Nos acompanhe

Paraíba

Hospital Metropolitano ultrapassa a marca de 1.200 mil cirurgias cardíacas

Publicado

em

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires já realizou 1.236 mil cirurgias em pacientes adultos e crianças, evitando o deslocamento dessas pessoas para fazerem tratamento fora do domicílio, até então a única alternativa para os que necessitavam ser submetidos a algum tipo de cirurgia do coração na Paraíba. O Hospital pertence à rede estadual de saúde, sendo o primeiro do estado 100% SUS habilitado para realizar o transplante de coração adulto e pediátrico.

De acordo com o diretor técnico, cirurgião cardiovascular Thiago Vila Nova, a equipe comemora não apenas a marca alcançada nesses três anos de oferta do serviço, mas também histórias de beneficiários que hoje vivem com saúde por conta do atendimento de excelência que receberam dos profissionais que atuam no complexo. “É um orgulho imenso, ainda mais por sabermos que mudamos para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes, através de um trabalho de alto nível pela equipe profissional que atua na instituição”, frisou.

Entre os beneficiários, está a paciente Ananélia dos Santos, 56 anos, de Campina Grande, que realizou a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM), no último dia 17. “Este hospital é uma benção, não há outra definição. A marca da cirurgia em meu peito eu chamo de marca da vida, porque anjos em forma de médicos me ajudaram a viver por mais um tempo, e tenho sido bem tratada e orientada por toda equipe. Peço a Deus que mais vidas sejam salvas aqui e outras pessoas possam viver uma nova história, como eu estou vivendo”, discorreu a paciente que evolui bem e receberá alta hospitalar nos próximos dias.

Ao contrário dos adultos, que na grande maioria das vezes necessitam de cirurgia para corrigir doenças adquiridas, as crianças que precisam se submeter a procedimentos nascem com algum tipo de cardiopatia congênita. “Já recebemos crianças recém-nascidas com poucas horas de vida e de baixo peso. Já tivemos grandes desafios para realizar o tratamento cirúrgico nesses pequenos pacientes, mas vencemos junto com eles. Nossa equipe realizou procedimentos inéditos, a exemplo de Maria Letícia, que foi diagnosticada com Atresia Tricúspide – ela só tem o lado esquerdo do coração porque a válvula tricúspide não foi formada. Após análise do seu perfil, entendemos que era necessário a realização da cirurgia de Glenn, procedimento mais complexo do que costumamos fazer no hospital. Foi a primeira vez que foi realizado, sendo uma cirurgia de muito sucesso, abrindo as portas para outros pacientes serem submetidos, se necessário, ao mesmo tratamento”, contou a coordenadora da Cardiologia Pediátrica, médica cardiologista Lara Dantas.

Com apenas 7 meses de vida, Maria Letícia tornou-se a primeira bebê cardiopata a realizar pelo SUS na Paraíba o procedimento. Para a mãe, Jaqueline Damasio, o momento foi de apreensão, mas também de fé. “A equipe médica que nos acolheu explicou para mim e meu esposo a necessidade de fazer essa cirurgia. Eu, como mãe, fiquei temerosa, pensei que ela iria ficar com sequelas, mas tive muita fé primeiramente em Deus e na equipe médica que nos passou segurança. Quase um ano depois da cirurgia, eu olho para minha filha e a vejo com qualidade de vida, graças a todos desse hospital. Eu só tenho que agradecer a todo mundo”, narrou, emocionada. Maria Letícia realizou a cirurgia de Glenn em julho de 2020, e hoje está com 1 ano e 6 meses, segue acompanhada pela equipe do Hospital.

As conquistas do Metropolitano juntam-se às histórias dos paraibanos. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a unidade seguirá avançando na prestação de serviços. “Com a segunda hemodinâmica que será inaugurada dia 10 de julho, teremos o cateterismo com angioplastia e stent no paraibano e paraibana, e cirurgias cardíacas ampliadas no seu quantitativo suprindo um vazio assistencial existente na Paraíba há 50 anos, proporcionando ao usuário do SUS a integralidade, equidade e universalidade”, expressou.

Já o diretor geral da unidade, Antônio Pedrosa, destacou que o serviço de alta complexidade em Cardiologia está consolidado e os próximos desafios incluem a realização de cirurgias de transplantes de coração. “Desde a habilitação pelo Ministério da Saúde, iniciamos a preparação e capacitação com nossas equipes médica e multidisciplinar. Implantamos também um canal direto para agendamento dos candidatos ao transplante cardíaco. Pessoas que possuem diagnóstico de insuficiência cardíaca podem entrar em contato através do telefone: 83 3229-9157, e agendar a primeira consulta para o ambulatório. Seguimos confiantes que em breve estaremos realizando o primeiro transplante 100% SUS na Paraíba”, pontuou o diretor.

Atualmente, os procedimentos mais realizados no Hospital Metropolitano na área de cirurgia cardiológica em adultos são CRM, Implante de Marcapasso, Troca de Valva Mitral e Troca de Valva Aórtica, já em crianças, fechamento de CIV, Ligadura de Canal Arterial e Correção de Comunicação Interatrial (CIA).

Referência – O Hospital Metropolitano é referência em Alta Complexidade em Cardiologia na Paraíba. Atende pacientes com cardiopatias congênitas e outras patologias, sendo a maioria deles submetidos a procedimentos cirúrgicos. Conta com profissionais altamente capacitados – incluindo cirurgiões cardiovascular, arritmologistas, cardiologistas pediátricos clínicos e intensivistas em UTI – além de uma estrutura exclusiva de atendimento ambulatorial e internação.

O serviço é o primeiro do estado 100% SUS habilitado para realizar o transplante de coração, sendo o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico.

Continue Lendo

Paraíba

MP pede arquivamento de investigação contra Gusttavo Lima e casal de paraibanos no caso das Bets

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público de Pernambuco solicitou, nesta segunda-feira (25), o arquivamento da investigação contra o cantor Gusttavo Lima no âmbito da Operação Integration, que apura suposta lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais. A manifestação acontece em meio a atritos dos promotores com a juíza responsável pelo caso.

Os cinco promotores responsáveis pelo caso afirmam, em parecer, que não há provas de práticas de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo cantor e pelo casal José André da Rocha Neto —dono da empresa VaideBet— e Aislla Rocha.

A Promotoria aponta “a inexistência de elementos que demonstrem que os valores das operações suspeitas indicadas são provenientes de infração penal”. A manifestação acontece após o término do prazo determinado pela juíza Andréa Calado da Cruz, da primeira instância do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para o Ministério Público decidir se denunciaria ou não parte dos investigados.

Gusttavo Lima foi indiciado por supostas lavagem de dinheiro e organização criminosa pela Polícia Civil. A polícia diz que o cantor comercializou, por meio de uma empresa sua, um avião para a Esportes da Sorte, que posteriormente foi devolvido sob a justificativa de um defeito na turbina. A mesma aeronave foi vendida depois aos proprietários da VaideBet.

“A realização desses negócios, todos documentados e com as respectivas movimentações bancárias registradas, a toda evidência, não demonstram a prática de crimes de lavagem de dinheiro pelo investigado Nivaldo Batista Lima [nome do cantor]”, diz o parecer.

Ainda sobre o cantor, os promotores dizem que o pedido de arquivamento acontece “ante a ausência de elementos que demonstrem: ocultação ou dissimulação de valores e/ou bens; o dolo, consistente no prévio conhecimento de que os valores pagos pelo investigado Darwin Henrique da Silva Filho [CEO da Esportes da Sorte] para aquisição da aeronave eram provenientes da infração penal; e o especial fim de agir, qual seja, o propósito de ocultar ou dissimular a utilização dos ativos”.

O Ministério Público diz que o pedido de arquivamento também acontece “em razão da absoluta inexistência de correlação dessas movimentações com o investigado Darwin Henrique da Silva Filho , possível contraventor do jogo do bicho, e suas empresas”. O parecer também cita a legalização de apostas esportivas online e diz que os supostos crimes que têm os jogos promovidos pela Esportes da Sorte como antecedentes devem ser arquivados “por falta de justa causa”.

Os promotores também reafirmaram a posição de envio da parte da investigação sobre o casal Rocha e Gusttavo Lima para o Ministério Público da Paraíba, conforme a Promotoria já tinha sugerido em duas ocasiões anteriores. O pleito não foi acatado pela juíza Andréa Calado da Cruz.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria com fotos na Folha.

 

Continue Lendo

Paraíba

Construção de novas creches e aquisição de ônibus escolares em Cabedelo são pleiteadas no FNDE, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), viajou à Brasília nesta segunda-feira (25/11) para pleitear ações e buscar investimentos à área da Educação da cidade portuária.

Por meio de articulação com o deputado federal Mersinho Lucena, participaram de reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de viabilizar a construção da creche no bairro de Camboinha, além de uma escola de tempo integral no bairro de Camalaú, repasse para finalizar a construção da Creche Padrão Sthephane Palhano, e aquisição de novos ônibus escolares.

“Comprometido em continuar a transformação na nossa cidade, estarei lutando em busca de realizar os sonhos dos cabedelenses, levando sempre o nome de nossa cidade à Capital Federal, para ampliar as melhorias futuras”, destacou André em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Parente de vítima se revolta e oferece recompensa de US$ 1000 para quem localizar pediatra foragido

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O caso pediatra Fernando Cunha Lima, apontado como responsável por diversos abusos sexuais em consultório contra crianças que eram suas próprias pacientes e que está foragido há 20 (vinte) dias, ganhou um novo capítulo nesta semana.

A revolta do parente de uma das vítimas contra a impunidade ainda registrada junto ao maníaco sexual fez com que ele anunciasse o pagamento de uma recompensa  no valor de US$ 1.000,00 (mil dólares) para quem localizar o pediatra foragido.

O anúncio foi feito pelas redes sociais oficiais do professor universitário Felipe Pontes, um dos primeiros a tornar pública a identidade do pediatra abusador de menores.

Fernando Cunha Lima não pode passar o final do ano como se fosse um cidadão de bem. Ele precisa estar enjaulado, como o animal perigoso e desprovido de respeito que ele é!“, disse Felipe Pontes.

Segundo Felipe, o pagamento da recompensa deve ser um prêmio para uma ação eficaz que, realmente, colabore para a prisão do pediatra e, portanto, algumas regras precisam ser seguidas pela pessoa interessada, conforme mostra a lista a seguir:

“1) Identifique onde o criminoso está escondido.
2) Leve a polícia até o local e registre uma foto dele algemado dentro da viatura policial.
3) A recompensa será paga via PIX, convertida para R$ com base na cotação do dólar no dia da prisão, após a chegada do criminoso à delegacia.

Para garantir o pagamento
– Avise com antecedência para qual delegacia ele será encaminhado.
– Envie uma foto adicional comprovando a chegada dele na delegacia.
– Certifique-se de acompanhar até a delegacia para evitar fugas. Não confie em ninguém. Ele é ardiloso.
– O pagamento será feito somente após a confirmação prisão pela polícia.
– Recompensa válida para a primeira pessoa que conseguir cumprir com todos os requisitos e me informar aqui no Instagram por mensagem

Clique aqui e leia mais sobre o caso.

Confira postagem:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Felipe Pontes (@felipepontespb)

Continue Lendo