Operador dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Banco do Nordeste realiza, às 10h desta sexta-feira (4), evento virtual destinado à discussão sobre as aplicações dos recursos do Fundo para 2021. Para tanto, serão feitas análises econômicas da Paraíba para estabelecer prioridades aos investimentos no próximo ano. A transmissão ocorrerá por meio da Plataforma Teams para um grupo de mais de 40 instituições e representantes vinculados aos setores de agricultura, pecuária, indústria, agroindústria, turismo, comércio e serviços e infraestrutura, além de instituições pertencentes à área de educação.
O superintendente João Nilton Castro Martins conduzirá os trabalhos a partir do auditório da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, no empresarial Epitácio Pessoa. O professor doutor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paulo Cavalcanti Filho, apresentará as “Perspectivas para o Futuro do Desenvolvimento da Paraíba”, a partir de uma análise socioeconômica e dos principais desafios para o Estado.
Também convidado, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Gilmar Martins, apresentará o painel “Paraíba: Projetos e Oportunidades”. O gerente executivo da Super-PB, Izidro Barreiro, abordará as “Diretrizes legais da Programação FNE 2021, histórico de aplicaç&ot ilde;es do FNE no Estado e proposta para 2021”. A partir da contextualização realizada, os participantes poderão intervir para apresentar suas proposições de demandas setoriais a compor a elaboração da programação do FNE em 2021.
Participam da reunião entidades ligadas ao setor de turismo, a exemplo de associações de restaurantes, agências de viagens e hotéis. Também estarão reunidos representantes de classes, centros de ensino e parceiros, como Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e Governo Estadual.
Investimentos
Somente no primeiro semestre de 2020, o Banco do Nordeste aplicou mais de R$ 1 bilhão em recursos do FNE na economia paraibana, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Na análise do superintendente João Nilton Castro, a pandemia do Covid-19 mudou a prioridade das empresas, que passaram a acessar o recurso para cobrir necessidades emergenciais.
“Estamos em um ano completamente atípico e que trouxe o desafio de convivência com o coronavírus e a adaptação a esse novo contexto. O que é necessário para o momento é absorver as indicações dos nossos diversos parceiros e contribuir de forma que as tecnologias e os recursos cheguem aos agentes produtivos. E assim o Banco do Nordeste mantém o compromisso com a Paraíba”, destacou o superintendente estadual do BNB, João Nilton Castro.