O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta segunda-feira (19), edital de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 85 vagas e formação de cadastro de reserva para estágio não obrigatório interno (Bolsa-Estágio). As inscrições ficarão abertas no período de 24 a 30 de abril. O valor da bolsa será de R$ 787,98 e auxílio-transporte no valor de R$ 10,00 ao dia.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico intitulado “Formulário de Inscrição ‑ Edital nº 17/2021 ‑ GR/UFPB”, deve-se anexar as cópias digitalizadas em arquivo único, no formato PDF, da documentação elencada no edital, observando a modalidade de concorrência na seleção – ampla concorrência, candidatos com deficiência e candidatos negros.
Sobre o número efetivo de estagiários contratados em cada curso, o Gabinete da Reitoria reservará 10% das vagas de estágio aos estudantes com deficiência e 30% das vagas de estágio aos estudantes negros.
As vagas estão distribuídas entre as seguintes unidades: Biblioteca Central, Editora Universitária, Gabinete da Reitoria (Assessoria de Comunicação-ASCOM, Gabinete da Vice-Reitoria e Museu Casa de Cultura Hermano José), Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Superintendência de Educação a Distância, Superintendência de Infraestrutura, Superintendência de Logística de Transporte, Superintendência de Serviços Gerais e Superintendência de Comunicação Social (TV UFPB).
Podem concorrer estudantes dos cursos de graduação em Administração, Arquitetura, Arquivologia, Artes Visuais (Lic. e Bach.), Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Comunicação em Mídias Digitais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão Pública, Jornalismo, Letras (Licenciatura), Matemática Computacional, Química (Lic. e Bach.), Química Industrial, Radialismo e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.
O processo de seleção será realizado em até três etapas: Análise da Declaração de Vínculo e do Atestado de Matrícula emitidos pelo Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), de caráter eliminatório; Análise do Histórico Escolar emitido pelo Sigaa, de caráter eliminatório e classificatório; e para os candidatos das vagas dos setores Biblioteca Central, Editora Universitária, Gabinete da Reitoria (Assessoria de Comunicação-ASCOM, Gabinete da Vice-Reitoria e Museu Casa de Cultura Hermano José), Superintendência de Infraestrutura, Superintendência de Serviços Gerais e Superintendência de Comunicação Social (TV UFPB), participação em entrevista virtual, gravada pela unidade concedente, a ser realizada no período de 03 a 06 de maio, com agendamento da unidade concedente de estágio, de caráter classificatório.
Exigências – Para participar da seleção, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: estar matriculado e com frequência ativa em curso de graduação na UFPB; ter integralizado, até a data de inscrição, no mínimo, 12% e, no máximo, 85% da carga horária total do curso; ter CRA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a 6,0 (seis); ter disponibilidade de 4 horas diárias e 20 horas semanais no turno/horário do estágio, a ser definido pela unidade onde será realizado o estágio; não ter feito estágio por período igual ou superior a dois anos na UFPB, exceto pessoas com deficiência (conforme Art. 11 da Lei 11.788/08); e não receber qualquer outra bolsa de programa acadêmico da UFPB, exceto quando se tratar de auxílios de assistência estudantil.
O resultado final da seleção será publicado a partir do dia 18 de maio no site da UFPB, no endereço www.ufpb.br , e terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a critério do Gabinete da Reitoria ‑ GR/UFPB. A carga horária semanal do estágio é de 20 horas. A data prevista para início do estágio é a partir de 19 de junho.
As atividades de estágio na Universidade Federal da Paraíba, durante a emergência de saúde pública internacional decorrente do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), poderão ser desenvolvidas em três modalidades: Modalidade Presencial, Modalidade Híbrida ou Modalidade Remota. A modalidade aplicada obedecerá às normas fixadas nos regulamentos internos e externos.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]