Nos acompanhe

Paraíba

Covid-19: relatório da UFPB aponta declínio em óbitos e casos confirmados no Vale do Mamanguape

Publicado

em

O território do Vale do Mamanguape registrou, no mês de julho, um cenário de desaceleração e declínio na pandemia de Covid-19. Relatório elaborado no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), revela uma redução de 42% nos casos confirmados e 52% nos casos de óbitos, totalizando 280 vidas perdidas. Ainda conforme o documento, os indígenas Potiguara atingem altos índices de imunização.

Os dados são do 20º Relatório Técnico da “Pesquisa de Monitoramento da Pandemia Covid-19 no território do Vale do Mamanguape. O vírus que parou o mundo”, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Etnia e Economia Solidária do Campus IV da UFPB. O monitoramento é coordenado pelo docente Paulo Palhano – GEPeeeS-UFPB, que conta com apoio do Edital 03/2020, Produtividade em Pesquisa – PROPESQ/PRPG/UFPB Nº 03/2020 – sob Código de Registro nº PVP13527-2020.

De acordo com o relatório relativo ao mês de julho, no cenário da crise sanitária o Vale do Mamanguape registrou uma vertiginosa redução dos casos confirmados de 647 ocorrências de novas pessoas infectadas. No mês anterior, foram contaminadas 917 pessoas, o que significa uma redução de 42. Em termos cumulativos, os 12 municípios somaram 16.197 pessoas infectadas. Mas a redução drástica ocorreu nos registros de óbitos.

O relatório aponta que a mortalidade por Covid-19 em julho foi de 14 vidas perdidas, o que significa uma redução da ordem de 52%. Em junho foram registrados 29 óbitos. Durante toda a crise sanitária, o Vale do Mamanguape totaliza 280 vidas perdidas por coronavírus.

De acordo com o estudo, o processo de vacinação da população étnica Potiguara na Paraíba, atualmente situada em 32 aldeias, em território contínuo situado nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, atingiu percentuais de imunização bastante satisfatórios, considerando a população acima de 18 anos, aproximando-se de 100% em alguns casos.

Em Baía da Traição, foram imunizados com a 1ª dose um volume de 3.232 indígenas (98.2%), e com a 2ª dose um total de 3.003 indígenas (91.3%); em Marcação, foram imunizados com a 1ª dose um volume de 3.954 indígenas (96.7%), e com a 2ª dose um total de 3.674 indígenas (89.9%); e em Rio Tinto, foram imunizados com a 1ª dose um volume de 2.355 indígenas (95.3%), e com a 2ª dose um total de 2.259 indígenas (91.7%). Conforme a pesquisa, as ações coletivas foram valiosas para obtenção desses resultados junto à etnia Potiguara.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo