A liderança da Maioria na Câmara Federal exercida pelo deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) está por um fio.
De acordo com informações publicadas pela imprensa nacional nesta quarta-feira (5), a razão seria uma manobra encabeçada pelo grupo do deputado Arthur Lira (PP-AL), que é adversário do atual presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) na corrida rumo à presidência da Câmara em 2021.
Arthur Lira contou com apoio de dez partidos do Centrão que apresentaram um pedido formal ao presidente Maia para que o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) assumisse a liderança no lugar de Ribeiro.
Previsão
De acordo com analistas políticos, esta é só a primeira tentativa de manobra mais explícita que ameaça à liderança do paraibano na Câmara Federal. Por causa da corrida ao comando da Casa em 2021 e acordos que já vislumbram a disputa presidencial em 2022, outras tentativas de manobras já são aguardadas.
Expulsão
Diante da disputa e da adesão à tentativa de manobra contra Aguinaldo Ribeiro, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, distribuiu uma Nota Oficial do partido confirmando que irá pedir expulsão de Sabino da legenda.
Confira logo abaixo a íntegra da Nota Oficial emitida pela presidência nacional do PSDB:
“Considerando os fatos noticiados ontem, pela imprensa nacional, de possível nomeação para liderança da maioria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA);
Considerando a formalização, na data de hoje, do referido deputado para o cargo;
Considerando a posição política do PSDB em relação ao governo federal;
Considerando a postura do parlamentar, sem discussão e em dissonância com o partido, com as lideranças nacionais e de bancada, a respeito das repercussões e consequências de se deixar indicar para tal função dentro da Câmara Federal;
Comunicamos que, ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB.
Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB”.