Nos acompanhe

Notícias

MPF, MPT e MP/PB se reúnem com SES e HULW e discutem medidas para prevenir agravamento de pandemia

Publicado

em

Em continuidade ao acompanhamento das medidas implementadas no combate à covid-19 na Paraíba, membros do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público da Paraíba (MP/PB) se reuniram na terça-feira (19) com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e discutiram diversas medidas visando acompanhar e avaliar as que têm sido adotadas pelos órgãos públicos para prevenir e monitorar o possível incremento de casos de coronavírus na Paraíba.

Foram discutidos na reunião a segurança das doses da Coronavac distribuídas aos municípios; eventual desvio de vacinas e utilização das doses em desconformidade com o Programa Nacional de Imunização; o estoque de oxigênio para evitar risco de desabastecimento nas unidades hospitalares no estado; estoque de seringas disponíveis para as próximas etapas da vacinação; o risco de aglomerações durante o feriado de carnaval; a intensificação dos protocolos sanitários em todos os municípios; a situação dos pacientes vindos de Manaus (AM) em função da detecção de uma nova variante do coronavírus e a regulação de pacientes nos hospitais referência para internação por covid-19.

Quanto à primeira etapa de execução do Programa Nacional de Imunização contra a covid-19 na Paraíba, ficou definido que a Secretaria de Estado da Saúde encaminhará ao Ministério Público Estadual informação a respeito da contemplação, ou não, dos pacientes internados em residências terapêuticas e residências inclusivas. Com relação a eventuais irregularidades no cumprimento da ordem de vacinação de grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunização, os órgãos ministeriais entendem que o desvio de vacinas e a utilização das doses, em desconformidade com o plano de vacinação, pode configurar ato de improbidade administrativa e crime, cabendo à população registrar manifestações perante os Ministérios Públicos, caso tenham notícia de algum caso de irregularidade.

Diversos encaminhamentos foram firmados na reunião, conforme descritos a seguir:

Segurança das doses da vacina – Uma das preocupações discutidas na reunião foi a segurança das doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã, que chegaram à Paraíba na noite da segunda-feira (18) e já foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos. Foi acordado que as doses destinadas a cidades que não tenham condições de garantir a proteção das vacinas em seus estabelecimentos ficarão armazenadas nas gerências regionais de saúde para fins de guarda, podendo ser retiradas diariamente pelas gestões municipais.

Estoque de oxigênio e seringas – Os Ministérios Públicos expedirão ofícios às empresas White Martins e SOS Oxigênio, solicitando esclarecimentos a respeito do estoque de gás oxigênio do Estado da Paraíba, seu parque de produção e como está a vigência do contrato com o governo estadual. O Ministério Público ainda pede que as empresas informem como ficaria a situação de abastecimento de oxigênio na Paraíba diante de eventual requisição administrativa do produto feita por outros estados da federação. Na reunião, a SES informou que enviou ofício à empresa White Martins, em 15 de janeiro, solicitando informações sobre o estoque de segurança de oxigênio para o estado.

Quanto à quantidade de seringas disponíveis para atender as próximas etapas da vacinação na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde fará um levantamento das seringas e vacinas disponíveis em todos os 223 municípios.

Carnaval – Diante do o risco de aglomerações durante o feriado de carnaval, foi deliberado na reunião que a Secretaria de Estado da Saúde levará proposta ao governador da Paraíba sugerindo cancelamento do ponto facultativo relativo ao feriado de carnaval.

Intensificação da fiscalização- O Ministério Público do Estado da Paraíba avaliará, através de seu comitê, a melhor forma de garantir a fiscalização efetiva do atendimento dos protocolos sanitários, para diminuir o contágio do coronavírus.

Pacientes vindos de Manaus – Em função da detecção de uma nova variante do coronavírus no estado do Amazonas, a Secretaria de Estado da Saúde realizará, na medida do possível, o sequenciamento genético dos parentes dos pacientes advindos de Manaus e que se encontram internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley para averiguar eventual presença da variante.

Por sua vez, o HULW se comprometeu a informar às vigilâncias sanitárias estadual e de João Pessoa acerca dos parentes dos pacientes da capital do Amazonas que estão internados no hospital.

O Ministério Público Federal também expedirá ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informando acerca dos casos positivados de parentes de pacientes advindos do Amazonas e recebidos pela Paraíba. No ofício, o MPF solicitará à Anvisa que verifique a possibilidade de normatização de solicitação de testes para a saída de passageiros do Amazonas por via aérea.

Regulação de pacientes – O Hospital Universitário Lauro Wanderley se comprometeu a manter rigor na observância do sistema regulatório de pacientes, mantendo contato permanente com as centrais de regulação estadual e dos municípios.

Manter rotina de cuidados – Os órgãos reforçam a necessidade de todos seguirem os cuidados básicos: usar máscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel quando não puder lavar as mãos e manter distância segura de outras pessoas, para evitar a contaminação.

Procedimento Administrativo nº 1.24.000.000420/2020-51 (MPF)
Procedimento Administrativo nº 003.2020.001470 (MP/PB)
Procedimento Administrativo nº 1.24.004.000012/2020-69 (PRM-Monteiro)
Procedimento Administrativo nº 1.24.001.000071/2020-67 (PRM-Campina Grande)

Continue Lendo

Negócios

Setor gastronômico da Paraíba cresce e amplia vagas de emprego

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados recentes do Ministério do Turismo revelam que a Paraíba saltou de 2% para 7% na preferência dos turistas de verão, alcançando a sexta posição entre os destinos mais procurados do Brasil. João Pessoa também ganhou destaque em rankings internacionais, como o da Booking.com, que a indicou como um dos destinos mais desejados para 2025.

Esse cenário favorável tem impulsionado a abertura de novos restaurantes na capital paraibana, ampliando as oportunidades de emprego no setor. Entre os exemplos dessa expansão está o Grupo Nonino, que, em breve, inaugurará seu terceiro restaurante em João Pessoa: o Nonino Gastronomia, localizado na Avenida Cabo Branco.

Especializado em frutos do mar e na culinária da costa litorânea da Itália, o restaurante está com vagas abertas para diversas funções, incluindo garçom, auxiliar de garçom (cumim), barman, recepcionista, atendente e auxiliar de serviços gerais. Não é necessário ter experiência prévia, e os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail [email protected].

O diretor do Grupo Nonino, André Nonino, ressalta o compromisso da empresa com a capacitação profissional e a valorização do primeiro emprego.

“Acreditamos que a gastronomia é uma poderosa alavanca para movimentar a economia local e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de desenvolvimento profissional. No Grupo Nonino, temos o compromisso de investir continuamente na formação de mão de obra qualificada, não apenas para profissionais experientes, mas também para aqueles que buscam sua primeira oportunidade de emprego. Queremos capacitar e formar novos talentos, proporcionando a chance de construir carreiras sólidas no setor de gastronomia.”

Setor em crescimento

Além das vagas oferecidas pelo Grupo Nonino, o SINE-PB também está com diversas oportunidades no setor gastronômico. Atualmente, há seis vagas para cozinheiro de restaurante, cinco para garçom, sete para auxiliar de cozinha, uma para barman e uma para pizzaiolo. Essas ofertas reforçam o papel do setor gastronômico como um dos principais motores de geração de empregos e desenvolvimento econômico na Paraíba.

Continue Lendo

Brasil

Estados e Municípios têm até dia 17 para aderir a pacto por retomada de obras do SUS

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Gestores estaduais e municipais têm até o dia 17 de janeiro de 2025 para regularizar e assinar o Termo de Repactuação para Retomada de Obras na Saúde (TRR) . A nova data visa garantir a retomada das obras em todo o país. Até o momento, 153 das 203 obras que aderiram à repactuação já estão com o TRR assinado, aptas a realizar a licitação e receber os recursos federais.

“A ampliação do prazo permitirá que 100% dos entes federados aptos a esta etapa concluam o processo nos sistemas e retomem obras essenciais para ampliar o acesso da população à saúde pública. Estamos em contato direto com cada gestor e gestora para apoiar e facilitar ao máximo essa etapa”, explica Henrique Chaves, diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

O prazo inicial se encerrava neste dia 3 de janeiro. O Ministério da Saúde decidiu estender o prazo.

Os gestores contam com dois sistemas para regularizar o cadastro e repactuar as obras: Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) e InvestSUS, além de canal de apoio por whatsapp, e-mail e um site oficial, com suporte para tirar dúvidas e agilizar as atividades.

A Retomada de Obras na Saúde oferece a oportunidade para que gestores públicos concluam projetos interrompidos ou paralisados. Para as obras já concluídas com recursos próprios, é possível também regularizar a situação no SISMOB e obter ressarcimento dos valores.

A iniciativa, regulamentada pela Portaria GM/MS nº 5.426/2024 , assinada pela ministra Nísia Trindade, prevê um investimento superior a R$ 353 milhões. Segundo a ministra, a medida reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão de recursos federais, além de garantir a conclusão de obras essenciais para a saúde pública no Brasil.

Entre as obras, estão 137 Academias de Saúde, 10 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), três Centros de Parto Normal (CPN), cinco Centros Especializado em Reabilitação (CER), três oficinas ortopédicas, 808 Requalifica Unidades Básicas de Saúde (UBS), quatro unidades de acolhimento, 28 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e duas Unidades Neonatais (Utin).

Regularização e Suporte

Os gestores devem acessar os sistemas SISMOB para atualização do status das obras reativadas e InvestSUS para assinar o Termo de Repactuação:

Acesse o SISMOB

Acesse o InvestSUS

O Ministério da Saúde disponibiliza, ainda, canais de apoio para orientar os gestores:

Continue Lendo

Paraíba

Auxílio Moradia: beneficiários têm até o dia 17 de janeiro para atualização cadastral obrigatória

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa estendeu até o dia 17 de janeiro o prazo para que os beneficiários do programa Auxílio Moradia realizem a atualização cadastral obrigatória e continuem a receber o benefício.

Nesta primeira etapa, iniciada em dezembro do ano passado, a atualização acontece utilizando o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, facilitando o envio da documentação necessária, descentralizando o atendimento para que quem recebe o benefício não precise sair de sua residência.

“O aplicativo João Pessoa na Palma da Mão é uma das formas que encontramos para descentralizar e facilitar a atualização cadastral, uma ação recorrente e prevista na Lei do benefício. Contamos com a participação de todos para que tudo ocorra de forma tranquila”, ressaltou a diretora de Inclusão Produtiva e Participação Popular da Sedes, Yohanna Pimentel.

É necessário que sejam enviadas as imagens dos seguintes documentos: CPF, RG (frente e verso) do titular, do cônjuge e dos filhos ou Certidão de Nascimento dos filhos menores, Número de Identificação Social (NIS), dados bancários, certidão de estado civil, comprovante de residência atualizado, três últimos recibos de aluguel, Carteira de Trabalho, telefone para contato e em caso de filhos menores de 18 anos enviar também a declaração escolar dos mesmos.

A partir desta sexta-feira (3) acontece a segunda etapa, quando serão iniciados os atendimentos de quem já enviou os documentos pelo aplicativo e fará a assinatura do Termo de Comparecimento em um dos Centros de Referência da Cidadania geridos pela Sedes. Esta fase segue também até dia 17 deste mês.

Na terceira etapa serão realizadas as qualificações profissionais para quem escolheu fazer um dos cursos oferecidos gratuitamente para que os beneficiados pelo programa possam conquistar sua independência financeira. Atualmente, o programa atende 1806 famílias em situação de vulnerabilidade.

Para dúvidas e informações, a população pode entrar em contato com o telefone (83) 3213-5354, das 8h às 14h.

Continue Lendo