Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito Dedé Romão se despede e faz retrospetiva da gestão exitosa em Pedras de Fogo

Publicado

em

Com mandatos exitosos em Pedras de Fogo, o prefeito Dedé Romão (Cidadania) se despede no próximo dia 31 de dezembro, de oito anos de gestão com a certeza do dever cumprido em prol do povo predrafoguense. Abaixo, acompanhe um resumo das ações, obras e serviços.

Prestes a deixar o cargo, no último dia do ano de 2020, o prefeito Dedé se recorda que promoveu um desenvolvimento notório em Pedras de Fogo, algo nunca visto antes na cidade, com ações efetivas e obras nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura, Habitação, Cultura e Artes, Assistência Social, Esporte e Lazer, além da valorização do funcionalismo público, entre outros feitos que alavancaram o município proporcionando mais dignidade à população.

“Eu, um simples professor enfrentei políticos com dinheiro e poder e consegui vencer. A sensação é de muita alegria em ter feito algo pelo povo de Pedras de Fogo. É uma imensa alegria sair da administração do município com brilhos nos olhos por ter feito um trabalho bom para cada pessoa que reside em Pedras de Fogo. Nestes oito anos houveram dedicação, compromisso e respeito pelo próximo, isso que nos fez chegar até aqui e me faz sair de cabeça erguida tendo a certeza de que eu e minha equipe melhoramos a vida da população dessa cidade, proporcionamos bem estar social nas mais diversas áreas, isso é gratificante para um gestor ”, frisou o prefeito.

Dede Romão ressaltou ainda que investiu muito na reestruturação das políticas públicas da cidade de Pedras de Fogo, como a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, que já adquiriu mais de 23 toneladas para as famílias mais carentes. “Nossas maiores obras não são de pedras e concretos, mas sim ações para cuidar das pessoas, como por exemplo, a distribuição de seis mil cestas básicas nessa pandemia às famílias carentes. A humanização das nossas ações é o principal marco da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Outro marco histórico na gestão municipal de Pedras de Fogo foi a aquisição de dez novos veículos para a população reforçando a frota na cidade. O objetivo foi dar condições aos profissionais da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação para realização do trabalho e aos moradores que necessitam de deslocamento para exames e tratamentos. Dos dez veículos, sete deles foram destinados à Secretaria de Saúde, dois para o setor de Educação e um atenderá as demandas do Desenvolvimento Social.

Dedé também lembrou que sua gestão herdou muitas obras inacabadas deixadas pelas gestões passadas. “Com responsabilidade, concluímos várias dessas obras e entregamos ao povo. Um exemplo é o Posto de Saúde da Família do Planalto. Antes só existia um início de estrutura e hoje está funcionando, atendendo e servindo ao povo de Pedras de Fogo”, afirmou.

Na gestão do prefeito Dedé Romão, foram construídas 140 casas populares, dando dignidade a milhares de pessoas de Pedras de Fogo. “A casa própria é um desejo de todas as famílias e realizamos esse importante sonho das pessoas. Desenvolvimento Social é uma das políticas públicas priorizadas pelo nosso governo e continuará sendo”, destacou Dedé.

Outro motivo para Pedras de Fogo continuar avançando, caminhando rumo ao futuro, é o Parque Linear. A obra levou dignidade ao povo do bairro do Bessa, antes abandonado pelo poder público municipal.

O Parque Ecológico construído pelo atual prefeito é o lugar mais bonito da região. Só há um espaço como este na capital do estado, o ambiente é referência. No passado estava abandonado e servia para práticas criminosas, como o tráfico de drogas. Hoje recebe as famílias de Pedras de Fogo e oferece lazer a todos. Este é um grande motivo para continuarmos avançando, no caminho do futuro.

Educação

A cidade de Pedras de Fogo tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região do Litoral Sul, é o resultado do trabalho dos professores que doam suas vidas na sala de aula e elevaram o município ao patamar de melhor Educação da região. Além disso, foram feitas várias reformas em diversas unidades escolares e a conclusão da Escola Municipal Santa Terezinha. Entrega da primeira Escola Municipal em tempo integral Professora Ivoneide Romão de Andrade com novas instalações que atendem alunos do 6º ao 9º ano, sendo um salto na qualidade da educação pública. Nesse período de pandemia já foram distribuídas 65 toneladas de alimentos para os alunos de Rede Municipal de Ensino. Eles também estão recebendo as atividades para as aulas remotas, para que não fiquem sem adquirir conhecimento.

Arte e cultura

“A Arte transforma e a Cultura melhora nossas vidas para melhor e nós continuaremos investindo neste setor com recursos próprios porque sabemos da importância dele. Pedras de Fogo continuará investindo em Cultura, em Arte, nos jovens da nossa terra”, afirmou Dedé Romão ao destacar a jovem Maria Stefany que recebeu das mãos do Secretário de Cultura de Pedras de Fogo, Alisson Quirino, o certificado da Escola de Artes do Curso de Teatro Avançado. O professor Washington Santos é o responsável pelo curso e realizou um espetáculo com seus alunos no Casarão da Cultura. ‘A Sina de Um Nordestino’ foi o nono espetáculo encenado pelas atrizes e atores brilhantes de Pedras de Fogo.

Recursos Hídricos

Foram mais de 100 obras de recursos hídricos por toda a cidade. Existiam apenas 30 poços e há atualmente mais de 112 poços na Zona Rural de Pedras de Fogo. O primeiro poço foi na comunidade de Jangada. Várias idosas andavam muitos quilômetros com a lata d’água na cabeça e passaram a ter água encanada em casa, no conforto do lar. A gestão de Dedé Romão proporcionou dignidade a centenas de famílias e a milhares de pessoas da Zona Rural do município. “Essa é uma das realizações que mais me dão orgulho porque melhorou muito as vidas da nossa gente. O importante é oferecer dignidade para as pessoas”, destacou o prefeito.

Saúde

Vários investimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde, construção de postos de saúde com novos equipamentos e ampliação do quadro de profissionais. Nesse período de pandemia foram feitas desinfecção de toda rede de assistência à Saúde, implantações de barreiras sanitárias, instalação de alas exclusivas para tratar pessoas com sintomas do novo coronavírus e a criação de um Centro da Covid-19, com profissionais qualificados para monitorar o acompanhamento com ambulância exclusiva. Aquisição de respiradores mecânico, 4 monitores multiparâmetros, 4 aspiradores e mais um aparelho de eletrocardiograma exclusivo para sala vermelha, todos para o Hospital de Pedras de Fogo que está bem avaliado pelos Conselhos de Medicina e Enfermagem e é referência na região.

Infraestrutura

Realização de inúmeras pavimentações de ruas e avenidas em vários bairros da cidade, revitalização do ginásio esportivo e do mercado público municipal. Além da construção da entrada da cidade, do Parque Linear. Foram calçadas várias ruas, calçamento das ruas do bairro da Mangueira e nos bairros do Bessa e do Planalto. São mais de 40 mil metros de pavimentação em menos de 8 anos. Ruas como a Ednaldo Rodrigues Chaves, que fica na frente do Complexo Esportivo O Ronaldão, tiveram uma transformação para melhor. Além da construção do campo de futebol Society na cidade.

A Arena Society é a primeira da história do município e única na região totalmente gratuita. Toda a população, e principalmente os jovens, poderão desfrutar de um equipamento deste porte para realizar práticas esportivas. A Arena Society vai contar com grama de primeira qualidade, alambrado, arquibancadas, refletores em LED, área externa organizada, entre outras coisas.

Outro ponto de destaque da gestão de Dedé Romão foi a reconstrução das duas quadras da Mangueira e a requalificação da praça. As quadras foram totalmente reconstruídas, do piso ao alambrado, e contam agora com LED e cobertura superior. Também foram construídos vestiários  que antes não existiam. Outra novidade é a disposição de mais uma arquibancada para torcedores. A Praça está toda iluminada em LED e conta com monitoramento por câmeras. Ela também foi totalmente pintada e recebeu grama nova. Foi concluída e entregue à população a requalificação da travessia asfáltica para melhorar a sinalização da via mais importante de Pedras de Fogo paras pedestres e condutores.

A administração do professor Dedé Romão também requalificou a Praça da Conceição. Modernizou o ambiente e utilizou melhor os espaços para serem usados em eventos culturais. A iluminação é toda em LED e com piso intertravado. “Mantivemos o coreto, que é uma peça histórica para as famílias utilizarem ainda mais e com um melhor ambiente. Quem vive em Pedras de Fogo sabe que estamos avançando e deixando cada vez mais o atraso para trás”, frisou o gestor.

Agricultura

Esse setor é muito forte em Pedras de Fogo e a gestão trabalhou para incentivar o homem e a mulher do campo, fundamentais para a economia local. Serviços como o corte de terra gratuito, a construção de barreiros, a compra direta para programas a exemplo do PAA, o crédito através do Fomento Mulher são exemplos de investimos para fortalecer a agricultura do município.

Confira nas imagens o antes e depois da gestão de Dedé Romão:

 

Assessoria de Imprensa

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo

Paraíba

Na 4ª: Jampa Innovation Day acontece em JP com presença de especialistas nacionais e internacionais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, pela primeira vez, o ‘Jampa Innovation Day’, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) e com parceria da ONZE19 Innovation Lab, RIS Potencializadora de Negócios e Projetos, We.Ease, e com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). O evento ocorrerá no dia 27 de novembro, das 8h às 18h, no IlhaTech, situado na rua Sandoval de Oliveira, 22, Torre, João Pessoa/PB.

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos: toda a comunidade acadêmica tem acesso gratuito até o dia 26 de novembro, mas estão com as últimas vagas para resgate de ingressos. Para garantir o ingresso, basta acessar o site oficial do evento e utilizar o e-mail institucional no momento da inscrição. Já para a comunidade externa, os ingressos possuem valores variados, que podem ser consultados no mesmo link.

O encontro tem como objetivo capacitar a comunidade universitária, empreendedores e líderes corporativos, abordando temas essenciais como inovação aberta, transferência de tecnologia, desenvolvimento e internacionalização de startups, e inovação socioambiental, trazendo ao palco especialistas nacionais e internacionais para um dia de networking e aprendizado de alto nível.

O Jampa Innovation Day destaca-se não apenas como um espaço para a troca de experiências enriquecedoras entre startups, empresas e instituições acadêmicas, mas também pelo seu compromisso com o impacto social. Todo o lucro arrecadado com a venda de ingressos será destinado à ONG Milagres do Sertão, contribuindo para a transformação das condições de vida de comunidades na Paraíba.

Para mais informações sobre a programação, cronograma do evento e organizadores, acesse a página do Jampa Innovation Day, bem como o perfil do evento no Instagram.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba registra, neste ano, 1.544 nascimentos prematuros a menos que em 2022; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Neste ano, a Paraíba registrou 5.427 nascimentos prematuros, um número inferior aos 6.971 registrados em 2022. A campanha Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema em 2024 ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’. No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos ocorre antes das 37 semanas, colocando o país entre os dez com maior índice de partos prematuros no mundo. Em 2022, foram registrados 303.447 nascimentos prematuros, e os dados preliminares de 2023 indicam uma leve redução, com 303.144 casos. Até o momento, em 2024, foram notificados 245.247 partos prematuros.

Visando promover uma rede de apoio às famílias, o Ministério da Saúde lançou, em setembro último, a Rede Alyne, que atua para qualificar o cuidado materno-infantil e garantir atendimento integral às mulheres e recém-nascidos em todo o Brasil.

A prevenção do parto prematuro é essencial para a redução da mortalidade infantil e depende, principalmente, de um pré-natal de qualidade ofertado pela Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento contínuo pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e encaminhamento à atenção especializada se detectada uma gestação de risco. Quando o nascimento prematuro ocorre, é fundamental que esses bebês recebam cuidados e acompanhamento rigorosos para reduzir a morbimortalidade neonatal.

De acordo com a coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, Sonia Venancio, políticas públicas e protocolos bem estruturados são essenciais para proporcionar um cuidado de qualidade: “Com assistência neonatal qualificada, é possível melhorar as condições de saúde desses bebês, promovendo um início de vida mais seguro e saudável, o que impacta positivamente também as famílias e a sociedade como um todo”.

Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas. As principais complicações incluem dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares, auditivas e imaturidade no sistema nervoso central.

As principais causas para um bebê nascer de forma prematura envolvem condições maternas, gravidez na adolescência, histórico de parto prematuro, gravidez múltipla, estilo de vida que favoreça o parto prematuro, como o uso de álcool, cigarro e drogas ilícitas, cuidados pré-natais inadequados e infecções. A realização de exames do pré-natal, como de imagem e de sangue, permite a identificação precoce de condições de saúde materna e fetal que podem ser tratadas para evitar complicações. Em situações de alto risco, como hipertensão e diabetes gestacional, o monitoramento especializado é essencial para reduzir o impacto dessas condições sobre a gestação.

Ações

A Rede Alyne oferece suporte a estados, municípios e ao Distrito Federal, com recursos direcionados para fortalecer o pré-natal, o atendimento durante a internação e o acompanhamento no pós-alta – essenciais para a prevenção de complicações associadas à prematuridade. O programa também promove o fortalecimento dos serviços de alto risco para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, que são os Ambulatórios de Alto Risco (Agar), bem como oferece incentivo financeiro para os ambulatórios dos bebês egressos de UTI Neonatal (A-SEG).

Outra iniciativa do Ministério da Saúde é o envio de assessores técnicos aos territórios para apoiar e monitorar as práticas de saúde, além de garantir a execução das políticas, como no caso da estratégia do Método Canguru – cuidado humanizado ao recém-nascido que fortalece o vínculo entre mãe e bebê e reduz complicações comuns em bebês prematuros e ou de baixo peso.

Continue Lendo