O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), durante entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, na tarde da terça-feira (8), criticou a postura do deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota) em relação ao episódio da carga de arroz roubada que havia sido entregue pela empresa vencedora da licitação à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) como sendo lícita.
João Azevêdo lamentou o fato do parlamentar ter optado por divulgar informações dando a entender que a própria Seap teria optado por comprar uma carga roubada quando, na verdade, foi a Secretaria que identificou, através do cruzamento de informações com a Secretaria Estadual da Fazenda, que se tratava de produto roubado.
Ainda de acordo com o governador, por iniciativa da própria Seap, as autoridades policiais foram acionadas, o motorista do caminhão preso e aberto um processo para apuração da responsabilidade do fornecedor da mercadoria para o Estado.
Azevêdo, ao comentar o fato, lembrou da importância das redes sociais nas nossas vidas e que devemos utilizá-las, sempre, como fonte de notícias verdadeiras e como ferramenta de combate à mentiras de “marginais”, porque, para o governador, quem produz as chamadas ‘fake news’ é um marginal e está cometendo crime.
“Quem produz fake news é um marginal por estar cometendo um crime. Quando se comete crimes, tem que ser tratado como marginal”, disse João.
O governador, ao dirigir sua fala para o deputado, ilustrou a situação, perguntando se o parlamentar teria condições de identificar uma cerveja roubada que, por ventura, lhe tivesse sido servida em um bar, pois, segundo Azevêdo, do mesmo modo a Secretaria não teria condições e que só as teve a partir de um trabalho sério de cruzamento de dados.
“Não é o Estado da Paraíba que comprou carga roubada, evidente. Talvez fosse caso de perguntar ao deputado se ele entrasse num bar, pedisse uma cerveja e aquela cerveja tivesse sido roubada, como é que ele identificaria. Ou seja, isso é o aproveitamento rasteiro da política, que eu não entro nessa discussão”, finalizou Azevêdo.
Na mesma ocasião, o governador da Paraíba tranquilizou aos servidores estaduais afirmando também se tratar de ‘fake news’ a informação de que o Estado iria suspender o pagamento da Bolsa Desempenho para a categoria.
“Você que é policial, você que é professor, fique absolutamente tranquilo. No salário que você vai receber este mês estará sua Bolsa Desempenho”, garantiu.
João Azevêdo atribuiu a divulgação da informação falsa a um blogueiro “que quis causar um problema grande […]. Isso é a chamada barrigada que se fala no Jornalismo e que, infelizmente, acontece por que tem incompetente em todo canto”, pontua.