Nos acompanhe

Paraíba

Campanha Ser Diferente é Legal é mais nova iniciativa do projeto Respeito e Diversidade

Publicado

em

“O que caracteriza o ser humano é ser adaptável a tudo e ser diverso. A ordem jurídica baliza condutas, o agir. Não baliza o ser. Todos nós somos iguais mesmo na nossa absoluta singularidade”. Com essa definição, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, apresentou a campanha publicitária Ser Diferente é Legal aos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na 11ª Sessão Ordinária de 2021 – por ele presidida nesta terça-feira (10).

Desenvolvida pelo Ministério Público Federal (MPF), com o apoio do CNMP, a iniciativa será oficialmente lançada nas redes sociais em 12 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional dos Direitos Humanos. O objetivo da iniciativa, que faz parte do projeto Respeito e Diversidade, é celebrar a pluralidade e fomentar cultura de paz na sociedade; além de disseminar a cultura do diálogo, do respeito e do pluralismo de ideias.

“Essa campanha não significa apenas que o direito é uma celebração das singularidades dentro da igualdade, mas também que, cada um de nós, não deve se oprimir e nem se submeter a padrões de igualdade. Cada um deve exercer, a partir do seu ser, todas as suas singularidades. Uma sociedade que é dialógica, respeitosa e humana celebra todas as diferenças que existem entre os humanos. ‘Ser’ é uma liberdade. Essa é a ideia da paz e da sociedade do século XXI”, salientou Humberto Jacques de Medeiros.

O vice-procurador-geral da República destacou ainda que a campanha propõe uma reflexão , no sentido de que todos nascem livres e iguais, é que “o caminho da liberdade e da igualdade é abreviado com a redução do conceito de todos”. Segundo Jacques de Medeiros, ao invés de entender que todos são livres e iguais, alguns compreendem que só aqueles que são iguais a si estão no conceito de todos. A diferença, nessa perspectiva, seria o fator gerador da exclusão e da difusão de preconceitos, de restrições e da incompreensão em relação ao outro.

Serviço – O conteúdo da campanha será publicado nas redes sociais institucionais e outros canais de comunicação do MPF, do CNMP, dos MPs estaduais e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMU). A campanha inclui a produção de vídeos e posts para redes sociais, além de disponibilizar um hotsite com conteúdo informativo e educativo.

Projeto Respeito e Diversidade – O projeto, lançado em dezembro pelo CNMP, foi pensado para estabelecer o desenvolvimento de um conjunto de ações interinstitucionais que contribuam com a construção de uma sociedade livre e democrática, firme no cumprimento do destacado papel do Ministério Público como instituição indutora e promotora da defesa da garantia dos direitos humanos e da concretização da cidadania para todos e voltado à disseminação de uma cultura social inclusiva, pautada no pluralismo e na compreensão das diferenças como expressão da singularidade do ser e da multiplicidade que marca o Brasil.

*Fonte: Ascom CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo