A provável ida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o Patriota, após negativa de outros nove partidos, já provocou racha na legenda e a ida das consequências dessa possibilidade para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com informações que circulam na imprensa nacional, a informação da provável filiação de Bolsonaro ao partido foi dada pelo filho, senador Flávio Bolsonaro, que se filiou ao Patriota nesta segunda-feira (31) e deu a indicação de que o próximo da família seria o pai.
A notícia provocou um racha de proporção violenta na legenda, tanto que, integrantes do Patriota já entraram com uma ação no TSE alegando que mudanças no estatuto do partido teriam sido promovidas às pressas para beneficiar aos ‘bolsonaros’ que, teriam colocado como condição para filiação do presidente, a promoção de uma mudança ‘conveniente’ para eles no comando de diretórios estaduais.
A informação da intervenção não é confirmada pelo presidente do partido, Adilson Barroso, que é um dos que mais comemoram a ida dos ‘bolsonaros’ para a legenda, em detrimento, por exemplo, do próprio vice-presidente do Patriota, Ovasco Costa e do deputado federal Fred Costa, de Minas Gerais, que já se pronunciou públicamente se dizendo contra “o golpe rasgando o regimento”.
Comando
A ideia de ser dono e comandar um partido só da família tem sido acalentada por Jair Bolsonaro há muito, tanto que tentou, junto aos seus mais fiéis aliados, criar o próprio partido, o Aliança pelo Brasil, mas, como não obteve sucesso, tentou colocar como condição de filiação a posse de uma ‘carta branca’ do partido escolhido para ele.
As negociações com nove legendas, porém, falharam ao serem pedidas expulsões de nomes que não estivessem dispostos a seguir a ‘cartilha’ desenhada pelo presidente.
O PSL, partido ao qual Bolsonaro era filiado, foi um dos que negou a entrada do presidente na legenda porque uma das condições exigidas era a expulsão do deputado federal paraibano Julian Lemos e de outros membros da sigla.
O PRTB também negou disposição em dar ‘carta branca’ como condição para ele se filiar à legenda.