Nos acompanhe

Paraíba

DPG se reúne com representantes da SPU e AC Social para discutir projeto de turismo acessível em JP

Publicado

em

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira, 3 de dezembro, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) reuniu representantes da ONG AC Social – Assessoria e Consultoria para Inclusão Social e da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB) para avançar na construção do Espaço Turístico adaptado, que será instalado na orla de João Pessoa. O espaço é o primeiro projeto de turismo acessível do Brasil e conta com a assessoria e articulação da DPE-PB desde a aquisição da emenda parlamentar que garantiu recursos para a obra.

Por videoconferência, a DPE apresentou à superintendente da SPU/PB algumas mudanças previstas na execução da obra e que necessitarão de aprovação do órgão. “O projeto respeita todas as normas ambientais, sem prejuízos para a vegetação nativa porque é uma estrutura elevada, que não toca o banco de areia. Convocamos essa reunião com o objetivo de nos antecipar e explicar no que consiste o projeto. Logo ele será enviado para apreciação dos técnicos”, explicou o DPG Ricardo Barros.

A superintendente da SPU, Lane Pontes Leal, se comprometeu em dar celeridade ao encaminhamento do projeto para não haver perigo de devolução dos recursos por descumprimento de prazos. Também participaram da reunião a superintende substituta, Ana Cristina Figueiredo, e a assessora do órgão, Michele Madruga.

Já o diretor da AC Social, Genilson Machado Lima, explicou detalhadamente aspectos do projeto e as alterações feitas pela prefeitura para adequá-lo à orla do Cabo Branco. A reunião também foi acompanhada pelo assessor de gabinete da DPE, Paulo Gildo de Oliveira.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), receptora dos recursos e futura executora da obra, também foi convidada a participar, mas justificou a ausência do seu representante antecipadamente. A emenda parlamentar foi destinada pela deputada federal Edna Henrique no início deste ano. Os recursos oriundos do Ministério do Turismo ficarão à disposição da PMJP até o final de 2021.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo