Nos acompanhe

Paraíba

Santa Rita: Azevêdo visita obras do Hospital Infantil e garante expansão dos serviços de saúde

Publicado

em

O governador João Azevêdo realizou, nesta terça-feira (11), uma visita técnica às obras de construção do Hospital Infantil do município de Santa Rita, juntamente com o prefeito Emerson Panta.

O empreendimento contará com uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, que permitirá a expansão do atendimento em saúde na nova unidade hospitalar e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do investimento e o compromisso do Governo da Paraíba para garantir parcerias que resultam em obras e ações importantes para o município. “Santa Rita tem esse sonho de ter um hospital infantil e em função do equipamento que temos, a UPA, queremos, por meio da parceria entre o estado e a prefeitura, trazer para a novo hospital o espaço do atendimento infantil que é prestado hoje na Unidade de Pronto Atendimento. Eu espero que até o final do ano, o hospital entre em funcionamento, bem como a ampliação dos serviços da UPA. O Hospital Infantil vai atender pessoas da região e a população pode ter a certeza de que vamos ajudar a gestão municipal a colocá-lo em funcionamento”, frisou.

João Azevêdo também destacou as obras de infraestrutura anunciadas pela gestão estadual e a instalação da unidade industrial da Kappesberg em Santa Rita. “A obra de ligação entre o município e o Bairro das Indústrias já está em processo de licitação e trará desenvolvimento para a região. Nós faremos a via, e a prefeitura a iluminação. Além disso, a Kappesberg já está operando aqui, irá construir uma fábrica e serão R$ 250 milhões em investimentos e mais de mil empregos gerados na região, colocando Santa Rita como o maior polo moveleiro do estado, gerando emprego e renda para o município”, acrescentou.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, enalteceu o compromisso do Governo do Estado de assegurar a qualificação do atendimento em saúde no município. “É motivo de orgulho para nós termos o governador no nosso município e agradecemos pelo cuidado e zelo que o nosso povo precisa e merece. Essa obra foi pensada e sonhada por nós com muito carinho e é fundamental essa parceria com o estado porque sem ela não teríamos a condição de colocar em prática esse sonho, com o compromisso do governador que estendeu a mão para o que representa a esperança do nosso povo, que são nossas crianças. A nossa população se sente acolhida pelo Governo do Estado”, comentou.

A deputada estadual Jane Panta também agradeceu a parceria firmada entre as gestões estadual e municipal. “Nós víamos a necessidade das crianças, começamos a obra e pensávamos como ela seria mantida e Deus colocou o senhor e esse ato deixará a sua marca na nossa cidade porque o que estamos fazendo tem uma representatividade, pois salvará vidas. O valor dessa obra é imensurável e Santa Rita tem um potencial imenso e pode crescer ainda mais e eu só tenho a agradecer”, falou.

O secretário executivo da Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, lembrou que a UPA de Santa Rita atende diariamente mais de 70 crianças e a abertura do novo hospital irá assegurar a melhoria na prestação do serviço à população. “Nós estamos executando o planejamento de expansão da oferta de saúde em Santa Rita numa parceria entre a prefeitura e o estado. A UPA será uma unidade destinada ao cuidado de adultos e no Hospital Infantil vamos fazer o atendimento de urgência, emergência, exames  e consultas ambulatoriais, qualificando o jeito de cuidar numa cidade tão importante para a Região Metropolitana. Nós também temos uma parceria com o município no primeiro atendimento dos casos de Covid-19 que tem trabalhado muito bem junto ao Centro de Regulação Estadual”, evidenciou.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O portal institucional do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) conquistou pelo terceiro ano seguido o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), destacando sua dedicação em zelar pelos recursos públicos com eficácia e transparência. O resultado foi anunciado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu de 11 até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, a auditora de Controle Externo Zaira Chagas Guerra Pontes, chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE-PB, representou o presidente da Corte paraibana, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho e recebeu o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Este ano, 32 Tribunais de Contas brasileiros participaram do ciclo, com uma média de transparência de 92,12%. A pesquisa avaliou a transparência de 7.370 Unidades Gestoras (UGs), das quais 1.831 foram certificadas.

O processo de certificação envolveu a colaboração de 6.315 servidores das UGs, em sua maioria controladores internos, além de 466 auditores de controle externo do Sistema Tribunais de Contas. A pesquisa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Além dos resultados do PNTP, durante o ENTC, também foram apresentados os dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), um instrumento que avalia o desempenho dos tribunais, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas e de fiscalização, e dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

Os resultados da pesquisa e do MMD-TC estão disponíveis no Radar da Transparência, reforçando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão pública.

O resultado está disponível no Radar da Transparência.

PNTP – O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, em parceria com os 33 Tribunais de Contas do país. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

“Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido”, diz Hervázio sobre nome de Cícero para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista nesta terça-feira (19/11), afirmou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), poderá disputar numa chapa majoritária o comando do Governo do Estado da Paraíba, nas Eleições 2026.

Hervázio aponta Cícero como nome estratégico e de destaque com vistas ao próximo pleito estadual.

Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido“, assegura o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Lei que institui a política de atenção à saúde materna é aprovado pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei (PL 1979/24) que institui as diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no âmbito da Paraiba.

De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o PL segue para a sanção do governador João Azevêdo e prevê uma série de ações para cuidados com a saúde mental das mulheres.

“Muito feliz em aprovarmos por unanimidade este importante projeto. Sabemos o quanto as mulheres sofrem pressões todos os dias. São várias as formas de violências ainda presentes na sociedade. Esperamos com este projeto fortalecer as políticas de saúde mental das paraibanas e criar uma sociedade mais justa e melhor para todas as mulheres”, disse Cartaxo.

O Projeto de Lei prevê a atenção humanizada, cientificamente fundamentada e em tempo oportuno para prevenção dos quadros de sofrimento psíquico relativo à maternidade, além de recuperação e acompanhamento das situações já instaladas; a sensibilização da comunidade para compreensão da importância da rede de apoio à mulher que se torna mãe para que esse ciclo da vida não seja vivido de forma isolada e com sobrecarga.

O projeto também estimula a conscientização da população sobre os direitos das mães e das famílias no que diz respeito aos períodos gestacional e puerperal; e o cuidado respeitoso a todas as mães, de modo a que mantenham sua dignidade, confidencialidade e privacidade, com apoio contínuo, livre de danos e de maus-tratos.

Continue Lendo