Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina inicia discussões em alusão ao Centenário do poeta e político Félix Araújo

Publicado

em

No intuito de enaltecer toda a pujança histórico-cultural da Rainha da Borborema, a Prefeitura Municipal de Campina Grande deu início aos diálogos que resultarão nas comemorações alusivas ao Centenário de Félix Araújo, a partir de uma parceria das Secretarias de Cultura e Planejamento. A primeira reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sede da Seplan, onde foi apresentado um esboço das ações culturais a serem implementadas até dezembro de 2022.

Neste primeiro momento foram pontuados os locais que carregam o nome de Félix Araújo, a exemplo da Biblioteca Municipal Félix Araújo, como forma de estudar todas as possibilidades de ações, dentre as diversas linguagens artísticas como literatura, música e teatro, para que assim possam ser analisadas as demandas de cada local, e a partir disso, promover toda a inserção da população na história e relevância de Félix Araújo, que teve um papel fundamental na construção da Campina Grande que hoje conhecemos.

Participaram da reunião a secretária de Cultura, Giselli Sampaio; o secretário de Planejamento, Félix Araújo Neto; o advogado e ex-prefeito de Campina Grande, Félix Araújo; a diretora da Biblioteca Municipal, Erika Marques; a historiadora Cida Barbosa; o dramaturgo que integra a equipe artística da Secult, Flávio Guilherme; o gerente administrativo, Bruno William; assessor técnico, Kelven Rawly, ambos da Seplan.

Félix Araújo

Nascido em 22 de dezembro de 1922, Félix Araújo foi vereador de Campina Grande, e muito conhecido pela intelectualidade e grande oratória. Também foi poeta, secretário de governo, ensaísta, crítico literário, escriturário, livreiro, jornalista e advogado. Foi pracinha voluntário na Força Expedicionária Brasileira (FEB), e lutou contra o nazifascismo nos campos de guerra da Itália, em 1943. Foi correspondente de guerra e fundou o jornal “Cruzeiro do Sul”, além de ter criado o programa “A Voz dos Municípios”, na extinta Rádio Borborema, em Campina Grande. Em 13 de julho de 1953, quando presidia a comissão que investigava as contas da administração municipal, foi alvejado pelas costas. Félix Araújo faleceu precocemente, mas o seu legado perpetua até os dias de hoje, sendo considerado um dos maiores oradores e intelectuais da história paraibana.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo