A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) anunciou, nesta sexta-feira (20) a criação da comenda Advogado Criminalista Osvaldo Serrão para homenagear profissionais que se destacam na defesa das prerrogativas profissionais e valorização da advocacia criminal. A comenda, além de valorizar a advocacia criminal, também é um tributo em memória do vice-presidente nacional e co-fundador da instituição que, no mês de outubro deste ano, faleceu vítima do coronavírus.
A iniciativa foi divulgada pelo presidente nacional do órgão, Sheyner Asfóra, durante o I Encontro Regional ABRACRIM Norte, que aconteceu quinta e sexta-feira (19 e 20/11) e teve palestras sobre ‘Democracia e Crimes contra a Advocacia Brasileira’ transmitidas pelo Youtube.
De acordo com Sheyner, além de reconhecer e destacar a atuação de advogados criminalistas ao longo do ano, a comenda também relembrará, anualmente, o trabalho desenvolvido pelo advogado Osvaldo Serrão, que dedicou mais da metade de sua vida a área do Direito. “Ele foi uma pessoa especial que veio ao mundo para viver para sempre”, destacou.
O evento teve a participação de diversos juristas renomados no Brasil, como Elias Mattar Assad, Aisla Carvalho, Luis Flavio Borges D’Urso, Sheyner Asfóra, Auriney Brito, Antônio Carlos (Kakay), Catharina Estrella, Dora Cavalcanti, Fernanda Marinela, Jander Araújo Rodrigues, Marcos Reis, Ney Bello, Roberto Delmanto e Rodério Cury.
Organizado pela presidente da ABRACRIM/RO Aisla Carvalho e demais presidentes estaduais e associados da Região Norte da ABRACRIM, o encontro contou com o envolvimento dos presidentes do órgão nos sete estados da região. “Foi fantástico e muito emocionante, principalmente o envolvimento dos presidentes, que demonstraram união e comprometimento para realizar um evento histórico com abordagens a temas atuais e relevantes para a advocacia criminal”, pontuou Asfóra.
Osvaldo Serrão – O advogado criminalista Osvaldo Serrão foi um dos fundadores da ABRACRIM em 1993 e ao longo dos 44 anos de profissão, construiu uma carreira sólida e de destaque na advocacia criminal. Ele ocupava o cargo de vice-presidente nacional da ABRACRIM.
Serrão também teve uma marcante atuação na Ordem dos Advogados, tendo exercido os cargos de conselheiro seccional nos biênios 1988/89, 1990/91, 1992/93, 1995/97, 2001/03 e 2004/06, além de conselheiro Federal no triênio 2016/18.
Ele ainda foi professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/PA e professor convidado da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, além de membro da Academia Brasileira de Direito Criminal e da Academia Paulista de Júri.