Nos acompanhe

Paraíba

Anísio destaca investimentos na atenção básica e combate às filas de consultas e exames

Publicado

em

Valorização do Sistema Único de Saúde( (SUS), priorização na atenção básica e atingir os 100% da cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), zerar as filas para consultas e exames, fortalecer os conselhos de saúde e criar um sistema informatizado para garantir à população o acesso de todos os dados detalhes de todos os gastos públicos. Essa é a principal proposta estruturante do candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Anísio Maia e candidata a vereadora Célia Marques, que dialogaram, na manhã desta quarta-feira (7), com agentes de saúde, no Mangabeira Prosind.

“Nós queremos garantir à população que o nosso compromisso é com a valorização do sistema público de saúde porque somos contra qualquer privatização ou terceirização dos serviços de saúde e educação. Nossa proposta é investir fortemente na atenção básica com a prevenção e, ao mesmo tempo, criar uma grande frente de trabalho para zerar essas filas de consultas e exames a que a população é submetida, o que é inaceitável”, afirmou.

Anísio Maia destacou que os agentes de saúde são fundamentais para a efetivação das políticas públicas de saúde de forma eficiente, no entanto, tem recebido reclamações sobre falta de equipamentos, fardamento, déficit de equipa e falta de diálogo. “Os agentes de saúde são importantíssimos para garantir todo o trabalho de saúde preventiva porque eles sabem as melhores estratégias para passar informações de autocuidado à população, o que evita, em vários casos, com gastos desnecessários com remédios”, frisou.

Célia Marques, que pleiteia uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa, destacou que o principal problema é que existem 240 agentes de endemias para cobrir os 65 bairros da cidade, mas falta diálogo e reconhecimento da categoria nas estratégias de saúde. “Nós somos agentes de saúde, uma categoria essencial do SUS e vimos que a melhor proposta é Anísio para cuidar da saúde de João Pessoa. A gente precisa de alguém para resgatar a dignidade da saúde do povo de João Pessoa”, frisou.

Na reunião, homens, mulheres e jovens que atuam como agentes de saúde ouviram as propostas de Anísio Maia e expuseram as dificuldades que a categoria enfrenta no dia a dia. A jovem Giovana Anjo Wallach ressaltou que as propostas de Anísio Maia a convenceram a ponto de garantir seu primeiro voto nessas eleições. “Essa é a minha primeira eleição e meu voto vai pra Anísio Maia. Eu sei que vai ter uma mudança legal no geral e eu confio bastante nas propostas dele”

Encontro com sanitaristas

A saúde também foi o assunto principal da reunião que Anísio Maia e o candidato a vereador Marcos Henriques realizaram, na noite desta terça-feira (6), com os sindicalistas sanitaristas que atuam na Prefeitura de João Pessoa. Anísio recebeu propostas da categoria que estabelecem valorização salarial e de gestão para ser integrada de forma mais decisiva nas políticas de saúde da capital.

A sanitarista Lucineide Alves destacou que proposta apresentada prevê o reconhecimento da categoria dos sanitaristas, que conta com 32 profissionais na rede pública de João Pessoa. “É um grupo que tem expertise, mas não tem reconhecimento como trabalhadores especializados. O sanitarista ocupa funções estratégicas de planejamento, análise, avaliação, diagnóstico, diversas pastas das ações de ação, monitoramento e ações desse processo”, disse.

O candidato à reeleição, Marcos Henriques, disse que como presidente de comissão de Políticas Públicas da Câmara de João Pessoa, se comprometia a levar o assunto para debate no legislativo municipal.

Continue Lendo

Paraíba

Curioso: candidato a vereador tem apenas dois votos em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa pelo partido Novo, Ruben Xavier, obteve apenas dois votos nas eleições deste domingo (06/10).

Com esse número, ele foi o candidato menos votado na Capital.

 

Continue Lendo

Paraíba

Eleitorado renova composição da Câmara Municipal de João Pessoa em quase 40%; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A maioria do eleitorado pessoense preferiu renovar o máximo possível a composição da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e, para tanto, deu voto suficiente para eleger, ao menos, 11 (onze) novos nomes que estarão na condição de parlamentares na próxima legislatura. O fato representa, assim como em Campina Grande, uma renovação de quase 40% do parlamento pessoense.

Confira abaixo a nova composição da CMJP:

Novos nomes:

Jailma Carvalho (PSB) – 10.127 votos
Edmilson Soares (PSB) – 6.760 votos
Marcos Vinicius (PDT) – 5.885 votos
Fábio Lopes (PL) – 4.951 votos
Fábio Carneiro (SOLIDARIEDADE) – 4.900 votos
João Almeida (PDT) – 4.779 votos
Rômulo Dantas (MOBILIZA) – 4.119 votos
Ícaro Chaves (PODE) – 3.717 votos
Valdir Trindade (REPUBLICANOS) – 4.288 votos
Guga Moov Jampa (PSD) – 3.795 votos
Luís da Padaria (AGIR) – 3.653 votos

Candidatos reeleitos:

Guga Pet (Progressistas)
Dinho (PSD) – 9.397
João Corujinha (Progressistas)
Chico do Sindicato (Avante)
Eliza Virginia (Progressistas)
Toinho Pé de Aço (Republicanos)
Marcos Bandeira (Avante)
Damásio Franca Neto (Progressistas)
Marmuthe Cavalcanti (Republicanos)
Bosquinho (PV)
Marcílio do HBE (Republicanos)
Odon Bezerra (PSB)
Marcos Henriques (PT)
Durval Ferreira (PL)
Carlão Pelo Bem (PL)
Milanez Neto (MDB)
Thiago Lucena (DC)
Tarcísio Jardim (Progressistas)

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é o primeiro Estado do país a totalizar os votos nas Eleições Municipais 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba foi o primeiro Estado do país a totalizar os votos nas Eleições Municipais de 2024. A apuração nos 223 municípios paraibanos foi encerrada exatamente às 19h44.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou o feito ao analisar o resultado do primeiro turno. O resultado saiu alguns minutos antes do previsto pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias.

Ela disse que o resultado é fruto da eficiência da equipe e destacou a sincronia de todos os atores envolvidos no processo como fator principal do recorde nacional.

O recorde paraibano ocorre pela primeira vez na história das eleições no país, segundo informou a presidente do Regional. “A Paraíba foi o primeiro Estado brasileiro a totalizar os votos. E antes das vinte horas”, acrescentou.

 

 

Continue Lendo