Nos acompanhe

Negócios

ONU pede que bancos públicos de desenvolvimento deixem de financiar projetos de combustível fóssil

Publicado

em

Os negócios ao redor do mundo tendem a retomada da rotina nesta pandemia, aderindo às ações que tenham viés na sustentabilidade, e essa semana, em defesa da causa, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres fez pronunciamento solicitando aos bancos de desenvolvimento que interrompam o apoio a projetos de combustíveis fósseis.

A pressão aos credores públicos mundiais prepara o caminho para a primeira reunião global sobre a mudança climática com os bancos de desenvolvimento no evento, “Finance in Common Summit”, no dia 12 de novembro deste ano, na França.

Guterres pediu uma reunião virtual de uma coalizão de ministros da Economia e formuladores de políticas econômicas de dezenas de países para garantir que os bancos de desenvolvimento eliminem os investimentos em combustíveis fósseis, aumentem rapidamente o suporte à energia renovável e apoiem projetos para ajudar os mais expostos aos impactos das mudanças climáticas.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e vice coordenadora do Laboratório de Combustíveis e Materiais da Universidade Federal da Paraíba, Nataly Albuquerque, a matriz energética mundial é composta principalmente por combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e gás natural.

De acordo ainda com Nataly, dados da Agência Internacional de Energia (IEA) reportam que, em 2018, 80% da matriz energética mundial é composta por fontes não renováveis.

Segundo ainda a coordenadora do Prodema, a queima de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias impactam ao meio ambiente com a liberação de gases poluentes e material particulado, e como consequências ambientais decorrem o aquecimento global e a chuva ácida. “Outro efeito negativo está relacionado aos danos à saúde da população, podendo causar doenças respiratórias e cardiovasculares”, lembrou.

Nataly destacou que a geração de energia por fontes alternativas, renováveis e menos poluentes em relação aos combustíveis fósseis tem sido prioridade de vários países, e no Brasil, por exemplo, observa-se o aumento da geração de energia eólica e energia solar na matriz elétrica, como também o uso dos biocombustíveis na matriz veicular.

Ela disse ainda que as publicações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) reportam o aumento, em 2019, no consumo final de biodiesel de 9,3% e o consumo final de etanol em 11,1%. No entanto, a EPE indicou que em 2019, do total de emissões antrópicas associadas à matriz energética brasileira, a maior parte é gerada no setor de transportes. “Portanto, é importante incentivar ainda mais a utilização dos biocombustíveis e avançar com as políticas públicas, como o RenovaBio”, destacou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa adiantou que os produtores de etanol da Paraíba saúdam com esperança a iniciativa do secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, de realizar uma primeira reunião global de todos os bancos públicos de desenvolvimento para restringir os financiamentos aos investimentos nos combustíveis fósseis, altamente poluidores.

“Defendemos o meio ambiente em que produzimos. Defendemos a ética e a lealdade diante das evidências das causas e das consequências da poluição”, destacou Edmundo.

Sindalcool com Agência Brasil

Continue Lendo

Negócios

Corrida da Unimed JP será neste domingo; veja orientações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A corrida da Unimed João Pessoa será neste domingo (1º) com largada a partir das 6h, no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Manaíra e Tambaú. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros, além da categoria especial Family Run, com distância de 1 quilômetro. Ao todo, 1.650 pessoas estão sendo esperadas para correr.

O presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, destacou que a realização do evento é importante para incentivar a população a praticar atividades físicas e ganhar mais qualidade de vida e longevidade. “A nossa mensagem é reforçar que promover saúde é prevenir doença, seja física ou mental, além de reduzir estresse, melhorar a autoestima e trazer mais expectativa de vida”, declarou.

PROGRAMAÇÃO

A concentração da corrida terá início às 5 horas e às 5h30 será realizado um aulão para aquecimento. Para ter acesso à arena e à pista de largada, é preciso utilizar o número de peito, que vem no kit, que está sendo entregue nestas sexta e sábado, no Espaço Vida, unidade da Unimed JP que fica na Avenida Epitácio Pessoa.

Os corredores farão a distância escolhida em um trecho entre Tambaú e Cabo Branco. A largada dos PCDs será às 6h. Em seguida, às 6h05, largam os demais inscritos nos 5 e 10 quilômetros. Já a largada do Family Run ocorre às 7h45.

A premiação está agendada para as 8h30. Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros e as crianças do Family Run receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

No Largo da Gameleira, os atletas contarão com estrutura de segurança, banheiros e guarda-volumes. Já ao longo do percurso, vão contar com pontos de hidratação. Além disso, as crianças inscritas na corrida terão acesso ao Espaço Kids, com atividades recreativas com personagens infantis e lanches.

Após a corrida, os atletas deverão se dirigir à arena, onde receberão uma medalha e o kit finish, e terão acesso a serviços como fisioterapia. Haverá também uma apresentação musical com o cantor Gera, o King.

ENTREGA DE KITS

A entrega do kit da corrida nesta sexta-feira (29) vai até as 19h. No sábado (30), os participantes podem retirar no horário das 9h às 18h. Para fazer a retirada, os corredores precisam apresentar um documento com foto, comprovante de inscrição, além de levar dois quilos de alimento não perecível para doação.

A Unimed JP organizou uma programação especial no Espaço Vida para recepcionar os corredores, com a presença de um DJ e realização de atividades de saúde e bem-estar como prática de yoga, demonstração de treino funcional, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, no local está ocorrendo a venda de produtos esportivos voltados para corrida.

REGULAMENTO

O regulamento completo da corrida está disponível no endereço www.unimedjp.com.br/corridasunimed.

 

Continue Lendo

Negócios

Seis e Meia de dezembro reúne Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em clima de confraternização de fim de ano, o Projeto Seis e Meia encerra sua temporada de 2024 com uma noite imperdível. Os cantores Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho prometem emocionar o público com clássicos da música romântica e popular brasileira. O encontro acontecerá na quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a partir das 18h30. Os ingressos estão disponíveis no site Outgo e na loja física Brommer (Mag Shopping).

Reconhecido por sua versatilidade, Altemar Dutra Jr. transita entre diversos estilos musicais, do pop ao samba, além de reler grandes sucessos nacionais. No repertório, canções que marcaram gerações, como “Sentimental Demais”, “Risque”, “Contigo Aprendi”, “Que Queres Tu de Mim” e “Somos Iguais”.

Apelidado de “Novo Rei da Voz” pelo crítico musical Ricardo Cravo Albin, Márcio Gomes é um fenômeno de público com seu show “Eterno Canções”. Para o Seis e Meia, ele traz o projeto “Uma Tarde em Copacabana”, que reúne clássicos brasileiros, de Chiquinha Gonzaga a Gonzaguinha, além de canções internacionais que marcaram época, acompanhadas de histórias dos bastidores.

Com 11 anos de carreira, Yuri Carvalho tem uma forte influência musical familiar. Ele iniciou sua trajetória como vocalista da banda Abrad’OsZóio e integrou o coral Voz Ativa. Desde 2019, segue em carreira solo, com projetos que homenageiam grandes artistas da MPB, como o show Eterno Aprendiz, dedicado à obra de Gonzaguinha.

“Já estamos há dois anos à frente do Seis e Meia na Paraíba, e é com muita alegria que nos preparamos para as comemorações dos 30 anos do projeto no Nordeste. A partir de fevereiro de 2025, teremos grandes atrações e muitas novidades para o nosso público, mantendo a tradição de promover música de qualidade e momentos inesquecíveis.”– Wagner Nascimento, CEO do Seis e Meia na Paraíba.

Sobre o Projeto Seis e Meia

Em 2025, o Seis e Meia completa 30 anos de história em várias cidades do Brasil. Inspirado na série homônima que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, o projeto renasceu no Nordeste em 1995. A proposta é simples: um teatro, público, artistas locais e nacionais, e muita música de qualidade. Na Paraíba, já recebeu grandes nomes como Moacyr Franco, Marina Elali, Golden Boys, Biafra, Peninha, Paulinho Moska e Joanna, entre outros.

Seis e Meia | Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho

Quinta-feira, 05 de dezembro
Entrada no teatro: 17h45
Início do show: 18h40
Local: Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)
Ingressos: Loja física Brommer (Mag Shopping) ou online em https://outgo.com.br/wnpromo
Informações: (83) 98888-4845

Continue Lendo

Negócios

Banco do Nordeste premia clientes do microcrédito e da agricultura familiar da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nove clientes, entre agricultores familiares e microempreendedores da Paraíba, foram premiados na tarde desta sexta-feira (29), no XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e no IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar. O evento, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), reconheceu empreendedores espalhados pelo estado e suas trajetórias de impacto social, expansão dos negócios e práticas sustentáveis nas atividades que desenvolvem.

A solenidade ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e reuniu público de entidades parceiras do microcrédito e da área rural da Paraíba. O prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pequenos negócios no estado, por meio dos programas de microcrédito Crediamigo e Agroamigo, como também pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os vencedores são das cidades de Pombal, Prata, Brejo do Cruz, Sumé, Itaporanga, Uiraúna, Santo Antônio, Teixeira e Mamanguape. Um dos diferenciais da premiaçao foi a categoria “Empreendedorismo Feminino”, que busca reconhecer a atuação do público feminino na agricultura e em pequenos negócios urbanos. Além dessa categoria, os clientes foram avaliados também no quesito Sustentabilidade, bem
como em Inovação e Tecnologia.

O superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, ressaltou a importância da premiação como um coroamento dos resultados alcançados pelos clientes e parabenizou o trabalho dos agentes de microfinança. “O Banco do Nordeste é parceiro e acredita nos sonhos das pessoas. Saímos de um cenário de pandemia e em momentos como esses havia nossos agentes de microcrédito em contato com as pessoas para o crédito orientado. Temos relatos de clientes que hoje foram premiados por não terem desistido e por terem o Banco como apoiador e parceiro do seu negócio”, destacou.

Confira os Premiados:

AGRICULTURA FAMILIAR
Inovação: Francisco Eledivaldo Vasconcelos de Freitas – Agência Monteiro
Sustentabilidade: Orlando Fernandes Maia – Agência Catolé do Rocha
Empreendedorismo Feminino: Maria de Fátima Gomes Dantas Fernandes – Agência Pombal

AGROAMIGO
Sustentabilidade: Maria Eliana Bento da Silva – Agência Itaporanga.
Empreendedorismo Feminino: Cristiane Alexandre da Silva – Agência de Sumé.
Inovação e Tecnologia: Maria Aparecida Soares Dantas – Mamanguape.

CREDIAMIGO
Empreendedorismo Socioambiental: Rosicleide Pereira dos Santos – Teixeira
Empreendedorismo Feminino: Antônia Miguel da Silva – Uiraúna
Inovação e Tecnologia: Emanuela Jerônimo dos Santos – Santo Antônio

Continue Lendo