Nos acompanhe

Paraíba

Aos 12 anos, criança do interior da PB precisa de cirurgia cerebral para sobreviver com doença rara

Publicado

em
Natural do município de Matureia, localizado no Sertão paraibano, Maysa Silva de Oliveira, de 12 anos, corre contra o  tempo para realizar uma cirurgia que pode melhorar sua qualidade de vida. Ela foi diagnosticada aos 6 anos com a distonia generalizada, doença neurodegenerativa que causa contrações dolorosas e incapacitantes, e agora a família lançou uma campanha para alcançar R$150 mil – valor necessário para conseguir o equipamento que deve melhorar sua condição.

Suelene Nogueira, mãe de Maysa, explica que o recurso será utilizado para comprar eletrodos para serem implantados na cirurgia de estimulação cerebral, a qual ela precisa fazer. A família aguarda há mais de um ano para realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que não tem previsão de quando fornecerá o equipamento. Fazendo a compra do material, a cirurgia pode ser feita de forma mais rápida ainda que pelo sistema público.

“Ela sente dor 24 horas e não está aguentando mais. A doença dela tem se desenvolvido de forma muito rápida, um caso muito agressivo e infelizmente não dá para esperar. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance, mas a única coisa que pode realmente ajudar é a cirurgia”, explicou Suelene.

Maysa, que em 29 de julho completa 13 anos, tem tido dificuldades para se alimentar e fazer movimentos simples. Por conta de um desvio na coluna,  não consegue sentar, passando todo o tempo deitada.  Sem poder ter uma infância normal, sofre diariamente e tem lutado para viver.  De acordo com sua mãe, a cirurgia vai reduzir as dores e proporcionar um pouco mais de bem-estar. Ela apela para que as pessoas possam ajudar fazendo doações de qualquer quantia.
“Ela vem sofrendo muito e, como mãe, é muito difícil ver isso, ver o filho em cima da cama e não poder fazer nada. Qualquer valor ajuda para chegarmos no total e ela fazer a cirurgia o mais rápido possível. Ela não aguenta mais esperar”, lamentou.

A doação para ajudar família a comprar o equipamento e fazer a cirurgia pode ser feita através de uma vakinha virtual {https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-de-ajuda-para-cirurgia-da-maysa}; pelo PIX {041.530.154-82} ou pela conta bancária da Caixa Econômica {Ag 0043 conta poupança: 194856-0}.

Doença – A distonia generalizada é uma desordem neurológica que causa contrações musculares involuntárias, resultando em posturas anormais envolvendo o dorso, pescoço e os membros superiores e inferiores. Essas posturas são acompanhadas por movimentos de torção ou tremores. Ela pode afetar todo o corpo, dificultando a movimentação e impossibilitando o controle dos espasmos.

 

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo