Nos acompanhe

Paraíba

Absenteísmo: entenda como o home office pode resolver este problema

Publicado

em

A quarentena trouxe uma forma bastante eficaz para reduzir o absenteísmo nas empresas: o trabalho em home office. As faltas e atrasos frequentes de funcionários acabam gerando diversos prejuízos para a empresa. Diminuição nos lucros, perda de produtividade e conflitos internos são alguns dos problemas que acompanham o absenteísmo.

Adotar o home office pode ser uma maneira bastante eficaz para diminuir o absenteísmo elevado em muitas organizações. A expectativa é que a maior parte das empresas mantenha a rotina do home office no pós-pandemia e um dos motivos é exatamente conter o absenteísmo trazendo mais qualidade de vida e autonomia para os colaboradores.

O que é absenteísmo?

O absenteísmo está ligado a ausência, ou seja, praticar o absenteísmo é ter o hábito de acumular faltas, atrasos ou saídas antecipadas no trabalho. Em todas as empresas esse problema acontece, isso não há como evitar, o que se precisa controlar é o nível de absenteísmo.

Faltas ou atrasos ocasionais podem e vão acontecer pelos mais diversos motivos, o problema está no absenteísmo elevado, quando esta rotina se torna frequente na empresa. Um número grande de ausências no trabalho é fundamental para reduzir a produtividade e a qualidade do serviço.

As causas do absenteísmo são mais diversas como mostraremos a seguir, assim como as consequências que este hábito traz para uma empresa. Se uma empresa não controlar sua taxa de absenteísmo ela perde dinheiro e rendimento e também tende a aumentar seus índices de turnover, aumentando a rotatividade de pessoal.

Principais causas do absenteísmo

Questões do cotidiano são as principais causas do absenteísmo em empresas. Abaixo, listamos as principais causas desse hábito, confira:

Problemas de saúde

As faltas ou atrasos de colaboradores por motivos de saúde é bastante comum e compreensível. Seja por problemas de saúde consigo mesmos ou com familiares, essas coisas acontecem e acabam gerando faltas e atrasos no dia a dia das empresas.

Imprevistos de última hora

Outro fator que contribui para absenteísmo são os imprevistos de última hora. Isso é bastante comum com quem tem filhos ou cuida dos pais. Não é tão raro, pessoas faltarem ou atrasarem no trabalho por causa de um acidente com um parente ou porque a babá teve um problema e vai faltar e não tem ninguém para ficar com o filho.

Péssima mobilidade urbana

A péssima mobilidade urbana é um grande problema das principais cidades brasileiras. Ônibus que atrasa ou quebra, engarrafamentos quilométricos, filas e atrasos nos intervalos do metrô ou dos trens. Isso é bastante comum e é responsável principalmente pelos atrasos no trabalho.

Desmotivação no trabalho

Um colaborador desmotivado e que deseja mudar de empresa também é um fator que contribui para o aumento do absenteísmo. A desmotivação pode ter diversos motivos: a sobrecarga de trabalho, cultura organizacional falha, péssimas condições de trabalho, entre outros.

Como o home office ajuda a conter o absenteísmo

Como podemos ver os fatores que contribuem para o absenteísmo elevado são bastante comuns no nosso cotidiano. O trabalho em home office pode ajudar a conter esse avanço e manter o absenteísmo sob controle. Confira os principais benefícios do home office para reduzir o absenteísmo:

Diminui as dificuldades com a mobilidade urbana

Trabalhar, pelo menos, alguns dias da semana em casa é uma forma de reduzir o efeito de um dos principais fatores do absenteísmo: a péssima mobilidade urbana. Trabalhar de casa elimina a necessidade de pegar aquele trânsito ou se atrasar por conta dos intervalos irregulares do transporte público.

Melhora a qualidade de vida dos colaboradores

Trabalhar no conforto de casa também é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. As empresas podem, inclusive, ajudar os seus colaboradores a montarem um ambiente aconchegante para a realização do trabalho.

Assim, você pode ajudar profissionais a montarem uma estação de trabalho para desenvolverem suas funções de casa sem gastar muito. Dessa maneira, você consegue ajudar seus colaboradores a terem excelentes condições de trabalho no home office.

Diminui os imprevistos de última hora

Com uma melhor qualidade de vida, o trabalho em home office pode ajudar a diminuir os problemas de saúde e os imprevistos de última hora. Assim, todos os problemas que surgirem e puderem ser feitos em casa, não serão mais empecilhos para realizar o trabalho.
Um fator importante que o home office traz é a possibilidade de um horário flexível de trabalho, assim o colaborador pode mudar ou repor seus horários mudando de turno ou trabalhando mais nos dias seguintes.

Aumentar a satisfação dos colaboradores

O home office também pode ser essencial para aumentar a satisfação dos colaboradores com o seu trabalho. O trabalho em casa traz mais liberdade e autonomia para os profissionais, isso é essencial para aumentar a motivação.
Para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, as empresas também podem fazer pesquisas de satisfação após a implementação do home office. Provavelmente, ela terá resultados positivos em comparação com o trabalho no escritório. A empresa também pode aumentar o nível de satisfação através de treinamentos online, por exemplo.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo