Nos acompanhe

Paraíba

OAB-PB lança pedra fundamental para construção da Cidade da Advocacia

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB), lançaram, na sexta-feira (29), a pedra fundamental para a construção da Cidade da Advocacia, que integrará, em um só lugar, a sede da OAB-PB, dependências da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia (Nova ESA).

O evento, comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e pelo vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, reuniu dezenas de advogados e advogadas e seguiu todos os protocolos sanitários de segurança e prevenção ao contágio do novo coronavírus, com distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de álcool em gel 70%.

O contrato de promessa de compra e venda de terreno de 6.800 m², localizado na avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano, em João Pessoa (PB), foi assinado no início deste mês pelo presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Felipe Santa Cruz, e pelo diretor tesoureiro do CFOAB, José Augusto de Araújo Noronha. O terreno foi adquirido por R$ 4,3 mi, pagos pelo CFOAB.

Além de Paulo Maia e Viana, participaram do evento o vice-presidente da OAB-PB, João de Deus Quirino; o secretário geral, Felipe Mendonça; a tesoureira, Leilane Soares; a secretaria geral adjunta, Carol Lopes; o presidente da CAA-PB, Assis Almeida; o tesoureiro do CFOAB, José Augusto Noronha, o secretário geral ajunto do CFOAB, Ary Raghiant; o diretor geral da ESA, Diego Cabral; e o presidente do TED, Paulo Freire; e o presidente da OAB de Roraima, Ednaldo Gomes Vidal.

Também estiveram presentes os conselheiros federais da OAB: Harrison Targino , Odon Bezerra (Conselheiro Federal, membro honorário vitalício e vereador do município de João Pessoa), Marina Gadelha, Rogério Varella Silvia Nogueira (Conselheira Federal pelo Pernambuco); os presidentes de Subseções da OAB-PB: Jairo de Oliveira Souza (Campina grande), Alberto Evaristo (Guarabira), Tauá Domiciano (Cariri) e Thalio Rosado (Catolé do Rocha); o procurador Geral do Município de João Pessoa, Bruno Nóbrega, que representou o prefeito Cícero Lucena; além de diversos conselheiros estaduais, presidente e membros de comissões da OAB-PB.

Num discurso emocionado, o tesoureiro José Augusto Noronha disse que como neto de paraibanos jamais pensou que seria um dos responsáveis pela execução de uma das obras mais importantes para a advocacia paraibana. “Estou emocionado, porque quando terrenos olhávamos muitos diziam que o Conselho Federal estava só enrolando a Paraíba, mas hoje estamos aqui assinando a ordem de serviço e mostrando àqueles que desconfiavam a seriedade do trabalho da OAB-PB e do Conselho Federal”, afirmou.

Noronha também destacou que a obra trará mais conforto e dignidade para a advocacia paraibana. “Conheço todas as sedes das OAB’s e dizia que a Paraíba merecia o respeito do Conselho Federal, com a construção de uma sede digna. Esse investimento que o Conselho Federal faz é só o começo. Essa sede precisa ser pensada no advogado do futuro, com espaço de compartilhamento, da ESA, da CAA”, concluiu.

Já o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, destacou o empenho e incansável luta do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, para conseguir a realização da obra, com recursos da advocacia nacional, para a Paraíba. “A luta não foi fácil, mas Paulo Maia se mostrou uma pessoa acima da média nesse processo de negociação. Como a obra é nacional, tivemos que fazer escolhas, e escolhas nunca são fáceis, mas Paulo Maia, mesmo nas suas cobranças, sempre se mostrava extremamente educado e pacificador para conseguir obter êxito no seu pleito, até que conseguimos viabilizar a obra para a Paraíba”, disse.

Viana também alfinetou os que se posicionam contra a obra e ratificou que a OAB irá sempre defender as prerrogativas de defesa dos advogados, mesmo contrariando interesses de alguns. “Meu coração transborda de alegria em participa desse ato de tanta representatividade para a advocacia paraibana e para a OAB Nacional. Mesmo que existam algumas aves de agouro, vamos continuar defendendo o respeito as prerrogativas da advocacia”, sustentou.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, também destacou a luta da OAB-PB para obter os recursos junto ao Conselho Federal para a realização da obra, já que outras Seccionais também pleiteavam os recursos, mas a advocacia paraibana foi prestigiada. “É uma área estrategicamente situada entre as zonas norte e sul da cidade. Não será uma sede suntuosa, mas ajustada às novas demandas dos advogados”, resumiu o presidente.

Paulo Maia também lembrou que o Conselho Federal e o FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados) também já autorizaram o aporte de recursos para a construção da Cidade da Advocacia. “Valeu a pena esperar por esse momento histórico e de grande alegria para todos os advogados e advogadas do estado”, completou.

Já o presidente da CAA-PB, Assis Almeida, destaca que a edificação unificará todas as atividades oferecidas pelo Sistema OAB na Paraíba e representa a conquista de antigo sonho da categoria. “Cabe-nos comemorar o feito, que sem dúvida dignifica a advocacia de nosso estado”, afirma.

Homenagem

Durante o evento, o diretor tesoureiro do CFOAB, José Augusto de Araújo Noronha, recebeu uma placa da OAB-PB pelo empenho para destinar os recursos da OAB Nacional para construção da cidade da “Advocacia na Paraíba”.

Continue Lendo

Paraíba

“A Butija do Pastoril Profano” estreia dia 10 de janeiro no Teatro Paulo Pontes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O elenco da Trupe de Humor da Paraíba, que comemora 33 anos de trajetória em 2025, na sexta-feira, 10 de janeiro, às 20h, estreia o espetáculo “A Butija do Pastoril Profano – Uma comédia para quem não é frouxo!”, misturando terror, assombração e muitas presepadas. Com ingressos a partir de R$ 25,00 (meia) estão disponíveis na loja Belíssima Cosméticos (Mangabeira) no site Outgo.

O texto é fruto de um processo criativo coletivo, com direção de Edilson Alves, com apresentações nos dias 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24 e 25 de janeiro. Após cumprirem pena na prisão, um grupo de personagens desajustados recebe uma notícia inesperada: uma das amigas descobre que herdou uma misteriosa botija de sua tia recém-falecida. Movidas pela curiosidade (e pela ganância), elas embarcam em busca do tão falado tesouro. No entanto, o que parecia ser um golpe de sorte se transforma em uma aventura hilária, cheia de reviravoltas, situações inusitadas e o toque profano característico da trupe.

Com 70 minutos de duração, o espetáculo promete arrancar gargalhadas do público com uma experiência interativa e recheada de humor. Personagens já amados pelos espectadores dão vida à história, enquanto uma novidade no elenco promete surpreender.

No elenco Maria do Bu (Tony Silva), Selma Camburão (Raymon Farias), Verônica Show (Aluísio Sousa), Nildinha Bolo Fofo (Miguel Rebert), Dengoso (Edilson Alves), Tapeba do Cuminho (Epitácio Sousa), Motorista e Músico (Matheus Henrique), Amapola Furacão (Erick Souza). Cenários, figurinos, adereços e iluminação: Nelson Alexandre, sonoplastia de Wagner Nascimento, relações públicas e redes sociais Ícaro Diniz e produção de Giovana Gondim, Wagner Nascimento, Ícaro Diniz e Nelson Alexandre. Direção Geral Edilson Alves.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Forró Verão inicia neste sábado com shows de Limão com Mel, Waldonys, Banda Cascavel e Forró Pegado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa se transforma na capital do forró, a partir deste sábado (04/01), com a abertura da segunda edição do Festival ‘Forró Verão’, que acontece até o dia 02 de fevereiro, com shows gratuitos no palco montado nas areias da Praia de Tambaú. Nessa primeira noite, a Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), traz na programação nomes tradicionais do forró, como Limão com Mel, Waldonys, Banda Cascavel e Forró Pegado.

“Nós estamos abrindo, esta semana, a segunda edição do nosso Forró Verão. Uma experiência exitosa que realizamos no ano passado, a pedido do prefeito Cícero Lucena, e foi considerada um sucesso. Este ano, aproveitamos novamente este momento de férias da população, a alta estação de verão, com uma presença recorde de turistas em nossa cidade. Por isso, renovamos o festival trazendo grandes nomes da música para a cidade de João Pessoa durante o mês de janeiro e início de fevereiro. Tenho certeza que também será um sucesso”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Toda a estrutura já está montada. “Temos uma parceria com o Governo do Estado que nos ajuda na política de segurança pública, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa e demais órgãos da prefeitura que nos ajuda a realizar esse grande evento”, destacou o diretor.

Na sua avaliação, o desenvolvimento da cultura local e da economia são as principais marcas do evento. “O festival valoriza a cultura do forró na Paraíba e desenvolve uma política de economia em torno da rede produtiva beneficiando diretamente bares, hotéis, restaurantes, mercados, mercadinhos, a rede de táxis, de aplicativos e todo um agregado de empresas e de empreendedores que são beneficiados diretamente, desde o grande e o pequeno hotel, a pousadas, ao comércio ambulante. Então, é realmente um festival que promove música de qualidade para o público, para o morador, para o turista, mas também desenvolve a economia local”, complementou Marcus Alves.

Atrações – De acordo com a programação, a Banda Limão com Mel fará o show de abertura do Forró Verão. Em seguida sobe ao palco o cantor e sanfoneiro cearense Waldonys. Na sequência, muito forró com Deborah e Isaías da Banda Cascavel, com mais de 20 anos de história, encerrando a noite com Forró Pegado, com Douglas Pegador.

Na semana seguinte, 11 de janeiro, o público poderá aproveitar as performances da cantora Eliane, Cavalo de Pau, Kally Fonseca e Ranniery Gomes. A festa continua em 18 de janeiro, com Joelma, Mastruz com Leite, Sâmya Maia e James Souza.

No dia 25 de janeiro, Cavaleiros do Forró, Walkyria Santos, Banda Encantu’s e Kelly Silva. Encerrando o festival, no dia 02 de fevereiro, a noite será animada pelos cantores Flávio José, Alcymar Monteiro, Amazan e Raifi Sousa.

Programação do Festival de Verão 2025:

04 de janeiro:

•      Limão com Mel

•      Waldonys

•      Banda Cascavel

•      Forró Pegado

11 de janeiro:

•      Eliane

•      Cavalo de Pau

•      Kally Fonseca

•      Ranniery Gomes

18 de janeiro:

•      Joelma

•      Mastruz com Leite

•      Sâmya Maia

•      James Souza

25 de janeiro:

•      Cavaleiros do Forró

•      Walkyria Santos

•      Banda Encantu’s

•      Kelly Silva

02 de fevereiro:

•      Flávio José

•      Alcymar Monteiro

•      Amazan

•      Raifi Sousa

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Folia de Rua 2025: com Ivete e Bell já confirmados evento promete ser o maior do Nordeste

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Folia de Rua 2025, que já tem os cantores Bell Marques e Ivete Sangalo confirmados, promete ser a maior prévia carnavalesca do Nordeste, principalmente, pela “invasão” de turistas que vive a cidade de João Pessoa que chegou a figurar na lista das dez localidades mais procuradas por viajantes do mundo inteiro.

De acordo com informações da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Léo Santana também já foi confirmado para participar de um dos dias do evento, a lista porém, ainda está sendo finalizada e a expectativa dos foliões é que outros nomes de “peso” também sejam confirmados.

O evento se consolidou ao longo dos anos como o maior pré-Carnaval da Capital paraibana e dentre as atrações mais famosas está o Bloco dos Atletas, o Vumbora, o Muriçocas do Miramar e as Virgens de Tambaú.

Continue Lendo