O primeiro semestre de 2020 foi marcado por grandes transformações e mudanças no mundo todo. Com o surgimento do novo coronavírus e da pandemia causada pela Covid-19, o cenário econômico e o mundo financeiro foram muito abalados, por causa do isolamento social e quarentena necessários para conter a disseminação do vírus.
Assim, as pessoas que optaram por investir o dinheiro em certos ativos certamente ficaram desesperadas, sem saber como reagir diante da crise econômica mundial. Felizmente, o mercado financeiro já é imprevisível por si só. Quem tem o mínimo de conhecimento sobre o mesmo sabe que a economia é muito sensível e se modifica por questões externas a ela.
No primeiro semestre de 2020 muita gente apostou alto no ivvb11 como alternativa para diversificar o patrimônio, seguindo um estilo parecido com S&P 500. Apesar de ter sido uma grande aposta para a primeira metade do ano, o choque causado pelo Covid-19 foi totalmente inesperado e pode ter levado a economia para outra direção.
Por conta desse cenário de crise e instabilidade, para determinar quais foram os investimentos mais rentáveis até agora em 2020, é preciso observar alguns aspectos que vão além da rentabilidade. Confira nesse artigo quais são eles e invista com mais confiança nas suas próximas aplicações.
Melhores fundos de investimento de 2020
De uns anos para cá, os fundos de investimento têm se tornando uma opção viável para o grande público, chamando atenção de muita gente. A prova disso é que, em 2019, o número de ofertas em fundos de investimento bateu o recorde, somando quase meio milhão de investidores para o mercado somente no ano passado.
Com tamanho entusiasmo demonstrado principalmente nos últimos dois anos, a tendência vem se repetindo agora em 2020.
Nem mesmo a queda de 3,8% registrada em janeiro pelo Ifix foi capaz de diminuir o entusiasmo dos investidores. Mesmo com o aumento expressivo dos últimos meses, é interessante que novos investidores tenham cautela na hora de apostar em fundos de investimento.
Segundo dados divulgados pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) somente em janeiro de 2020 82,4 mil pessoas entraram no mercado financeiro do país, aumentando o total de investidores do país para 715 mil.
Para aqueles que estão começando agora, é altamente recomendável observar, além da rentabilidade, o nível de risco oferecido por cada aplicação. Assim, será possível escolher o que mais se adequa ao seu perfil de investidor e diminuir os riscos de perder dinheiro.
Melhores fundos de investimento em 2020
Antes de mais nada é imprescindível lembrar que cada investidor deve seguir à risca o seu perfil.
Dessa forma, investidores conservadores ou que estão começando agora devem ir atrás de renda fixa, enquanto que, por outro lado, investidores moderados podem passear entre renda fixa e variável. Em terceiro lugar, investidores agressivos devem apostar em fundos de ações, cambiais e FIIs.
Confira a seguir os fundos de investimento que renderam melhor no primeiro semestre de 2020:
-
Fundo de Investimento
|
Rentabilidade (%)
|
Orama Ouro FIM
|
16,66
|
BTG Pactual Dólar FI Cambial
|
12,43
|
Trend Dólar FI Cambial
|
12,36
|
Votorantim FIC de FI Cambial
|
12,34
|
Votorantim FI Vintage RF CP
|
10,48
|
Sharp Long Biased Advisory FIC FIA
|
9,50
|
Apesar de existirem fundos de investimento que apresentaram melhor rendimento em comparação com outros, é importante destacar que não se trata de uma fórmula mágica. Cada investidor deve seguir o seu perfil na hora de montar a sua carteira de aplicações para evitar dores de cabeça mais para frente.
Melhor fundo de investimento para cada perfil
Conforme já dissemos, cada investidor apresenta diferentes características que determinam o seu perfil: conservador, moderado ou arrojado. Assim, a escolha do melhor fundo de investimento está intimamente relacionada com os objetivos e nível de conhecimento de cada um, entre outros fatores.
Conservador
Investidores que se encaixam nesse perfil são os menos dispostos a correr riscos. Normalmente são pessoas novas no mercado financeiro, sem muito conhecimento sobre o funcionamento das aplicações. Conservadores colocam a segurança em primeiro lugar, acima inclusive da rentabilidade.
Para esse tipo de investidor, os fundos mais indicados são os de renda fixa, além dos fundos multimercado.
Moderado
O perfil de investidor moderado está posicionado entre conservadores e arrojados. Essa categoria está disposta a correr maiores riscos em nome da rentabilidade, mas ainda é bastante consciente do nível de segurança que quer manter nas suas aplicações. Em casos como esse, o melhor é equilibrar investimentos de renda variável e fixa.
Arrojado
Os investidores que apresentam esse perfil tem tolerância ao risco, possuem ótimo conhecimento sobre o mercado entendem a possibilidade de perdas a curto prazo e conseguem lidar com isso, visto que atuam mirando em uma rentabilidade mais atrativa.
As possibilidades de investimento são inúmeras, incluindo fundos de ações, fundos cambiais e fundos imobiliários.