Nos acompanhe

Negócios

PMCG autoriza flexibilização da Educação Infantil da rede privada, escolas de idiomas e cursos

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues autorizou nesta quinta-feira, 1 de outubro, a flexibilização das atividades de Educação Infantil para instituições da rede privada de ensino, escolas de idiomas e cursos de reforço escolar. A discussão foi iniciada após reivindicação de um grupo de instituições privadas de ensino infantil que solicitou autorização para a reabertura, através do procedimento administrativo nº 003.2020.004899 junto à promotoria de Educação. O Ministério Público mediou a decisão e expedirá recomendações aos estabelecimentos.

A autorização para o retorno ocorre de modo facultativo e se baseia na garantia dada pelas instituições de que cumprirão as recomendações sanitárias. A Secretaria de Educação formulou um protocolo para orientar os profissionais de Educação assim como as famílias para o retorno presencial das crianças quanto à medidas de proteção e prevenção contra a disseminação do coronavírus.

Uma análise da Diretoria de Vigilância em Saúde verificou que, no município de Campina Grande, na faixa etária de 0 a 6 anos, houve 48 casos positivos para COVID-19, onde os sinais foram análogos a síndromes gripais leves ou episódios alérgicos. Entretanto, o município levou em consideração também a estabilização da doença e da curva de infectados, além da melhoria das taxas de letalidade.

Foram consideradas ainda as consequências socioemocionais do público da Educação Infantil, além da situação financeira desses estabelecimentos de ensino.

Segundo secretário de Saúde, Filipe Reul, esta etapa de flexibilização é possível graças à estabilização dos índices de infectados. “A partir da estabilização do número de infectados conseguimos iniciar o processo de testagem no público de colaboradores dessas instituições e pensar em uma primeira etapa de reabertura das unidades educacionais”, afirmou.

Funcionamento
A partir desta sexta-feira, 2 de outubro, o município realizará testagem dos colaboradores dessas instituições, conforme orientação a ser expedida pela Secretaria Municipal de Saúde. A abertura das unidades poderá ocorrer a partir de 7 de outubro e após 21 dias, a flexibilização será reavaliada para possibilidade de inclusão de outras faixas etárias educacionais, a depender do quadro epidemiológico do município.

Após a autorização, os estabelecimentos de ensino de Educação Infantil devem realizar as adequações necessárias nas unidades, respeitando as recomendações do protocolo geral proposto pelas secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (SMS) do município, podendo inclusive ampliar as medidas recomendadas.

O secretário de Educação, Rodolfo Gaudêncio, explicou porque a autorização não compreende, neste momento, as unidades educacionais do sistema municipal de ensino. “A logística para a retomada das atividades presenciais no município demandaria um ajuste administrativo inviável neste momento. Isto ficou notório após a realização da consulta pública que aponta uma grande rejeição por parte dos professores e famílias quanto à retomada do ensino presencial neste momento. Pretendemos, no entanto, adotar como política a retomada da consulta pública a cada etapa de flexibilização”, explicou.

Além disso, outros fatores inviabilizam o retorno presencial das unidades educacionais do município. “O município tem um grande número de professores no grupo de risco. Com esta defasagem precisaríamos realizar contratações que não são possíveis, em respeito ao período de vedação da lei eleitoral. Além disso, as instituições de ensino infantil também foram as mais afetadas pela pandemia, do ponto de vista financeiro com ameaça de falência”, disse Rodolfo Gaudêncio.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe Arbo, empreendimento inspirado na natureza e na qualidade de vida da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Reconhecida como uma das capitais mais verdes e acolhedoras do Brasil, João Pessoa encanta moradores e turistas com seu estilo peculiar de cidade: que proporciona qualidade de vida em um ambiente urbano. Essa característica é a principal inspiração do Arbo, 16º empreendimento da MGA Construções, entregue na noite desta quinta-feira (31), no bairro do Jardim Oceania.

A entrega aconteceu em um evento exclusivo para convidados, que participaram de uma experiência afetiva na qual os participantes puderam escolher entre diversos tipos de plantas para personalizar seus próprios vasos. Foram oferecidos jarros exclusivos para cada cliente plantar, criando uma lembrança única e especial.

“A conexão com a natureza nos inspira a criar e trazer novos conceitos de viver bem. Foi assim que cada detalhe do Arbo foi planejado. Chegar ao momento de entrega desse empreendimento representa a consolidação da maturidade e expertise da nossa empresa, que chega aos seus 17 anos e entrega a sua 16º obra”, ressaltou a diretora comercial da MGA Construções, Christina Santiago.

Estrutura – O empreendimento, situado em frente ao Parque Parahyba II e na praia do Bessa, oferece apartamentos de 60,98m² a 130,20m², com três quartos – um ou dois deles suítes – e varanda gourmet. Conta ainda com delivery e storage box, academia, coworking e muito outras comodidades, a poucos passos da praia e com acesso facilitado a serviços essenciais, como colégios, mercados, farmácias e shopping.

A concepção do Arbo foi realizada por Ricardo Nogueira, com o paisagismo de Patrícia Lago e ambientação assinada por Leila Azzouz. Esse trabalho conjunto resultou em um projeto cuidadosamente elaborado para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos futuros moradores.

“No Arbo, o verde vai além da decoração, ele realmente permeia o empreendimento e faz parte de cada espaço, graças a um projeto paisagístico encantador que valoriza o patrimônio dos moradores”, comentou a arquiteta Leila Azzouz.

Sobre a MGA – A MGA é uma construtora paraibana, com sede em João Pessoa, que há 17 anos se destaca no mercado da construção civil, entregando projetos que aliam conforto e segurança para quem busca qualidade de vida. A empresa mantém um compromisso sólido com seus clientes e investe continuamente em inovação. Mais do que construir, a MGA se dedica a realizar sonhos, integrando pessoas ao meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Continue Lendo

Negócios

Os Melhores do Mundo retornam a João Pessoa com o espetáculo ‘Notícias Populares’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de humor mais querido do Brasil, “Os Melhores do Mundo” traz para o palco do Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, o espetáculo “Notícias Populares” no dia 30 de novembro, prometendo muita diversão e risadas garantidas. Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital.

“Notícias Populares” é uma sátira afiada sobre a busca desenfreada pela audiência na mídia. O espetáculo se desenrola com uma âncora de telejornal anunciando uma série de notícias, enquanto cinco talentosos atores dão vida a histórias dramáticas, figuras marcantes e temas que vão do entretenimento à política. Com um elenco que combina humor e crítica social, o grupo promete uma noite repleta de gargalhadas e reflexões.

Serviço

Data: 30 de novembro, às 20h
Local: Teatro Pedra do Reino
Ingressos: de R$ 40.00 a R$ 140.00
Abertura das Portas: 19:00
Início do Evento: 20:00

Continue Lendo

Negócios

Lulu Santos volta à Paraíba com a turnê “Barítono”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, no dia 29 de novembro, com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo