Nos acompanhe

Paraíba

Decreto de Bolsonaro obriga governo a cumprir lei de proteção social da Polícia e Bombeiro Militar

Publicado

em

Decreto número 10.418 do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (7), “Regulamenta a verificação do cumprimento das normas gerais de inatividade e pensões do Sistema de Proteção Social dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, de que tratam os art. 24-A, art. 24-B e art. 24-C do Decreto-Lei nº 667, de 2 de julho de 1969, nos termos do disposto no parágrafo único do art. 24-D do referido Decreto-Lei”, diz o texto do Decreto. Com a publicação presidencial, o governador João Azevedo (Cidadania) fica legalmente obrigado cumprir o decreto.

A luta não é nova, na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), há tempos tem defendido o cumprimento da lei por parte do Governo do Estado. O parlamentar chegou apresentar requerimento ao Procurador Geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega, para que adote as medidas cabíveis para fiscalizar o cumprimento da lei.

“O cerco está fechado para o Estado. Não só na Paraíba, mas em todos os Estados da federação. Com esse decreto, a paridade e integralidade terá que ser cumprida.”, postou o parlamentar nas redes sociais.

Confira a publicação:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Amigos policiais e bombeiros paraibanos, esse decreto é uma fiscalização sobre o cumprimento da lei 13.954/2019. O cerco está fechado para o Estado. Não só na Paraíba, mas em todos os Estados da federação. Com esse decreto, a paridade e integralidade terá que ser cumprida. Isso resolverá a questão dos ativos e por consequência, dos inativos, que por obrigação da Lei 13.954/2019, devem ganhar a mesma remuneração dos ativos. Basta observar o que diz o inciso III do artigo 24-A. “III – a remuneração na inatividade é irredutível e deve ser revista automaticamente na mesma data da revisão da remuneração dos militares da ativa, para preservar o valor equivalente à remuneração do militar da ativa do correspondente posto ou graduação;” Como eu sempre venho dizendo, o Estado estava aplicando as novas alíquotas previdenciárias, mas não estava cumprindo o restante do dispositivo da lei. Agora o Governo Federal está cobrando a aplicação total da lei. Novamente podem contar comigo para pressionar o Governo da Paraíba de todas as formas. Vou reiterar todas as cobranças que já realizei e apresentar novas proposituras para o Governo da Paraíba, bem como solicitar ao Ministério Público e Tribunal de Contas auxílio para compelir o Estado a cumprir a integralidade da lei 13.954/2019. O mandato é nosso.

Uma publicação compartilhada por Deputado Cabo Gilberto Silva (@cabogilbertosilva) em

Confira os documentos

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo