O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), Dunga Júnior, e o secretário municipal de Planejamento (Seplan), Félix Neto, foram homenageados na noite desta sexta-feira, 15, durante a realização de uma live da programação do Maio Amarelo.
A comenda foi concedida pelo presidente em exercício da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), advogado Sheyner Asfora, nos momentos iniciais da live que promoveu o debate sobre “Crimes de Trânsito na perspectiva das novas alterações do Código de Trânsito Brasileiro”.
De acordo com Sheyner, a entrega das placas aos dois dirigentes é um reconhecimento da Abracrim pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na STTP, objetivando a redução de acidentes de trânsito no município de Campina Grande, quando da realização de ações de engenharia ou de campanhas educativas, a exemplo do Maio Amarelo.
“Temos uma excelente parceria com a STTP, que nos acolheu desde a gestão do então superintendente Félix Neto e, agora, renovada e mantida na administração de Dunga Júnior. Por isso, essa moção de reconhecimento pela valorização do trabalho em equipe desses dois baluartes, que inovaram com tecnologia na mobilidade urbana da cidade”, ressaltou Asfora, dirigente da Abracrim nacional.
Impedido de comparecer ao evento por questões de saúde, o superintendente da STTP, Dunga Júnior, foi representado pelo gerente administrativo do órgão, Vítor Ribeiro. Ao receber a homenagem, Ribeiro disse que não se muda o que dá certo, se amplia. E que a parceria, com a Abracrim, é salutar e será continuada para que juntos sejam alcançados os objetivos de um trânsito mais humano.
“Temos a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando para a redução de acidentes. Esse é o foco do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, tendo no comando das ações o superintendente Dunga Júnior e nossa brilhante equipe de colaboradores”, declarou Vitor.
Sobre a homenagem recebida, o superintendente da STTP agradeceu ao reconhecimento e as deferências pelo representante da Abracrim.“Isso só aumenta a nossa responsabilidade no desenvolvimento das nossas atividades, principalmente na luta pela redução dos acidentes de trânsito em Campina Grande. Este é o nosso foco. Essa é a nossa batalha de uma guerra que necessita ser vencida”, disse Dunga.
Para o ex-superintendente Félix Neto, atual secretário de Planejamento de Campina Grande, e que também participou da live como um dos debatedores, “o legado da educação de trânsito deve perdurar por muito tempo, num trabalho contínuo e de mãos dadas pelos gestores e governantes, na busca pelo principal resultado, que é a redução no número de acidentes”.
O evento
A live foi transmitida pelos canais oficiais (YouTube e Facebook) da Prefeitura de Campina Grande. Organizado em forma de debate, o evento contou ainda com a participação do membro do Conselho Nacional da Advocacia Criminal da Abracrim, advogado Rômulo Leal Costa; e do coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, Israel de Moura Farias Júnior, que participou de forma remota.
Em sua apresentação, o ex-superintendente Felix Neto abordou as ações realizadas em Campina Grande para a construção de um trânsito mais seguro. Em seguida, o advogado Rômulo Costa falou sobre “As alterações do Código de Trânsito Brasileiro e seus efeitos penais”. Por fim, o coronel Israel de Moura abordou o tema “A teoria mista da pena aplicada ao criminoso do trânsito”.
O objetivo do Maio Amarelo em Campina Grande, nesta edição 2021, é diminuir ao máximo o número de acidentes envolvendo motos. Para isso, a STTP preparou uma série de atividades educativas e interativas para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de todos se unirem para reduzir as mortes no trânsito.