Nos acompanhe

Paraíba

Presidente do IPSEM descarta aumento de alíquota para servidores da PMCG

Publicado

em

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Campina Grande (IPSEM), Antônio Hermano, se pronunciou acerca da aprovação na Câmara de Vereadores acerca da correção no valor do cálculo atuarial que incide diretamente nos vencimentos dos servidores públicos. E foi enfático: a nova lei não aplica qualquer ônus aos salários dos funcionários do Município, como informaram equivocadamente alguns jornalistas.

Hermano explica que a atualização atuarial é  uma obrigação anual, estabelecida pela Lei Federal nº 9.717/98 e art. 40 da Constituição Federal de 1988. “Todos os regimes de previdência do Brasil (federal, estaduais e municipais) todos os anos, realizam tal estudo técnico e submetem aos respectivos legislativos. Seu intuito é acompanhar de perto a evolução do sistema e realizar o planejamento tanto anual quanto para os próximos 30 anos”, discorre o presidente do Ipsem.

E lembra um detalhe interessante: a saudável suplementação apontada pelo estudo, no percentual de 7,5% que, ressalte-se, é suportado com recursos do Município, já é legalmente realizada há mais de uma década.

E reforca a informação que desconstrói a fake news: “Esse estudo não tem a função de aumentar a alíquota previdenciária,
atualmente em 14% (patronal e servidor), percentual que foi definido pela Constituição Federal, mais precisamente através da Emenda Constitucional 103/19, que constam na chamada Reforma da Previdência”.

O presidente Antônio Hermano disse ainda que o plano de amortização, definido com base no estudo técnico atuarial, aponta para a necessidade de que o ente público possa realizar uma suplementação das alíquotas previdenciárias, com recursos próprios, sem qualquer interferência na alíquota do servidor e visando a garantir a saúde financeira do regime previdenciário, assim como diminuir o deficit atuarial.

Com os esclarecimentos, a Prefeitura de Campina Grande põe fim às insinuações caluniosas de que estaria sendo realizado, com a aprovação de tal matéria por parte do Legislativo municipal, qualquer tipo de aumento na alíquota previdenciária para os servidores municipais e nem tão pouco um aumento de custos para os cofres da administração campinense.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

PF investiga crimes de fraude a procedimentos licitatórios e contratos públicos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a Operação Family First, que tem como objetivo combater crimes de fraudes em procedimentos licitatórios e contratos públicos praticados por empresa de assessoria em licitação sediada no município Monteiro/PB.

Segundo as investigações, a empresa prestava serviços de assessoria para organização de certames públicos realizados por prefeituras municipais, tendo sido constatado que várias destas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos controlada pela própria empresa assessora, registradas em nome de familiares dos investigados, suspeitos de serem “laranjas”.

Durante as investigações, foi possível identificar a participação de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação de alguns dos municípios que realizaram certames com a empresa de assessoria, com suspeitas de favorecimento para que a distribuidora de alimentos em nome de terceiros vencesse as licitações e assinasse contratos públicos de fornecimento de cestas básicas.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, que foram cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados no município de Monteiro.

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem chegar a 19 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações, a depender do resultado da análise do material apreendido.

Continue Lendo