A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Cultura, de Educação, de Desenvolvimento Econômico e de Serviços Urbanos, além da STTP e Gabinete do Prefeito, realizará a abertura do Natal Iluminado 2020 na próxima sexta-feira, 20. Durante o evento, programado para começar às 19h, além do acendimento da Árvore de Natal, a população poderá prestigiar uma ampla agenda cultural, que se estenderá até o final de dezembro.
Da praça da Fiep, localizada na rua Florentino de Carvalho, partirá um cortejo em direção à Rampa dos Pioneiros, que contará com cerca de 100 artistas campinenses, anunciando a chegada do Natal Iluminado, com quadrilhas juninas, atores, músicos, dançarinos e apresentações circenses. Todos desfilarão personificados de elementos dos festejos e fábulas que contam a magia do Natal.
Ao finalizar o cortejo na rampa do Monumento aos Pioneiros, a população presenciará o acender das luzes natalinas e, em seguida, haverá a apresentação do Coral Infantil da Escola Municipal Cícero Correia, do Distrito de Galante. Posteriormente, a Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa apresentará um espetáculo com músicas natalinas e diversos sucessos da música popular brasileira. No show da Filarmônica, o público assistirá ainda participações dos cantores campinenses Augusto de Arruda, Edra Veras, Erika Marques e Gitana Pimentel.
Finalizando a programação cultural de abertura, o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, premiado no Brasil e exterior, apresentará um belo espetáculo com danças populares brasileiras que enaltecem a história, a arte e cultura da Paraíba.
Essa edição do Natal Iluminado de Campina Grande acontecerá em dez polos instalados por vários pontos da cidade, com uma programação que tomará maiores proporções à medida que a semana do Natal se aproximar, e envolverá cerca de dois mil artistas de vários segmentos culturais de Campina Grande.
Além disso, a aguardada decoração do Natal Iluminado 2020 contará com 20 mil metros de mangueira de led, 200 mil microlâmpadas, 400 refletores e uma tecnológica Árvore de Natal, no Açude Velho. O destaque também para os próximos dias será para a iniciativa privada, que irá abrilhantar ainda mais o evento. Campina Grande terá o “Ônibus Iluminado” promovido pela Autocar Turismo, que irá passar pelos principais pontos do Natal Iluminado. Também haverá programação na Vila Sítio São João, onde será montado um presépio vivo, fábrica do Papai Noel, Museu dos Répteis, exposição de artesanato e vasta programação para toda família. Este ano, o Partage Shopping é parceiro do Natal Iluminado e além da sua própria decoração interna, con tribuirá com a decoração natalina da cidade.
Dia da Consciência Negra
Comemorado no dia 20 de Novembro, dia de abertura do Natal Iluminado, o Dia da Consciência Negra será lembrado no polo principal do evento, com a presença de artistas negros entre as atrações principais. Na rampa do Monumento aos Pioneiros, junto à Filarmônica Epitácio Pessoa, os cantores Erika Marques e Augusto de Arruda entoarão canções, e representarão a população negra dentro da agenda cultural do evento.
O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, e é dedicada à reflexão sobre a valorização e inserção do negro na sociedade brasileira. Além disso, a data coincide com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que foi um dos maiores líderes negros do país.