Nos acompanhe

Paraíba

Covid-19: PMJP orienta que população continue medidas preventivas para afastar risco de reinfecção

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), alerta para o risco de reinfecção da Covid-19 e para que medidas de segurança continuem sendo mantidas por todos. A recomendação dos profissionais de saúde é que mesmo as pessoas que já contraíram o vírus mantenham o uso de máscaras faciais, distanciamento social e higienização das mãos.

De acordo com Daniel Batista, diretor da Vigilância Epidemiológica da SMS, não há relato de pessoas reinfectadas pelo vírus na Capital, na Paraíba ou documentada pela Vigilância Epidemiológica no Nordeste. Contudo, é sabido que, apesar de pequeno, há risco de reinfecção, quatro ou cinco meses depois para naqueles que já foram infectados pela primeira vez.

“Como nossos primeiros casos foram em março, até agora não identificamos nenhum caso desse tipo. Se esta condição de reinfecção se confirmar, o profissional que identificá-lo nas Unidades de Saúde informará à Vigilância Epidemiológica do Município”, destacou Daniel Batista.

O diretor acrescenta ainda que, por enquanto, a ciência não sabe muito sobre a capacidade de os humanos desenvolverem imunidade contra o novo coronavírus e quanto tempo demoraria essa proteção. Por isso, todos os cuidados com higienização, distanciamento social e uso de máscaras devem ser mantidos. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 29% na Região Metropolitana.

OMS – A Organização Mundial de Saúde afirma que não há evidência que pacientes recuperados de infecções causadas pelo novo coronavírus são imunes à reinfecção. A instituição publicou orientações das medidas para a próxima fase da resposta ao COVID-19. Segundo o alerta, atualmente, não há evidências de que as pessoas que se recuperaram do COVID-19 e tenham anticorpos estejam protegidas contra uma segunda infecção.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

PF investiga crimes de fraude a procedimentos licitatórios e contratos públicos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a Operação Family First, que tem como objetivo combater crimes de fraudes em procedimentos licitatórios e contratos públicos praticados por empresa de assessoria em licitação sediada no município Monteiro/PB.

Segundo as investigações, a empresa prestava serviços de assessoria para organização de certames públicos realizados por prefeituras municipais, tendo sido constatado que várias destas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos controlada pela própria empresa assessora, registradas em nome de familiares dos investigados, suspeitos de serem “laranjas”.

Durante as investigações, foi possível identificar a participação de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação de alguns dos municípios que realizaram certames com a empresa de assessoria, com suspeitas de favorecimento para que a distribuidora de alimentos em nome de terceiros vencesse as licitações e assinasse contratos públicos de fornecimento de cestas básicas.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, que foram cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados no município de Monteiro.

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem chegar a 19 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações, a depender do resultado da análise do material apreendido.

Continue Lendo