Nos acompanhe

Paraíba

Antônio Barbosa pode ser o novo vice de Ricardo na corrida ao comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Antônio Barbosa, é o novo cotado para ser vice de Ricardo Coutinho (PSB) na corrida ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (CMJP).

De acordo com informações que circulam nos bastidores, a corrida para encontrar um nome que substitua o de Paula Frassinete, que alegou problemas de saúde e desistiu da disputa, tem sido árdua, uma vez que o novo postulante a vice será companheiro do político que é apontado como mentor de um dos maiores desvios de dinheiro público no Estado e é alvo de um processo apontado por especialistas como sendo de um dos mais expressivos casos de corrupção da Paraíba.

Na contramão da decisão de manutenção da candidatura de Coutinho, os dirigentes do PT municipal seguem contrariando a orientação da executiva nacional e se movimentando para reverter a situação e sustentar o nome de Anísio Maia como candidato do partido na Capital paraibana.

Barbosa, por sua vez, divulgou Notas Oficiais neste domingo (20), endereçadas aos integrantes do PT enaltecendo a figura de Ricardo Coutinho e avaliando como negativas as críticas dirigidas a decisão da executiva nacional. “Falas que somente descontroem, acusam e perturbam não são bem-vindas em um Partido plural, democrático, que zela pelas suas instâncias decisórias e seus membros”, enfatizou.

Numa segunda Nota, Antônio Barbosa se apresenta para o projeto ao lado de Coutinho: “Nesse sentido interpreto a decisão nacional do PT em favor da nossa aliança com o PSB de Ricardo Coutinho e me apresento para este projeto político de, em breve, estarmos à frente da prefeitura de João Pessoa“.

Confira a íntegra das Notas logo abaixo:

Companheiros/as do PT de João Pessoa,

Visualizando esta noite os debates nos nossos grupos internos e nas redes sociais, fui tomado de susto e indignação.

Como filiado, fundador do PT/PB e ex-presidente do PT da Capital, afirmo minha total desaprovação em relação a falas desnecessárias e absurdas sobre o processo de construção das nossas estratégias partidárias e a consequente implicação de dirigentes PTistas no mesmo e, também, sobre a pessoa do nosso companheiro Ricardo Coutinho. Falas que somente descontroem, acusam e perturbam não são bem-vindas em um Partido plural, democrático, que zela pelas suas instâncias decisórias e seus membros.

No primeiro caso, me deparei com o deslocado argumento de que o PT de João Pessoa está sob intervenção golpista, quando vivemos tão-somente a legalidade, a legitimidade e a normalidade de construção de uma estratégia política nacional em nível local por parte do Diretório Nacional e das lideranças locais do Partido.
Esse argumento busca ainda mistificar animosidades de qualquer parte ao companheiro Anísio Maia, liderança de longa data do PT.
Fiquemos com a Verdade: Não há golpe! O Diretório Nacional é o órgão deliberativo legítimo e legal para produzir situações como a demanda de aliança do PT com o PSB.

Um filiado ao PT que declara anular sua potência política em razão da complexidade atual das estratégias políticas, ele deve urgentemente voltar-se, pelo menos, ao estudo da nossa história de construção das candidaturas de Lula, de Dilma e de Haddad nos últimos 30 anos.

No segundo caso, e este me parece mais grave que o anterior, me deparei com uma fala injusta e desqualificada em relação à figura do companheiro Ricardo Coutinho, caricaturado como “fascista”.

Companheiros, os fascistas alienam o povo com discursos de ódio, de autoritarismo, de racismo, de homo- e transfobia, de militarismo reacionário, de fanatismo religioso, de preconceitos contras as minorias, pluralidades e diversidades, de romantização da guerra e do líder autocrata, de negação de Direitos Humanos, Trabalhistas, Sociais, de definição do adversário político como inimigo a ser metralhado.

O fascismo é a celebração da ordem política hierárquica e violenta, que nega a diferença e a liberdade em nome de mitos eugenistas e xenófobos como Nação e Raça. Onde cabe, então, interpretar a trajetória política do companheiro Ricardo Coutinho como político de extração fascista?

O Diretório Nacional do PT, que em uma fala aparece como golpista interventor, legitima fascistas?

Não podemos incorrer nesses absurdos, companheiros/as!

Peço, assim, às três instâncias partidárias, que sejam enérgicas na defesa deste bem-comum no PT que é o uso civilizado, responsável e construtivo do DEBATE.

Antônio Barbosa Filho

Confira a outra Nota:

Companheiras e Companheiros do PT de João Pessoa,

Vamos aos fatos!

O primeiro deles é que somos um partido nacional: nos projetos institucionais, nos programas de governo, nas estratégias eleitorais, nas identidades políticas construídas.

Pensamos, sentimos e agimos como um PT organizado nacionalmente desde bases locais e regionais comprometidas com um amplo e duradouro projeto de transformação da sociedade brasileira.

Quiçá um caso único na política brasileira!

O segundo fato – de caráter mais imediato – é que estamos em ritmo acelerado de construção de uma candidatura para disputar a prefeitura de João Pessoa.
Disputamos para vencer!

Disputamos como o PT de Lula, de Dilma, de Haddad, de Gleisi, de Fátima, de Camilo, de Wellington Dias, de Rui Costa e de tantos outros companheiros que se alinham politicamente com nossos companheiros mais próximos do dia-a-dia: Anísio Maia, Frei Anastácio, Luiz Couto, Giucélia Figueiredo, Jackson Macêdo, Sandra Marrocos e Marcos Henriques.

Diante desses dois fatos, – de que somos um PARTIDO NACIONAL em CAMPANHA pela PREFEITURA DE JOÃO PESSOA, – devemos integrar o terceiro fato de que a nossa estratégia nacional de disputa eleitoral, tal como decidido pelo Diretório Nacional, passa pela aliança do PT com o PSB.

Temos, assim, o nome do companheiro de lutas Ricardo Coutinho, – já experiente fundador do PT na Paraíba, vereador, deputado estadual, prefeito e governador na nossa Paraíba e liderança nacional destacada na defesa dos governos do PT, – à frente desse projeto certamente vencedor de conquistar a Prefeitura de João Pessoa.

Vamos aos fatos, companheiras e companheiros do PT de João Pessoa!

É momento de somarmos FORÇAS contra as investidas de retrocesso autoritário da Direita bolsonarista que se organizam na nossa cidade.

É momento de estarmos unidos como PT nacionalmente organizado com os nossos companheiras e companheiros do PSB, do PCdoB e demais agremiações políticas ideologicamente próximas.

Nossas lideranças, – Anísio Maia, Frei Anastácio, Luiz Couto, Giucélia Figueiredo, Jackson Macêdo, Sandra Marrocos e Marcos Henriques, – tem aí um enorme papel a cumprir!

Nesse sentido interpreto a decisão nacional do PT em favor da nossa aliança com o PSB de Ricardo Coutinho e me apresento para este projeto político de, em breve, estarmos à frente da prefeitura de João Pessoa.

João Pessoa, 20 de Setembro de 2020.
Antonio Barbosa Filho

Continue Lendo

Paraíba

Prova mundial de ciclismo será realizada em João Pessoa no dia 10 de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deve contar com mais de 200 ciclistas de todo país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).

“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparam esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizadora das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.

Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar do Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam as disputas de velocidade.

Depois desse trajeto, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem rumo ao Mangabeira Shopping, onde vão percorrer toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior prova, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.

Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.

Planejamento – Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e prestígio”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.

Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 competidores, de nove estados brasileiros, já confirmaram presença. As inscrições seguem abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.

A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.

Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo