As equipes da Brigada Sanitária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) visitaram 1.035 residências e abordaram 1.309 pessoas, nesta segunda-feira (27), no Bairro das Indústrias e no Valentina Figueiredo. A ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua durante esta semana nesses bairros, seguindo depois para outras áreas da cidade que apresentam números elevados de casos de covid-19 e baixos índices de isolamento social.
A ação acontece de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Do total de pessoas abordadas hoje, 57 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais, mas apenas quatro delas precisaram ser encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF) de referência. Além dos casos de síndromes gripais, as equipes também identificaram 108 pessoas com comorbidades.
“As equipes estão realizando um trabalho educativo e de orientação, fundamental neste momento de flexibilização pelo qual estamos passando. Por isso, temos profissionais preparados para identificar os sintomas de covid-19 e fazer o encaminhamento para consulta médica, sem esquecer as comorbidades e a identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.
A Brigada Sanitária conta com a participação de aproximadamente 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica, divididos em equipes para visitar as casas. Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.
Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a USF de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.
Balanço – Durante as duas primeiras semanas da Brigada Sanitária foram abordadas 7.242 pessoas em 3.742 residências. Do total, 430 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais e, dessas, 79 foram encaminhadas para consulta e testagem em uma USF. As equipes identificaram, ainda, 615 pessoas com comorbidades. Além de Bairro das Indústrias e Valentina Figueiredo, a ação também passou por Mangabeira e Paratibe.