Nos acompanhe

Paraíba

Delegado indiciará secretário de Administração de Pedras de Fogo por agressões a jovem em evento

Publicado

em

O delegado de Pedras de Fogo, Paulo Martins, revelou, em entrevista ao Portal De Olho nas Cidades, que, após denúncia do Ministério Público Estadual (MPPB), indiciará secretário de Administração da cidade, Arthur Guedes de Vasconcelos Sousa, conhecido como Arthur do Canto, que é acusado de agredir o jovem Anderson Antônio da Silva durante um evento político da cidade.

O jovem Yury, como é conhecida da vítima, foi agredido, na noite da última quarta-feira (16), por Arthur Do Canto, quando o auxiliar do prefeito Dedé Romão participava de uma caminhada política do candidato Lucas Romão e não teria gostado da vítima escutar na calçada de sua casa paródias do candidato adversário, que diziam: “O Povo Quer o liso”.

Além das agressões físicas e verbais, o grupo liderado pelo secretário Arthur do Canto também quebrou a caixa de som de Yuri, que era usada pela vítima como instrumento de trabalho. “Já ouvi a vítima, que relatou ter sido agredida covardemente. Já encaminhei a caixa de som para perícia, por dano considerável, uma vez que a vítima mantinha o objeto para sobreviver, trabalhando com DJ. Em seguida vamos procedera qualificação do agressor. Ele será indiciado por agressão, ameaça e danos consideráveis, uma vez que ele quebrou o instrumento do rapaz, que era de trabalho”, declarou.

“Espero que as pessoas não partam para a agressão por conta da política. A política passa e a gente fica. Aconselho que sejamos coerentes e respeitemos um ao outro. Se você não gosta de um candidato, tudo bem, mas tem que ter respeito. Isso não pode acontecer na democracia, o fato de alguém apoiar uma parte contraria não pode ser agredido fisicamente. Isso é um absurdo. Se esses casos chegarem na minha delegacia, será indiciado. Não vou poupar, não vou passar a mão na cabeça de ninguém. Como disse, não sou político, estou aqui para apurar. Portanto, quem tiver pretensão de agredir alguém, bagunçar, será indiciado, independente de quem seja”, acrescentou.

Vídeo

Além de fazer exame de corpo delito e registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia da cidade, a vítima também divulgou vídeo nas redes sociais cobrando Justiça e punição dos agressores que fazem parte de um grupo que vem usando repetidamente da violência para intimidar adversários políticos da cidade. “Espero Justiça, isso não pode ficar assim. Se aconteceu comigo, pode acontecer com várias pessoas”, disse.

Após Yuri registrar o BO na delegacia, o tio do agressor, identificado como Luis Carlos, encaminhou áudio para o pai do jovem agredido, o ameaçando. “Aqui quem ta falando é Luiz Carlos, se tu for para o meio da rua com esse som, da uma de palhaço, quem quebra o som sou eu. Quem quebra o som é Luiz Carlos, viu”, ameaçou.

Execução de empresário

Esse não é o primeiro episódio de violência registrado em Pedras de Fogo nos últimos dias. No início do mês passado, o empresário Abson Alves de Matos Paiva, 35 anos, conhecido no município de Pedras de Fogo pelas críticas à gestão do prefeito Dedé Romão foi executado com vários tiros na cabeça dentro do seu próprio estabelecimento comercial.

Abson fazia inúmeras denúncias participando em diversos programas de rádio e de TV, relatando sobre supostas irregularidades da gestão do prefeito Dedé Romão. Ele também era bastante conhecido por ter criado o slogan “Bomba, Bomba” e divulgar áudios em grupos WhatsApp com acusações contra Dedé Romão e seu grupo, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Ninho da Mangueira.

Crime político

Após o crime, o delegado de Pedras de Fogo, Paulo Martins, declarou, em entrevista a TV PBPE, que o assassinato do empresário Abson Matos, foi praticado por motivações política. “A meu ver esse crime foi no meio político. Não estou formando opinião. Apenas eu acho que foi um crime político”, declarou.

Paulo Martins também confirmou que Abson Matos fez denúncias contra o poder público local, devido ao suposto uso de máquinas da prefeitura de Pedras de Fogo para o beneficiamento de terrenos privados.

Mototaxista ameaçado

O mototaxista Eronildo Sebastião da Silva, conhecido como Nildo Moto Táxi, que revelou um esquema de compras de votos pelo grupo político do prefeito de Pedras de Fogo, Dedé Romão, e seu sobrinho Lucas Romão, candidato a prefeito, registrou um boletim de ocorrência (BO), no mês passado, por ameaças de morte.

Após registrar o BO e entregar ao Ministério Público a cópia do CD, no qual consta toda negociata com Lucas Romão e o vereador Ninho da Mangueira para da doação de três motos em troca de seu apoio nas eleições deste ano, Nildo gravou um vídeo afirmando que se algo acontecer com ele e sua família a culpa é da família Romão. “A partir de hoje, o que acontecer comigo e com minha família, a culpa é dos Romão”, disse.

No boletim de ocorrência, Nildo diz estar amedrontado após a morte do empresário Abson Matos. No BO, Nildo Moto Táxi relata também que, após a negociata, recebeu R$ 3.500,00 do grupo da situação e comprou uma motocicleta, mas se arrependeu de ter recebido a quantia e já deixou o veículo à disposição da Justiça Eleitoral para que sejam tomadas as providências legais referentes ao caso.

Confira abaixo o vídeo com a fala do delegado Paulo Martins, da cidade de Pedras de Fogo:

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo