, quando ocorrerão as eleições municipais 2024 por todo o país. Outra medida importante concedida para o dia do pleito será a gratuidade no embarque para toda a população.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de trânsito e transporte, assegurar a oferta para os deslocamentos dos passageiros no dia da eleição auxilia que cada eleitor acesse o próprio local de votação e participe deste importante processo democrático. “Assim como ocorreu nas eleições em 2022, estaremos com todas as linhas ativas, proporcionando desta forma, viagens seguras e gratuitas, para que todos os eleitores cumpram seus papéis como cidadãos”, finalizou Expedito Leite Filho.

O embarque nos ônibus com gratuidade da tarifa poderá ser realizado por qualquer pessoa, portando o Passe Legal e o título de eleitor, entre às 6h e às 20h, proporcionando tempo suficiente para que cada passageiros possa ir, votar e retornar para casa. Para conferir todas as linhas, horários e itinerários, a recomendação é que os usuários do transporte público acessem as informações através do site: portal.semojp.pb.gov.br .

O decreto nº 10.772 de 1º de outubro de 2024 determina a suspensão da cobrança da tarifa pública no serviço público de transporte coletivo urbano do município de João Pessoa, na data de 06 de outubro de 2024 (primeiro turno das eleições municipais). Para ter acesso, os cidadãos precisam, no ato de embarque, apresentar o Cartão Passe Legal e o título de eleitor relativo à circunscrição do Município de João Pessoa.

Fiscalização – Agentes de mobilidade também estarão fiscalizando a operacionalidade dos ônibus e, caso seja observada qualquer necessidade de intervenção, as empresas serão acionadas. Os usuários também podem entrar em contato com o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT/SemobJP), enviando mensagens (WhatsApp): 83 98760-2134 .

Continue Lendo