Nos acompanhe

Paraíba

Jornalista Marcus Alves confirma candidatura à uma vaga na Academia Paraibana de Letras

Publicado

em

O professor, jornalista e ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, Marcus Alves, confirmou nesta semana a sua candidatura a uma vaga na Academia Paraibana de Letras (APL).

Marcus Alves pleiteia a cadeira 32 da APL que foi ocupada pelo jornalista, professor, escritor e crítico de cinema Willis Leal.

Alves participou de uma entrevista falando sobre a sua candidatura e a sua carreira.

Confira a íntegra da entrevista logo abaixo:

Pergunta: A mídia tem publicado que você é candidato a uma vaga na Academia Paraibana de Letras? O senhor confirma a candidatura.
Marcus Alves: Olha, estou sim me candidatando a uma vaga na APL para ocupar a cadeira 32, ocupada pelo Willis Leal que nos deixou este ano.

Pergunta: O que o motivou para isso? Por que ser candidato a APL?
Marcus Alves: Minhas motivações são puramente literárias mesmo. Uma outra vez até já discuti isso com alguns amigos e mesmo com escritores da Academia e na época eu dizia que uma candidatura a APL não deve ser por questões de vaidade. A nossa APL é um espaço simbólico importante que deve ser visto como um ambiente de criação, debate e produção intelectual. O meu desejo é que a partir desse lugar, eu possa me envolver mais com essa dinâmica e colocar parte da minha história e criação literária nesse projeto.

Pergunta: E você já escreveu quantos e quais livros?
Marcus Alves: Tenho vários livros escritos e alguns deles publicados. Escrevo desde os 15 ou 16 anos, quando ainda era aluno da Escola Técnica Federal da Paraíba (hoje IFPB). Iniciei publicando primeiro um livro que teve origem no meu mestrado, na Universidade de Brasília. Foi em 1995, quando a editora Diadorim publicou meu primeiro livro, “O cultura Rock e Arte de Massa”. Depois saiu o “Cultura no Mercosul: uma política do discurso”, que saiu pela Fundação Astrogildo Pereira (FAP/Plano). Só comecei a publicar os poemas aqui em João Pessoa. Aí saiu “O Eterno e o Provisório”, seguido de “Arqueologia – poemas” e o mais recente foi o “K encontro Paludes” – minha primeira novela, digamos assim.

Pergunta: Mais recentemente foi divulgado que o sr. tem um livro sobre a pandemia Covid-19… sobre o vírus?
Marcus Alves: Não é propriamente sobre a pandemia. É um conjunto de poemas nos quais tematizo essa experiência de isolamento pela qual passamos. Um momento delicado, de muita ansiedade, melancolia pra todo mundo. O livro se chama “O vírus e o anjo de Van Gogh”.

Pergunta: Mas “anjo de Van Gogh” vem de onde essa ideia?
Marcus Alves: São poemas que tocam essa nossa fase de vida, então criei essa figura do anjo que sofre o impacto do vírus, a solidão e tenta enfrentar a vida numa cidade pós-pandemia. Então Van Gogh aparece como um elemento de investidura de criação. Mesmo enfrentando a solidão e a melancolia, a depressão, ele foi um artista inventivo. Van Gogh criou e se superou. Meu anjo deseja superar esse instante de depressão e o poema conta essa luta.

Pergunta: Como vai ser essa sua caminhada rumo a Academia?
Marcus Alves: Encaro tudo isso com naturalidade, com equilíbrio. Eu já tenho uma história muito agradável com a APL; é um ambiente gostoso de se estar, de visitar, de viver. Lá tem uma comunidade de escritores e escritoras que contribuem, cada um a seu modo, para a dinâmica da nossa literatura, na formação de leitores e até em uma vertente de turismo cultural – quando a APL se torna uma referência de visitas de estudantes e de turistas que vem à cidade de João Pessoa. Meu esforço lá será de preservar isso e estimular para avançar.

Continue Lendo

Paraíba

Pouco mais de um mês após garantir mandato na Justiça vereador ratifica despedida de vida política

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Renato Martins (Avante) usou a Tribuna da Câmara Municipal João Pessoa (CMJP) para ratificar sua despedida da vida política. O parlamentar prestou contas de sua atuação política, na sessão ordinária da terça-feira (26/11).

Renato Martins, que havia deixado o Avante, decidiu oficializar retorno ao partido na segunda-feira (27/05), mesma data de falecimento do titular, Professor Gabriel, para tentar assumir a vaga deixada pelo falecido na CMJP chegando, para tanto, em junho de 2024, a entrar com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e travar uma batalha judicial com a então vereadora Raíssa Lacerda, para ter o direito de ocupar a cadeira na Casa Legislativa como vereador no lugar de Gabriel.

Após a briga na Justiça, Martins conseguiu direito de posse no dia 21 de novembro de 2024 e, no dia seguinte, 22/11, assumiu a vaga deixada pelo Professor Gabriel. Agora, pouco mais de um mês de tomar posse do cargo, decidiu, durante discurso na Tribuna, ratificar sua saída da vida política.

Leia também: Renato Martins assume mandato na Câmara Municipal de João Pessoa; “fortalecer a democracia”

Leia também: Unanimidade: TRE-PB decide pela perda de cargo de Raíssa Lacerda e pela posse de Renato Martins

Leia também: Ex-vereador Renato Martins volta para o Avante e quer vaga deixada pelo Professor Gabriel

Leia também: Renato Martins entra com mandado de segurança na Justiça para assumir vaga na CMJP

Leia também: Corpo do vereador Professor Gabriel é recebido na Câmara para celebração fúnebre

O vereador, além de prestar contas, em seu discurso na Tribuna, falou em Deus, orgulho e lembrou que se fez presente ao movimento estudantil.

Deus me deu a oportunidade de seguir como político, depois de uma longa jornada no movimento estudantil, chegando até João Pessoa, onde pude, com muito orgulho, apresentar diversas matérias importantes para esta cidade. Antes mesmo de ter algum mandato nesta Casa, criei, junto com Coronel Sobreira, antes dele ser vereador, um projeto que gerou mais de dois mil agentes multiplicadores da paz. Através desse projeto, servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) receberam treinamento sobre análise e prevenção de conflitos nas comunidades de nossa cidade”, revelou.

Renato Martins fez uma ampla explanação sobre projetos apresentados em seus mandatos, tais como a sistematização da coleta seletiva; a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados durante a pandemia; e o monitoramento por vídeo de toda a cidade, com a utilização das câmeras de segurança de prédios e condomínios. Segundo ele, os seus mandatos sempre estiveram a serviço dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), de enfermeiros e enfermeiras, e dos professores.

“Cumpri minha vida política com distinção e orgulho, sem mancha na minha fica limpa, com a cabeça erguida, enfrentando todo tipo de situações. Nos dedicamos a todas as lutas que nos chegaram. Fui assessor do mandato do senador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão. Meus mandatos contribuíram com o maior número de leis voltadas para a causa animal. Fiz mais de trinta leis em defesa do bem-estar animal”, alegou.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento em tom de despedida. “Saio de cabeça erguida, com a certeza de que, na dor e no amor, fiz meu melhor para a cidade de João Pessoa. Alguma coisa eu fiz para ajudar o empreendedorismo, o meio ambiente e para o fim da precarização do serviço público, com o fim do improviso. Não devemos improvisar na política para garantirmos o sucesso da democracia”, asseverou.

Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT), Coronel Sobreira (Novo), Junio Leandro (PDT), Milanez Neto (MDB) e Bosquinho (PV) exaltaram o debate qualificado e a disponibilidade de Renato Martins em lutar pelas causas da população pessoense.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá desatar seus nós na Polícia Federal”, diz Doutora Paula para Chico Mendes ao defender Aguinaldo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual paraibana Doutora Paula (PP), foi à Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraiba (ALPB), nesta quarta-feira (27/11), para apresentar uma ‘Nota de Repúdio’ em desfavor do também deputado estadual Chico Mendes (PSB).

De acordo com a parlamentar, o deputado teria utilizado as redes sociais para atingir ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) “pedindo” para que ele fosse “desatar um nó” que teria dado em Cajazeiras.

De pronto, em defesa de Aguinaldo, Doutora Paula pediu para que, primeiro, Chico Mendes fosse “desatar seus nós na Polícia Federal” bem como os “nós das perseguições” que ele teria provocado no Município através de demissões de funcionários que já estavam com 30 anos de serviços prestados no Hospital Regional de Cajazeiras.

Por fim, Doutora Paula detalhou a bagagem política de Aguinaldo reforçando que o seu colega de partido, seria um “orgulho” para todo o Estado da Paraíba.

Os paraibanos, os sertanejos, os cajazeirenses se orgulham do homem e do político Aguinaldo Ribeiro, com um currículum ilibado e uma folha de serviços prestados aos Municípios da Paraíba“, frisou a deputada.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Com investimentos de R$ 8,5 milhões, Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa à Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para os próximos dias a entrega de 15 carros-pipa para municípios da Paraíba, em um esforço para minimizar os efeitos da seca que afeta o estado e garantir o acesso à água a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Os investimentos somam R$ 8,5 milhões.

“Estamos agindo com rapidez para assegurar o acesso à água em um momento de extrema necessidade. Essa antecipação é resultado de parcerias sólidas e do compromisso com todos os paraibanos”, ressalta Irlen Guimarães Filho, superintendente regional da Codevasf na Paraíba.

“A entrega dos carros-pipa reforça o papel estratégico da Codevasf no enfrentamento aos desafios impostos pela seca e no suporte aos municípios. E a bancada federal desempenhou um papel decisivo no processo para entrega dos veículos”, acrescenta o superintendente.

Os municípios beneficiados no momento serão Campina Grande, Coremas, São Vicente do Seridó, São Mamede, São José do Bonfim, Bonito de Santa Fé, Mulungu, Ouro Velho, Pombal, Parari, Caldas Brandão, Congo, Olho D’Água, Nova Palmeira e Queimadas.

Os 15 carros-pipa que serão entregues nos próximos dias somam-se a outros oito carros-pipa já entregues pela Codevasf em 2024. Os municípios beneficiados em meses anteriores são Montadas, Uiraúna, Assunção, Joca Claudino, Santa Helena, Pocinhos, Zabelê e Riachão; os investimentos somaram R$ 4,5 milhões.

Continue Lendo