Nos acompanhe

Paraíba

Tarcísio Jardim destaca a importância da união para o combate à pandemia de Covid-19

Publicado

em

O vereador Tarcísio Jardim (Patriota) destacou a importância da união de vários segmentos na tentativa de buscar soluções para o combate à pandemia de Covid-19 no país. Ele ainda criticou a falta de apresentação de soluções para os problemas da pandemia pelas pessoas que criticam como ela tem sido administrada e sugeriu a ampliação de divulgação da vacinação. O parlamentar foi o sexto orador da sessão desta quinta-feira (18), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O parlamentar afirmou que o governo do presidente Jair Bolsonaro não é culpado pelos efeitos da pandemia no Brasil. “Em dois anos não se ajeita o Brasil. O PT ficou 16 anos no poder e se ele tivesse feito seu trabalho, não estaria do jeito que está. As novas gestões não têm culpa do número de mortes, mas têm a responsabilidade de mudar o quadro”, defendeu.

Para Tarcísio Jardim, a simples crítica não é suficiente para mudar o cenário de pandemia. “Enquanto pessoas morrem, outras falam que a vacina não chegou por causa do ‘seu’ presidente. Ele é o nosso presidente. Se já está lá, temos que torcer pelo sucesso. Mostrar o problema é muito fácil, mas sugerir como resolvê-lo é difícil. Toda hora procuramos culpados e não buscamos soluções. Fico pensando justamente em achar soluções e não só apontar o dedo”, criticou.

O vereador destacou a importância de haver mais divulgação e ampliação dos locais de vacina. Ele propôs a divulgação dos locais na mídia e citou sugestão do vereador Coronel Sobreira (MDB) de usar carros de som para alcançar os bairros periféricos da Capital.

“O poder público tem condições de utilizar carros de som para atingir onde as redes sociais não chegam. A divulgação pode ser feita na televisão, por meio de adesivos nos ônibus, muitas pessoas veem. São alternativas simples que dariam muito mais amplitude à vacinação e evitaria que as pessoas sofressem nas filas de vacinação. Que a gente consiga melhorar a situação da nossa população, deixar brigas políticas de lado e juntos encontrar soluções”, sugeriu o parlamentar.

Em aparte o vereador Marcos Henriques (PT) afirmou que nos governos de seu partido os investimentos em Saúde aumentaram 94%. “Uma das áreas que o PT mais investiu foi na Saúde. Construiu Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas, investiu na atenção básica e no Serviço de Atendimento Móvel e Urgência”, elencou o petista.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo