Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Casamento Coletivo 2021 “Edição Superação”

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta semana as inscrições para o Casamento Coletivo 2021 – Edição Superação. A primeira etapa do processo de inscrição começa nesta segunda-feira (19) seguirá até o próximo domingo (25) e acontecerá de forma remota, através do link: https://docs.google.com/forms/d/1Q3fgob28yE2AQBzAUEWH26Ou13a8IJ3mUvCFceyqcYY/edit.

A cerimônia será realizada no dia 12 de junho e, neste ano, será adaptada em função das medidas de prevenção à covid-19. O evento acontecerá de forma remota ou híbrida, com local ainda a ser definido.

Após as inscrições, os casais passarão por uma curadoria dos documentos enviados. Os que estiverem com toda a documentação regularizada passarão para a etapa de votação popular. Nesta fase, a população campinense votará nas histórias mais inspiradoras dentro da temática da superação.

A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, destacou a importância do Casamento Coletivo para os grandes eventos realizados em Campina Grande. Ela fez ainda um convite aos interessados em participar desta edição especial e falou sobre o período de inscrição.

“O período das inscrições para o tão aguardado Casamento Coletivo se estenderá por toda essa semana e chamamos a atenção dos casais para os prazos estabelecidos. Nesta edição 2021 a nossa proposta é celebrar a importância do amor nestes tempos de pandemia. Por isso, repaginamos todo o grandioso evento para que os casais possam renovar a esperança, que é essencial na superação deste momento tão difícil que a humanidade enfrenta”, afirmou.

Além do site da Prefeitura de Campina Grande, o link para a inscrição desta primeira etapa também será disponibilizado no perfil do Instagram da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) @secretariadeculturacg.

Para esclarecer dúvidas quanto aos trâmites do evento foi disponibilizado o número 3322-5285. O atendimento acontecerá da segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia, exclusivamente para os casais interessados.

Para participar do Casamento Coletivo é necessário que os casais sejam residentes no município de Campina Grande ou nos distritos de Catolé de Zé Ferreira, Catolé de Boa Vista, São José da Mata, Santa Terezinha e Galante. É necessário o envio da documentação para a efetivação das inscrições e avanço para a próxima etapa.

Veja agora a documentação necessária para inscrição, que deverá ser anexada no formulário:

Para os Solteiros

Certidão de Nascimento atualizada (validade de 120 dias);

Cópia do CPF;

Cópia da carteira de identidade;

Cópia do comprovante de residência (que deve estar no nome dos noivos, em caso de imóvel alugado deve ser anexada uma declaração do proprietário do imóvel).

Divorciados

Certidão de casamento com a averbação do divórcio e a cópia da sentença de partilha de bens atualizada (validade de 120 dias);

Cópia do CPF;

Cópia da carteira de identidade;

Cópia do comprovante de residência (que deve estar no nome dos noivos, em caso de imóvel alugado deve ser anexada uma declaração do proprietário do imóvel).

Viúvos

Certidão de casamento e certidão de óbito do antigo cônjuge e inventário de bens;

Cópia do CPF;

Cópia da carteira de identidade;

Cópia do comprovante de residência (que deve estar no nome dos noivos, em caso de imóvel alugado deve ser anexada uma declaração do proprietário do imóvel);

Inventário de bens, com comprovante de residência emitido pelo cartório.

Pais dos noivos e padrinhos

Cópia do CPF;

Cópia da carteira de identidade;

Cópia do comprovante de residência.

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB solicita apoio de parlamentares paraibanos para o orçamento de 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, reuniu-se na manhã desta terça-feira (26/11) com o deputado federal Ruy Carneiro (PSC/Podemos). O encontro ocorreu em Brasília, onde a dirigente cumpre agenda de visitas aos parlamentares da bancada paraibana no Congresso Nacional com o objetivo de buscar recursos de emendas para 2025. Antes da visita a Ruy Carneiro, a reitora Mary Roberta também manteve agenda com os deputados federais Luiz Couto (PT) e Mersinho Lucena (PP).

No encontro com Ruy Carneiro, foram entregues ofícios solicitando recursos para os campi de Soledade, Santa Rita, Princesa Isabel, Pedras de Fogo, Itabaiana, Guarabira, Catolé do Rocha e Cabedelo, além da Reitoria. Em um dos documentos direcionados ao parlamentar do Podemos, a Reitoria solicita que o Instituto Federal da Paraíba figure como um dos eixos prioritários de contemplação de emenda de bancada, para credenciar-se a receber recursos para aplicar na expansão e modernização de sua infraestrutura.

A dirigente do IFPB comentou que a passagem pela Câmara dos Deputados, juntamente com diretores-gerais dos campi, tinha como intuito agradecer as ações da bancada paraibana em benefício da instituição bem como projetar as ações para 2025.  “E o deputado Ruy Carneiro tem sido um parceiro do Instituto Federal da Paraíba em várias ações, tanto defendendo nossas pautas como também nas emendas parlamentares, determinando recursos para os nossos campi e também para a nossa Reitoria”, afirmou Mary Roberta.

Conforme a reitora, o parlamentar paraibano assumiu, durante a visita, o compromisso de apoiar o Instituto novamente. “Para mim é uma grande satisfação, mais uma vez, receber aqui no meu gabinete a família IFPB”, afirmou Ruy Carneiro . Ele ressaltou que é testemunha do trabalho transformador que os Institutos Federais fazem não apenas na Paraíba, mas em todo o Brasil.

“Isso é  muito gratificante. Todos os recursos que eu tenho colocado, em Princesa Isabel, em Pedras de Fogo, em João Pessoa, têm dado resultados concretos na mudança de vida das pessoas. Eu digo sempre que, de todas essas instituições, na minha visão, sem dúvida nenhuma, o IFPB é, de maneira mais prática, ou mais rápida, a que mais transforma, dá o resultado para as pessoas, que é exatamente aquela formação, o emprego, se sentir útil, contribuir com a Paraíba e o Brasil”, afirmou. “Contem sempre comigo. Parabéns pelo trabalho! Eu fico feliz em poder fazer parte da família IFPB”, complementou.

DEMANDAS APRESENTADAS PELO IFPB AO DEPUTADO RUY CARNEIRO

UNIDADE RECURSOS OBJETIVO
REITORIA R$ 2.800.000,00 Execução da Política de Segurança Institucional do IFPB (melhoria da segurança, acessibilidade e monitoramento); implantação do Centro de Demonstração em Energias Renováveis, como parte do Projeto ETRELA-IKI
CAMPUS CABEDELO R$ 5.883.254,99 Manutenção dos telhados dos blocos acadêmicos; adequação de corrimãos e guarda-corpos; instalação de plataforma elevatória no bloco administrativo; a equipagem do recém-inaugurado restaurante estudantil; aquisição de um micro-ônibus; aquisição de um laboratório equipado com 21 (vinte e um) computadores de alta performance; construção de ginásio poliesportivo.
CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA R$ 4.500.000,00 Construção do novo bloco acadêmico; aquisição de equipamentos para os laboratórios; aquisição de mobiliário e material permanente para o restaurante estudantil.
CAMPUS GUARABIRA R$ 7.100.000,00 Construção de auditório;  adequação, instalação e modernização dos laboratórios e setores administrativos do campus; construção de bloco de salas de aula; construção de uma área de lazer com espaço de vivência e espaço esportivo; aquisição de equipamentos para o refeitório; construção de um ginásio poliesportivo.
CAMPUS ITABAIANA R$ 275.062,00 Aquisição e instalação de um ambiente de biblioteca para o campus, destinado a atender às demandas de ensino e pesquisa dos estudantes.
CAMPUS PEDRAS DE FOGO R$1.250.000 Recursos necessários para garantir a conclusão da construção da sede definitiva do campus (em andamento).
CAMPUS PRINCESA ISABEL R$ 100.000,00 Construção de rampas de acessibilidade no bloco administrativo do campus.
CAMPUS SANTA RITA R$ 2.000.000,00 Alargamento e pavimentação de uma via marginal da BR-230, entre os quilômetros 41 e 42.
CAMPUS SOLEDADE R$ 200.000,00 Construção de sala de aula.

Continue Lendo