Cumprindo uma agenda diária de reuniões com parceiros sempre com o objetivo de contribuir com o progresso de Campina Grande e com o sucesso da gestão municipal, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, participou nesta quarta-feira (03), ao lado do vice-prefeito, Lucas Ribeiro, de uma reunião com representantes de órgãos ligados à área de saúde para discutir a implantação do pólo da saúde de Campina Grande.
Durante a reunião, foi apresentado pelo gerente regional do SEBRAE, João Alberto Miranda Leite, um planejamento desenvolvido em parceria com diversas entidades para que Campina Grande, que já́ é referência em saúde para mais de 180 municípios, se torne referência nacional no segmento, através da integração da cadeia produtiva e da excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Na ocasião, foram discutidas as formas de integração da cadeia produtiva de saúde, destacando os projetos inovadores como o HELP – Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa – da UNIFACISA, que está em fase de conclusão e deverá contar com 400 leitos e 20 salas cirúrgicas, gerando mais de dois mil empregos diretos e o Hospital da Unimed que deverá ser construído em uma área próxima ao Clube Campestre, no bairro do Catolé, com 100 leitos disponíveis.
O vice-prefeito, Lucas Ribeiro, destacou que um dos pilares da atual gestão é investir em saúde e fortalecer essa rede, independente dos desafios que se apresentam.
“Foi um dos compromissos de campanha que o prefeito Bruno Cunha Lima e eu defendemos e pelo qual estamos trabalhando. Acredito que através do diálogo e das parcerias, vamos fazer nossa cidade avançar com uma saúde melhor, mais perto de todos e também tendo esse setor como um fator econômico e de desenvolvimento”, completou.
Vetores da Economia
Através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande com o SEBRAE serão realizados estudos para obter uma visão macro dos cinco vetores que movimentam a economia da cidade (Inovação, Turismo, Educação, Saúde e Serviços).
A secretária Rosália Lucas explicou que uma consultoria será contratada para elaborar o diagnóstico da cidade nos cinco pontos que movem a economia. “A partir daí vamos criar um grupo de trabalho para atuar em diversas frentes e de forma estratégica e pontual, pelo desenvolvimento de cada vetor de maneira específica”, garantiu.
Laboratório de Empreendedorismo
Ainda segundo a secretária, já na próxima semana deverá acontecer uma reunião com o secretário de educação, Asfora Neto, para discutir a implantação do projeto em algumas escolas da rede municipal.
“Vamos criar laboratórios de empreendedorismo dentro das escolas da rede municipal. Essa é uma forma de estimular o lado empreendedor dos nossos alunos e colocar em prática um dos vetores que movem a economia campinense”, disse.
Registro de presença
A primeira reunião para formatação do Pólo da Saúde de Campina Grande também teve a presença do diretor do Help, George Pimenta, da Dra. Teresa Cristina, diretora da Unimed Campina Grande, do Prof. Nilton Silva, da Fundação Parque Tecnológico e do coordenador de Desenvolvimento Local, Jonnas Costa.