Nos acompanhe

Negócios

Saiba como funciona o processo de legalização de uma obra

Publicado

em

Para se construir um prédio, seja residencial ou comercial, muita coisa é pensada, planejada e executada antes mesmo da construção e do projeto arquitetônico. É preciso avaliar muito bem o terreno, licenças e alvarás para que a empresa possa começar a construir o empreendimento. Na Massai, uma das cem maiores construtoras do Brasil e que conta com 25 anos de entregas pontuais e de alta qualidade nos produtos, realiza todos os processos com bastante cuidado, muito estudo e dentro da lei. O sócio-diretor e engenheiro Guy Porto explica cada passo do processo de legalização de uma obra. Confira:

Encontrar o terreno ideal – O primeiro passo é a escolha do terreno. Após a definição, é fundamental checar se ele está escriturado e registrado no nome do negociante. Em caso de compra, é importante fazer a transição para o nome da empresa, seja construtora ou incorporadora interessada no bem, o mais breve possível.

Checar na topografia as medidas do local – É importante saber se esses dados convergem ou não com as medidas que estão informadas na escritura. Segundo Guy, sempre há uma diferença, mas normalmente são poucos centímetros. No caso de divergência maior, é necessária a autorização dos vizinhos, informando que o terreno é maior e que não se está invadindo o de ninguém. Caso eles se neguem a entrar com o acordo, por medo de comprometer o terreno, é preciso ir à prefeitura e solicitar uma avaliação do espaço. Após a divulgação do resultado, os envolvidos vão ao cartório e realizam a correção.

Realizar o licenciamento ambiental – Nesta etapa, é necessária a solicitação de uma avaliação do solo para ver o que é possível aquele tipo de construção, segundo o código de obras da cidade. Neste ponto é possível conhecer a área máxima, o estacionamento requerido e a altura, por exemplo. “Após, este passo, acontece o licenciamento prévio, do ponto de vista ambiental, informando que ali não se encontra nascente de rio, lagoa, área de preservação permanente ou qualquer outro detalhe que interfira na construção”, explica Guy.

Conseguir o alvará da prefeitura – Neste momento, são checados os recursos, como solo permeável, áreas comuns, iluminação dos apartamentos, ventilação. Também é estudado o projeto de combate a incêndio, que busca analisar se a arquitetura do imóvel dificultaria, em caso de emergência, no resgate a possíveis vítimas. Quando chega na etapa da conquista do alvará da prefeitura, a construtora já tem autorização para iniciar as obras.

Conseguir o registro de incorporação – Apenas após esse passo, se tem autorização para comercializar um imóvel. Antes dele, é proibido comercializar, divulgar ou realizar qualquer tipo de publicidade. Em caso de um imóvel pessoal e sem fins comerciais é possível construir sem o RI.

Sobre a Construtora Massai – Há 25 anos no mercado, a Construtora Massai é referência em qualidade, lançamentos inovadores, pontualidade na entrega e tecnologia. Figurando entre as cem maiores construtoras do país, de acordo com o ranking nacional da INTEC Brasil, a construtora é também uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil. Criada em 1996, conta com empreendimentos de luxo e alto padrão em João Pessoa, Campina Grande e Mossoró (RN). Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é www.massai.com.br . No instagram, @massaioficial .

A sede da Massai fica localizada na Avenida Monteiro da Franca, 1092 – Manaíra, em João Pessoa. Outras informações, pelo telefone 83 3506 6800.

Continue Lendo

Negócios

Como Salvar Um Casamento: Nany People traz peça teatral a João Pessoa em outubro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A atriz e comediante Nany People estará em João Pessoa para apresentar o espetáculo “Como Salvar um Casamento”. O evento acontecerá no dia 04 de outubro de 2024, no Teatro Paulo Pontes.

No espetáculo, Nany People apresenta um monólogo que proporciona uma volta à suas raízes teatrais, numa comédia que fez história em sua carreira. Nany interpreta uma palestrante e outros diversos personagens, mostrando para a plateia que o humor pode estar presente até mesmo nas divergências dos casais.

O texto apresenta “sete temas” que tratam de assuntos de relacionamentos e, ao final, o público percebe um texto divertido, amoroso e abrangente, que o faz pensar sobre a instigante arte de amar.

O espetáculo começa às 20h, da sexta-feira (04/10) e os ingressos podem ser adquiridos através do site Outgooficial com meia entrada para todos até o dia 30 de julho.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo