Nos acompanhe

Paraíba

Com a vista mais ampla e alta de João Pessoa, mirante do Tour Geneve encanta turistas e pessoenses

Publicado

em

Para contemplar João Pessoa de uma maneira única, o Mirante Skybeach, no Altiplano, oferece uma experiência inesquecível. A vista panorâmica de 360º é uma das principais atrações do Complexo Tour Geneve, prédio mais alto do Nordeste e segundo do Brasil, e tem encantado pessoenses e turistas do Brasil e do exterior. O espaço funciona de segunda a sexta, e os ingressos custam R$ 20. Crianças de até 7 anos não pagam.

O mirante já se tornou o novo point da capital paraibana e conta com 182,3 metros de altura, proporcionando os visitantes contemplarem desde o ponto mais oriental das Américas – a Ponta do Seixas – até as praias de Cabedelo. Do local, também é possível conferir alguns das principais avenidas da cidade, como a Beira Rio e Epitácio Pessoa. No fim de tarde, o espaço é escolhido por amigos e familiares para prestigiarem do alto o pôr do sol no Rio Jaguaribe.

Para observar mais de perto os 24 km de praias urbanas e todos os detalhes da capital, o local conta ainda com um binóculo turístico de moedas. O elevador geral vai até o 48º andar, onde há mais dois lances de escada, que aumentam a expectativa pela vista, mas pessoas com dificuldade de locomoção, por exemplo, também têm acesso garantido por outro elevador.

Homenagem — Uma história curiosa do local é que ao sair do elevador principal, os visitantes se deparam com a estátua d‘O Cardeal’. A obra pertenceu a uma família Suíça há mais de 150 anos e o patriarca afirmava que todo dia, ao entrar em casa, recebia o bom dia do cardeal. Em agradecimento a João Pessoa, que ele considerava a mais bela do Nordeste, a família que preferiu permanecer anônima, presenteou o empreendimento com a imagem para que todos os dias ao nascer do sol, o Cardeal possa abençoar a cidade com um “bom dia”.

Encantamento – “É uma experiência única, desde a expectativa da entrada, que fica no subsolo e tem um corredor com vários aquários, até a subida. O elevador leva pouco mais de um minuto para chegar ao local e é incrível observar a cidade de um espaço totalmente diferente, principalmente no fim da tarde”, conta a estudante de medicina veterinária, Ellen Monteiro, que reside em João Pessoa”, conta.

Conhecer o Mirante SkyBeach também estava nos planos do funcionário público Anderson Lopes, que veio de Sousa, no sertão paraibano. “Vi as fotos nas redes sociais e fiquei fascinado com a paisagem. Quando pude ir a João Pessoa, não perdi a oportunidade de conhecer pessoalmente. É um ambiente muito agradável com uma vista da cidade e da orla de tirar o fôlego. É inesquecível”, destaca e garante que vai repetir a visita em breve.O local também já foi pauta na imprensa nacional. O programa “É de Casa”, da Rede Globo, mostrou João Pessoa de cima com a vista diretamente do Mirante, destacou o local e o atrativo turístico. Jornalistas de Belo Horizonte (MG) e de Campo Grande (MS), por exemplo, já pautaram o Mirante em suas reportagens sobre pontos turísticos da Paraíba.

O Mirante SkyBeach fica localizado no Complexo Tour Geneve, na Rua Maria das Dores Souza, 81, no Altiplano. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta, das 9h15 às 11h30, e das 15h às 17h15h. Para acompanhar todas as novidades, o instagram é o @miranteskybeach. Durante o período de pandemia, a atração tem seguido todos os protocolos de segurança e capacidade limitada de visitantes.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

PF investiga crimes de fraude a procedimentos licitatórios e contratos públicos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a Operação Family First, que tem como objetivo combater crimes de fraudes em procedimentos licitatórios e contratos públicos praticados por empresa de assessoria em licitação sediada no município Monteiro/PB.

Segundo as investigações, a empresa prestava serviços de assessoria para organização de certames públicos realizados por prefeituras municipais, tendo sido constatado que várias destas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos controlada pela própria empresa assessora, registradas em nome de familiares dos investigados, suspeitos de serem “laranjas”.

Durante as investigações, foi possível identificar a participação de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação de alguns dos municípios que realizaram certames com a empresa de assessoria, com suspeitas de favorecimento para que a distribuidora de alimentos em nome de terceiros vencesse as licitações e assinasse contratos públicos de fornecimento de cestas básicas.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, que foram cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados no município de Monteiro.

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem chegar a 19 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações, a depender do resultado da análise do material apreendido.

Continue Lendo

Paraíba

FliParaíba: 1º Festival Literário Internacional da Paraíba começa nesta quinta, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Contando com a participação de escritores e pesquisadores de destaque regional, nacional e internacional, além de feira de livros e apresentações culturais, começa nesta quinta-feira (28/11) o 1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba), que acontece em João Pessoa até sábado (30/11), no Centro Cultural São Francisco, com entrada gratuita.

O Festival é realizado pelo Governo da Paraíba em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), e tem como tema “Camões 500 anos – uma nova cidadania da língua”. O objetivo é promover a literatura paraibana, o intercâmbio entre escritores do Brasil com outros de países lusófonos, além de estimular nos jovens o hábito da leitura e da produção literária.

Programação – A programação da quinta-feira começa às 10h com o ‘Encontro de realizadores de festas e festivais de literatura da Paraíba’. Às 16h, acontece a abertura da Feira de Livros, com estandes de editoras e 76 lançamentos de livros, seguida de vernissage da exposição “O rosto Camões, 10 ideias para um futuro descolonizado”, de João Francisco Vilhena, às 17h. A Feira e a Exposição ficarão abertas durante os três dias do evento. Às 20h, haverá a cerimônia de abertura com a entrega dos prêmios do programa “Redação Nota 1000”, e encerramento às 21h com concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Na sexta-feira (29), a Feira de Livros e a exposição começam às 9h, com intervenção do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima), e têm início as mesas temáticas, sendo cinco no dia, com duração de uma hora. A primeira começa às 10h, “Identidade e reconhecimento: Camões, o estrangeiro”, com Alexei Bueno (RJ) e Milton Marques Júnior (PB). Às 11h, “Educação como pilar do futuro descolonizado”, com Vera Duarte Pina (Cabo Verde), Neide Medeiros (PB) e Maria Valéria Rezende (PB). Às 14h, será discutida “A literatura na construção da nova cidadania”, com a participação de José Eduardo Agualusa (Angola), Valéria Lourenço (CE) e Ezilda Melo (PB).

Às 15h, será a mesa “Culturas da diáspora e suas conexões”, com Angélica Ferrarez (SP), Rodrigo Faria e Silva (SP) e Ademilson José (PB), e às 16h “Moçambique e Brasil: intercruzamentos literários”, com a presença de Ungulani Ba Ka Khosa (Moçambique), Analice Pereira (PB) e Andréa Giordanna (PB). Haverá ainda intervenção do Prima às 17h, visita guiada à Exposição e Recital do poeta paraibano Jessier Quirino às 19h.

O sábado (30) segue com a Feira, Exposição e apresentação do Prima às 9h, e a primeira mesa às 10h, “Celebração em literatura: renovação, resiliência e territorialidade”, com António Quino (Angola), Tom Farias (SP) e Bianca Santana (SP). Às 11h, a mesa é “A arte e a fotografia: descolonizando pensamentos”, com a participação de João Francisco Vilhena (Portugal), Shiko (PB) e Bruno Ribeiro (PB).

Às 14h, a discussão será “Presenças e sabenças indígenas e africanas na literatura”, com Trudruá Dorrico (RO), Elio Chaves Flores (PB) e Rinah Souto (PB). Às 15h, vai se conversar sobre a “Reinterpretação dos clássicos: diálogo e interculturalidades”, com a presença de Bruno Gaudêncio (PB), Débora Gil Pantaleão (PB) e José Luis Tavares (Cabo Verde). A última mesa é às 16h, “Territórios da palavra, nossas histórias e identidades”, com José Eduardo Agualusa (Angola), José Manuel Diogo (Portugal) e Rui Tavares (Portugal).

Os shows de encerramento começam às 20h e ficarão por conta dos paraibanos Sandra Belê e Chico César.

A programação completa está disponível na página do Festival no Instagram @fliparaiba, e no site https://fliparaiba.org/

A iniciativa do Governo da Paraíba ocorre por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Fundação Espaço Cultural (Funesc), Secretaria de Estado de Administração (Sead), Fundação de Apoio aos Deficientes (Funad) e Companhia de Processamentos de Dados (Codata), em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA).

Continue Lendo