Nos acompanhe

Paraíba

PT e PCdoB comemoram decisão que reconhece legalidade de candidatura de Anísio e Percival

Publicado

em

“A nossa campanha seguiu atentamente tudo que manda a legislação eleitoral. Nós seguimos toda a orientação da nossa equipe jurídica que, aliás, mostra a cada dia a mais a sua competência, portanto, era um caminho natural, que ela seria confirmada pela justiça eleitoral”. Foi assim que o candidato a prefeito de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Anísio Maia, recebeu a notícia da decisão judicial que reconheceu a legalidade da candidatura.

A decisão proferida pelo juiz da 64ª Zona Eleitoral, Fábio Leandro de Alencar Cunha reconhece a legalidade da candidatura a prefeito de Anísio Maia (PT) e do vice-prefeito, Percival Henriques (PCdoB) frente à decisão do Diretório Nacional.  O advogado da Coligação ‘Unidos por João Pessoa’, Anselmo Castilho, ressaltou que a decisão levou em consideração o rigor processual com que o PT e o PCdoB trataram todo o processo de convenções e registro da candidatura.

“O Partido dos Trabalhadores e a candidatura de Anísio Maia encontram-se extremamente satisfeitas com o resultado prolatado pela sentença que deu a condição de Anísio disputar a Prefeitura de João Pessoa.  O que devemos acrescentar é o reconhecimento do devido processo legal. O PT fez todo o processo de forma regular, inclusive, havia recebido a autorização da direção nacional para que pudesse fazer a sua convenção no dia 16 de setembro, assim agiu, e foi surpreendida por uma decisão da Nacional, que anulava a convenção no capítulo que dava a condição de termos candidatura própria”.

Anísio Maia comemorou a decisão por ter cumprido os trâmites legais. “O resultado é lógico porque a nossa campanha seguiu atentamente tudo que manda a legislação eleitoral. Nós seguimos toda a orientação da nossa equipe jurídica que, aliás, a cada dia mais mostra a sua competência, portanto, era um caminho natural, que a candidatura seria confirmada pela justiça eleitoral. Estamos revigorados. É muito bom quando nós vemos uma tese que nós defendemos seguidamente ser referendada pela Justiça eleitoral. Fizemos tudo certo e de acordo com a lei”, frisou.

Pouco depois da decisão, Anísio Maia postou um vídeo nas redes sociais agradecendo a militância pelo apoio durante todo o questionamento na Justiça e nas atividades de campanha. “Quero convocar todos os companheiros e companheiras agora com energia redobrada seguir firme na nossa caminhada para que nós possamos convencer o eleitorado de João Pessoa que a nossa cidade precisa de um olhar diferente para o seu desenvolvimento”, afirmou.

O candidato a vice-prefeito, Percival Henriques (PCdoB) disse que a partir do momento que o questionamento jurídico foi dirimido agora é continuar a campanha com a certeza de todo o processo legal envolvendo as duas legendas. “À medida que o magistrado reafirma o princípio da legalidade, da ampla defesa, então, coloca que nenhum poder é absoluto, então mesmo a gente reconhecendo que os diretórios nacionais, pela lei eleitoral, têm poder para intervir nos diretórios municipais só que a forma de fazer isso precisa respeitar a Constituição e a legalidade, aquele que a gente preza tanto e que nos garante que não haja tribunal de exceção e dê a outra parte o direito ao contraditório, de se defender e fazer parte do processo legal. Foi isso o que o juiz disse em outras palavras”, enfatizou.

O secretário estadual do Partido dos Trabalhadores em âmbito estadual, Arimatéia França, destacou que a decisão serve de parâmetro para todos os municípios por ter sido construída democraticamente em João Pessoa.  “A decisão tem ressonância para todo o estado e mostra que a gente está dentro do processo legal. Isso é construído conforme a Nacional estabeleceu, quando veio nos pedir uma posição a partir de uma estratégia que o PT precisa para mostrar que tudo aquilo que foi dito nas eleições passadas não era verdadeiro, uma fake News que enganou a população, está ai Bolsonaro e as candidaturas que representam esse povo que continua com as mesmas mentiras”, frisou.

A decisão da Justiça resgata tanto do ponto de vista da construção de tática quanto em termo legal a realização da convenção, segundo Arimatéia França. “Temos muito a apresentar ainda mais à região e a Paraíba. Nós temos a melhor proposta porque Anísio é um dos mais capacitados entre os candidatos e pelo seu compromisso em implantar as melhores políticas”, disse.

A presidenta do diretório municipal do PT, Giucélia Figueiredo, destacou o papel da militância em todo o processo, desde a escolha de Anísio Maia, passando pela convenção e registro da candidatura. “A nossa candidatura teve o processo todo pautado dentro da legalidade e da legitimidade, portanto, além de estarmos imensamente felizes, a gente coloca esse processo que vem ao encontro da militância petista, que está motivada, que está mobilizada em torno da candidatura de Anísio Maia. Candidatura que está sendo construída diariamente dialogando com a cidade de João Pessoa, com a população e o colocando como o porta voz das políticas públicas, que podem mudar a face da gestão de João Pessoa”, ressaltou.

Continue Lendo

Paraíba

Do Cariri ao Sertão: Harrison participa de lançamento de candidaturas em Sousa e Monteiro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O advogado Harrison Targino, candidato à reeleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), teve uma agenda corrida na sexta-feira (1º). Ele esteve em Campina Grande, participando de um café da manhã, e depois seguiu para as cidades de Monteiro, no Cariri, e Sousa, no Sertão, para participar do lançamento das candidaturas à presidência das subseções da OAB-PB nestes municípios e reforçar a importância da união da advocacia nas regiões.

Em Monteiro, Harrison se encontrou com advogados de toda região em um almoço que marcou o lançamento da chapa 11, liderada por Gregory Mayer e Débora Carvalho. “É uma alegria chegar a Monteiro para este almoço com a advocacia do Cariri e apoiar o lançamento da campanha do 11 ao lado de meu amigo Gregory e de todos os colegas da região. Aqui a advocacia se uniu e mostrou força, mostrou que não se subordina a ninguém”, afirmou Harrison.

Após o encontro em Monteiro, Harrison seguiu para Sousa, onde participou de um evento para o lançamento das candidaturas de Ney e Bárbara, também representantes da chapa 11. “De Monteiro para Sousa, estamos percorrendo o estado, mostrando que nossa advocacia está unida e fortalecida. É fundamental apoiar os colegas que representam nossa categoria”, disse Harrison.

O candidato destacou que a OAB não tem dono, ela é dos advogados e advogadas, que ela não pode ser projeto pessoal de ninguém. Falou do seu compromisso em atuar e lutar pelo fortalecimento da advocacia na Paraíba. “Faço parte de um movimento que que vem transformando a OAB e convido todos a caminhar juntos conosco, pois não podemos mais admitir retrocesso”, reforçou.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa ganha Semana Municipal do Seguro a partir de 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um passo significativo para o mercado segurador paraibano, João Pessoa terá, a partir de 2025, a Semana Municipal do Seguro, uma nova data comemorativa destinada a promover a cultura da proteção. A iniciativa foi sancionada pela Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito Cícero Lucena, fruto de um projeto de lei apresentado e defendido pelo vereador Coronel Kelson.

A Semana Municipal do Seguro será celebrada anualmente na primeira semana de novembro e tem como objetivo central disseminar e fomentar a cultura securitária entre os pessoenses. Edvan Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros da Paraíba (SINCOR-PB), destacou o evento como uma conquista importante para a categoria, uma vez que a iniciativa visa também valorizar os profissionais da área e expandir o conhecimento da população sobre o tema.

A programação da semana contará com palestras, seminários e debates, reunindo especialistas e autoridades do setor para discutir políticas públicas voltadas à proteção de bens materiais e imateriais da sociedade. Além de incentivar a criação de políticas que fortaleçam a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados aos consumidores, a Semana Municipal do Seguro busca promover uma conscientização ampla sobre os benefícios do seguro, valorizando a segurança e a proteção dos cidadãos e suas propriedades.

Edvan Vasconcelos celebrou a aprovação da lei como um avanço significativo para o setor de seguros e ressaltou a importância de se difundir a importância do seguro em uma sociedade que ainda não explora plenamente esse recurso. “Com uma semana inteira dedicada ao tema, teremos a oportunidade de mostrar a importância do seguro e do gerenciamento de riscos para a proteção e o desenvolvimento da nossa comunidade,” afirmou o presidente do SINCOR-PB.

O presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), Ronaldo Dalcin, também celebrou a aprovação da nova lei. “A criação da Semana Municipal do Seguro em João Pessoa representa um reconhecimento para uma indústria que tem se mostrado essencial para a economia e a sociedade, promovendo iniciativas que se tornam cada vez mais acessíveis à população”, afirmou.

Dalcin destacou que a ação será uma ferramenta relevante para fortalecer a história do mercado de seguros, proporcionando proteção, criação de empregos, arrecadação de impostos e todos os benefícios que essa indústria pode oferecer aos países, estados e à cidade de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Cinema Negro Paraibano no Feminino em Destaque na Mostra Competitiva Adélia Sampaio 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As cineastas paraibanas Carine Fiúza e Antônia Ágape estarão presentes na Mostra Competitiva Adélia Sampaio 2024, realizada de 4 a 8 de novembro em Brasília-DF. Representantes do Cinema Negro Paraibano, Carine e Antônia exibirão seus filmes na sessão de abertura do evento, que ocorre dia 4, às 19h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Na abertura da mostra, As Cegas (Antônia Ágape, 1982) e Preciso falar do futuro além-mar (Carine Fiúza, 2023) serão exibidos, ressaltando a potência do cinema negro no estado e promovendo um encontro simbólico entre gerações. A Mostra Adélia Sampaio homenageia Adélia, pioneira do cinema negro brasileiro, e visa reconhecer a importância de Antônia Ágape, primeira cineasta negra paraibana, estabelecendo um diálogo intergeracional que enaltece as trajetórias de mulheres negras no audiovisual brasileiro.

Programação e Destaques No dia 4 de novembro, a sessão de abertura da Mostra Adélia Sampaio contará com uma mesa inaugural formada por importantes figuras do cenário cultural e político, seguida pela exibição dos filmes das cineastas paraibanas:

– 19h – Mesa de Abertura: Sebastiana (Tito Abayomi), DEX/UnB (Olgamir), Deputados Max Maciel e Fábio Félix

– 19h30 – Exibição dos Filmes:
As Cegas, de Antônia Ágape (1982, 10 min)
Preciso falar do futuro além-mar, de Carine Fiúza (2023, 8 min)

– Apresentação Cultural: Ball

Sobre as Cineastas

Carine Fiúza: Diretora, fotografa, curadora e pesquisadora, Carine explora temas como relações étnico-raciais, gênero e Cinema Negro. Seu filme, Preciso falar do futuro além-mar, integra o projeto “8 por 8,” dedicado ao resgate da produção em Super 8 na Paraíba. Atualmente, Carine dedica-se à pesquisa do Cinema Negro Paraibano e ao desenvolvimento da Mostra Pilão de Cinema Negro PB.

Instagram: @carine_fiuza (https://www.instagram.com/carine_fiuza/)

Youtube: Fiuza Carine (https://www.youtube.com/@FiuzaCarine/featured)

Foto: https://drive.google.com/drive/folders/1BM5LQIKX9b-gdRz_URjZWzSPFlpzVQb2?usp=sharing

Portifólio Carine:
https://drive.google.com/file/d/1JuZWv4EZ0EdyUagu80ZVao5ajEI9MrkT/view?usp=sharing

Antônia Ágape: Primeira cineasta negra paraibana, Ágape também é artista e pesquisadora em dança e cultura. Com o filme As Cegas, de 1982, integrou o projeto de Varan de Cinema Direto e participa de festivais e mostras que celebram a resistência cultural. Seu trabalho tem sido reconhecido em eventos como o FestInCine JP e Djaniras – Mostra de Cinema Feminino.

Instagram: @antoniaagape (https://www.instagram.com/antoniaagape/)

Foto: https://drive.google.com/drive/folders/1BM5LQIKX9b-gdRz_URjZWzSPFlpzVQb2?usp=sharing

Portifólio Antônia: https://docs.google.com/document/d/1I4fYfgAXHIFWrfn7AJXSSJobAby482cp/edit?usp=sharing&ouid=100217163396627076163&rtpof=true&sd=true

Movimento de Resgate do Cinema Negro Paraibano A participação das cineastas na Mostra Adélia Sampaio é parte de uma iniciativa maior de valorização do cinema negro paraibano, liderada por Carine Fiúza. Em sua dissertação, “EU SOU UMA CINEASTA! Antônia Ágape e o Cinema Negro Paraibano no Feminino,” Carine estuda a trajetória de Ágape e outros cineastas negros paraibanos, mapeando produções desde os anos 1970 e propondo a criação de um panorama histórico e cultural para o Cinema Negro na Paraíba.

Serviço

Evento: Mostra Competitiva Adélia Sampaio 2024
Data: 4 a 8 de novembro de 2024
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – Brasília-DF
Sessão de Abertura: 4 de novembro, 19h
Ingressos: Entrada gratuita
Contato para Imprensa: Instagram da Mostra Adélia Sampaio (https://www.instagram.com/mostraadeliasampaio/)

A Mostra Adélia Sampaio é uma oportunidade única para conhecer a produção cinematográfica negra brasileira, prestigiando cineastas que se dedicam a fortalecer a representatividade e visibilidade do Cinema Negro no país.

Continue Lendo