Nos acompanhe

Paraíba

João Gonçalves e Tovar Correia Lima são eleitos e ocuparão cargos na Mesa Diretora da ALPB

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (1º), a posse da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. Os deputados João Gonçalves e Tovar Correia Lima foram eleitos para compor a nova Mesa Diretora da Casa, nos cargos vagos de primeiro secretário e de segundo vice-presidente, respectivamente.

O ato ocorreu em sessão preparatória para posse dos parlamentares eleitos e instalação do segundo biênio da 19ª Legislatura, que foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB).

Antes de iniciar a votação, o presidente Adriano Galdino explicou o motivo da não realização da abertura dos trabalhos na sede oficial da ALPB. O deputado ressaltou que o Regimento Interno da Casa prevê, em seu artigo 1º, parágrafo único, que “havendo motivo relevante, ou de força maior, o Poder Legislativo poderá, por decisão da Mesa Diretora, reunir-se em outro edifício ou em outro ponto diverso do território paraibano”.

Adriano Galdino destacou ainda o empenho de todos os servidores da Assembleia para a realização da sessão, com todos os protocolos sanitários para evitar a propagação do covid-19. O parlamentar também confirmou a realização de uma sessão remota nesta terça com a participação do governador João Azevêdo, que vai proferir a mensagem do chefe do Executivo ao Poder Legislativo.

Ao avaliar os trabalhos da Assembleia Legislativa no ano de 2020, o deputado Tião Gomes, que passou a responder pela primeira Vice-Presidência da ALPB no biênio 2021/2022, observou que a Casa de Epitácio Pessoa teve uma produção recorde, e até melhor que outras legislaturas em que não se viveu situação tão grave quanto a pandemia do coronavírus. Ele atribuiu o sucesso ao fato da Mesa Diretora da Casa estar bem e atuando em harmonia. “Nós tivemos um ano muito difícil, mas não deixamos de trabalhar. Produzimos mais do que nos outros anos todos, o que mostra o trabalho dos deputados sob a presidência do deputado Adriano Galdino que gosta de produzir”, pontuou.

Já o deputado João Gonçalves, eleito para a 1ª secretaria, agradeceu a todos pela lembrança. “Obrigado aos colegas que se dispuseram a colocar o meu nome e me escolher como primeiro secretário. Estou pronto para contribuir para melhorar cada vez mais todas as ações da nossa Assembleia Legislativa”, destacou.

Votação

As votações aconteceram em uma mesma cédula de papel, onde os parlamentares escolheram os nomes das duas vagas restantes para a Mesa Diretora e colocaram o voto em uma urna. Com o apoio das lideranças da situação e oposição, os votos foram contabilizados e João Gonçalves foi eleito como 1º secretário com 24 votos e Tovar obteve 35 votos para a 2ª vice-presidência. O deputado Edmilson Soares solicitou fazer seu voto por drive-thru, que foi avaliado, votado e aprovado pelo plenário, levando em consideração os problemas de saúde que o parlamentar teve no ano passado.

Como ficou a Mesa Diretora

O deputado Adriano Galdino permanece presidente da Casa de Epitácio Pessoa, pois foi eleito para os dois dois biênios. Completam a Mesa Diretora de 2021 e 2022 os seguintes deputados: Tião Gomes- 1º vice-presidente; Tovar Correia Lima– 2º vice-presidente; Felipe Leitão – 3º vice-presidente; Galego Souza – 4ª vice-presidente; João Gonçalves– 1º secretário; Bosco Carneiro – 2º secretário; Dra Paula Francinete – 3º secretário; Anderson Monteiro – 4º secretário; Camila Toscano- 1º suplente; Moacir Rodrigues – 2º suplente; Caio Roberto – 3º suplente e Walber Virgolino – 4º suplente.

Continue Lendo

Paraíba

“São Emendas da Infraestrutura e isso vai prejudicar a vida dos prefeitos”, diz presidente da Famup

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A suspensão das emendas parlamentares federais por determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), está provocando apreensão junto aos prefeitos (as) e, principalmente, dentre os novatos.

De acordo com a análise do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, o ano de 2025 tende a ser difícil para os gestores e, inclusive, de modo acentuado, para os que chegam ao cargo de prefeito pela primeira vez.

“São Emendas que são da Infraestrutura e isso vai prejudicar a vida dos prefeitos”, frisou Coelho.

O comentário de George foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (07/01).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta terça-feira (7), os documentos de titularidade de imóveis para dez famílias da comunidade do Miramar, como parte do processo de regularização fundiária promovido pelo Programa ‘João Pessoa Sustentável’. O evento, que foi realizado no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, também marcou a entrega de mais 12 imóveis de Compra Assistida para famílias de áreas de risco, totalizando 62 unidades.

“Você não imagina a minha alegria de ver a Prefeitura, dentro do programa habitacional, criar alternativas que possam melhorar a vida das pessoas nesse item tão importante e tão sonhado que é a moradia. Hoje, através do Programa ‘João Pessoa Sustentável’, entregamos a regularização fundiária para famílias que vão continuar morando no mesmo local, mesmo com o projeto de urbanização. Nós temos também o projeto de compra assistida, que permite às pessoas que estavam em área de risco terem o seu imóvel perto de onde moravam ou em qualquer local de João Pessoa. Nós estamos mostrando que a Prefeitura pode ter uma ação social com carinho, com respeito e de forma humanizada”, destacou o Cícero, que foi acompanhado pelo vice-prefeito Leo Bezerra na solenidade.

O coordenador do ‘João Pessoa Sustentável’, Antônio Elizeu, destacou a série de ações que estão sendo realizados pelo projeto, que prevê investimentos de 159,4 milhões de dólares para beneficiar milhares de famílias do Complexo Beira Rio, que reúne as comunidades em área de risco do Miramar, Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira, Cafofo Liberdade e Vila Tambauzinho.

“Não existe um sonho maior de uma pessoa do que ter a sua casa própria e hoje estamos realizando esse sonho de mais famílias. Já entregamos mais 60 compras assistidas e também estamos entregando mais de 1.300 regularizações fundiárias para moradores do Complexo Beira Rio. Além disso, estamos construindo 747 unidades habitacionais na Beira Rio em três condomínios. São investimentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, contou Elizeu.

Um dos beneficiados com a titularidade do imóvel, Fábio Júlio de Oliveira, que reside na Comunidade do Miramar há 45 anos, não escondeu a alegria. “A gente sempre ia na Prefeitura para tentar legalizar e nunca conseguia. Parecia um sonho muito distante. Então, gostaria de agradecer ao prefeito Cícero Lucena e ao projeto João Pessoa Sustentável. Estou extremamente feliz”, contou.

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 400 pacientes serão beneficiados anualmente com equipamento adquirido graças à ação de Ruy

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A rede de de saúde cardiovascular e hemodinâmica de João Pessoa está ampliando o número de pacientes atendidos, através do novo aparelho de ultrassom com doppler colorido do Hospital Universitário da capital. O equipamento foi adquirido por meio de recursos destinados pelo deputado federal Ruy Carneiro e desde março de 2024 vem realizando cerca de 40 procedimentos por mês.

A ação reforça o empenho do parlamentar no fortalecimento do sistema de saúde na Paraíba.

“Tenho certeza que esse equipamento tem ajudado a salvar vidas. Meu compromisso é seguir contribuindo com a ampliação dos serviços de saúde e garantindo mais qualidade no atendimento da população pessoense e paraibana. Essa construção junto ao HU é semelhante ao trabalho que tenho realizado no Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Flávio Ribeiro e em vários municípios”, ressaltou Ruy.

Os investimentos do deputado no HU ultrapassam R$ 1,5 milhão e nos próximos meses também vão assegurar a climatização de todas as alas de enfermaria. “O funcionamento do ultrassom é mais uma conquista dessa parceria. Nos últimos anos contribui com a reforma da fachada, nova ambulância e diversos equipamentos. A próxima etapa é a climatização das enfermarias. A intervenção é semelhante ao que fizemos no Laureano, dando mais conforto aos pacientes, acompanhantes e funcionários”, acrescentou.

De acordo com a direção da unidade, o ultrassom com doppler colorido é portátil e garante mais agilidade nos atendimentos. Isso ajuda a evitar que pacientes evoluam para complicações graves de diversas doenças. O aparelho também permite procedimentos menos invasivos e mais assertivos.

Continue Lendo